Programação, temporada 2024

Gilberto Mendes | “Beba Coca-Cola”

Theatro Municipal

18/05/2021 • 18h

Concerto online pelo Youtube do Theatro Municipal

Coral Paulistano
Maíra Ferreira, regência

Programa
GILBERTO MENDES
Beba Coca-Cola, Moteto em Ré menor

 

“Cantar Brasileiro” é um pequeno ciclo formado por quatro vídeos do Coral Paulistano e faz uma homenagem ao termo criado por Mario de Andrade, fundador do Coral, que traz a noção de não só cantar em português, mas com a personalidade brasileira.

Com essa missão em mente, foram escolhidas quatro obras de quatro compositores brasileiros muito diferentes entre si – duas delas inéditas – que constroem esse mosaico diverso e rico da nossa cultura – todos os vídeos foram feitos com preparo, ensaios e gravações virtuais.

A peça que abre o projeto é do compositor santista Gilberto Mendes, “Moteto em Ré Menor”, muito conhecido como “Beba Coca-Cola”, baseada na poesia concreta do Décio Pignatari. Este é o primeiro videoclipe da obra, especialmente bem-sucedido, pois a parceria imagem e texto é explorada de maneira que se pode ver e ouvir a obra de dois grandes artistas. Foi também uma experiência muito desafiadora do ponto de vista vocal, devido ao andamento rápido, para além de ser sido completamente gravada remotamente.

 

Duração aproximada: 10 minutos
Indicação etária: Livre

Programação sujeita a alteração.