Programação, temporada 2024

Mariofagia

Praça das Artes

21/05/2022 • 17h21/05/2022 • 19h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório, Espaço de Convivência e Vão ]

 

Inspirado tanto pelas obras quanto pelo espírito de Mário de Andrade, Mariofagia reunirá pela primeira vez na história o Quarteto de Cordas da Cidade e o Coral Paulistano, fundados pelo autor Modernista e os primeiros corpos artísticos estáveis do Theatro Municipal, com as Escolas Municipais de Dança (EDASP), Música (EMM) e o Ensemble FTM. Sendo um espetáculo multiartístico, com intervenções de música de concerto, de câmara, contemporânea, canto coral, dança e audiovisual.

O espetáculo Mariofagia é uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, e é o evento oficial do projeto 22+100, que engloba todas as celebrações do centenário realizadas pela Prefeitura de São Paulo. Centrado em recuperar as lições de experimentação estética e abertura para a diversidade cultural e racial do Brasil, o espetáculo será iniciado por meio de apresentação do Quarteto da Cidade executando o Quarteto n°03 de Villa-Lobos, tocado pela primeira vez durante a própria Semana de Arte Moderna em 1922.

Na sequência, o Coral Paulistano irá executar versões para canto coral de poemas de Mário de Andrade, fazendo a justa homenagem a aquele que deu os primeiros passos para estruturar o canto em língua brasileira. Em seguida, a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e o Coro Jovem, ambos da Escola Municipal de Música (EMM), apresentarão a obra inédita do compositor Alexandre Daloia, inspirada no poema “Quando eu Morrer”, também de Mário. Por fim, o Balé Jovem da Escola de Dança de São Paulo (EDASP) interpretará coreografia de Armando Aurich e Cristiana Souza (Coordenadora EDASP), que discute a diversidade e a importância do pensamento andradiano nos tempos atuais. Rompendo com a musicalidade predominante, o início do espetáculo, a trilha sonora deste balé combina a voz do próprio Mário com importantes intérpretes contemporâneos, refletindo sobre o que do Modernismo levaremos adiante para os próximos 100 anos.

Durante as várias etapas do espetáculo, o público ainda será guiado musicalmente em seu percurso pelo trio Ensemble Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP), que executará ritmos clássicos da cultura brasileira, em homenagem às pesquisas de música folclórica que Mário de Andrade realizou.

 

Mariofagia

Bruno Imparato, direção geral e concepção
Cristiana de Souza, direção dramatúrgica
Gisa Gabriel, direção de produção
Bruno Imparato e Maestro Emiliano Patarra, direção musical
Mauricio Garcia, produção executiva
Luiz Henrique Bonfim, design gráfico e assistente de produção
Nathan Viana, trilha sonora

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Programa

HEITOR VILLA-LOBOS
Quarteto de Cordas nº 3
1º Movimento e 3º Movimento

 

Coral Paulistano
Isabela Siscari, regência

Programa
GILBERTO MENDES
Inspiração

ANTONIO RIBEIRO
Momento

JULIANA RIPKE E MÁRIO DE ANDRADE
Impressão do Segundo (2021) (4’)

 

Entrada livre
Duração 1h30
Ingressos gratuitos e limitados – disponíveis aqui a partir de 19/05, às 12h.

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui), que incluem a apresentação do comprovante de vacinação.
Programa sujeito a alteração.