Programação, temporada 2023

Nova criação de Judith Sanchéz Ruíz e Horizonte+

Theatro Municipal

07/06/2024 • 20h08/06/2024 • 17h09/06/2024 • 17h11/06/2024 • 20h12/06/2024 • 20h13/06/2024 • 20h14/06/2024 • 20h15/06/2024 • 17h

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

O Balé da Cidade de São Paulo inicia sua temporada de apresentações no palco do Theatro Municipal com uma nova criação da artista cubana Judith Sanchéz Ruíz, cujo trabalho é norteado por questões como casualidade e complexidade humana, improvisação, comunidade e ativismo. Suas coreografias não se baseiam na mecanização ou na memória do movimento, mas sim nas ramificações e camadas de temas numa rádio, conceito utilizado nas suas duas últimas peças mais significativas, ENCAJE (2017) e My Breast on the Table (2019). 

Na mesma noite será apresentada a remontagem da coreografia dos artistas brasileiros Beatriz Sano e Eduardo Fukushima, que terão coreografado o Balé da Cidade de São Paulo em dezembro de 2023, como resultado de um edital para coreógrafos lançado pela primeira vez também em 2023. O edital visa fomentar novas colaborações com coreógrafos que não necessariamente tenham coreografado grandes companhias anteriormente e a proposta da dupla foi escolhida por uma banca formada por representantes dos bailarinos, o diretor artístico Alejandro Ahmed e a integrante do comitê curatorial do Theatro Municipal de São Paulo, Ana Teixeira.

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Alejandro Ahmed, direção artística

Nova coreografia de Judith Sanchéz Ruíz (estreia). 

Criação desenvolvida a partir da coreografia criada em dezembro de 2023.
Judith Sanchéz Ruíz é uma artista independente com extensa produção como coreógrafa, performer e improvisadora. Cubana radicada em Berlim, fundou a JSR Company em Nova York, em 2010, criando inúmeras obras coreográficas e site-specific envolvendo música ao vivo com compositores e artistas visuais inovadores.

Intervalo

Horizonte +
Beatriz Sano e Eduardo Fukushima, concepção e coreografia
Chico Leibholz, músico/musicista
Hideki Matsuka, direção cênica
Júlia Rocha, dramaturgia
Rita Comparato – IRRITA, figurino

Horizonte + é a remontagem da partitura coreográfica, a princípio, criada e dançada por Beatriz Sano e Eduardo Fukushima, com música ao vivo do baterista Chico Leibholz. A peça foi composta na relação entre as práticas corporais asiáticas, que os artistas vêm estudando, e o universo de criação da artista visual nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015). Ohtake é reconhecida por suas pinturas abstratas e geométricas, e também, pelas suas esculturas pendulares, de cores vibrantes e escalas diversas. Para os bailarinos do Balé da cidade de São Paulo foi possível alargar a escala da peça original, somando e diversificando a partitura coreográfica. Essa peça acontece na paisagem horizontal dos corpos, que oscilam entre arranjos geométricos, cujo encaixe nunca é perfeito e equilibrado dando forma aos espaços vazios.

Eduardo Fukushima é coreógrafo paulistano, dançarino, professor, preparador corporal e dramaturgista de dança. Como coreógrafo e performer realizou colaborações para teatro, cinema, artes visuais, ópera e design.

Beatriz Sano é coreógrafa paulista, dançarina, professora e pesquisadora. Graduou-se em bacharelado e licenciatura em dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolveu seus próprios trabalhos: Solo (2014), Estudo de Ficção (2017) e Tudo de Novo (2022).  

Classificação indicativa a ser anunciada
Duração aproximada a ser anunciada (com intervalo)
Ingresso de R$ 12,00 a R$ 87,00 (inteira)

Antes de participar deste espetáculo, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração