Programação, temporada 2023

Exposição Psicodemia

Praça das Artes

01/05/2022 • 08h - 18h01/07/2022 • 08h-18h

[ Praça das Artes ]

 

Com 60 imagens expostas nas paredes da área externa da Praça das Artes, a exposição Psicodemia apresenta o olhar visceral do francês Antoine d’Agata, um dos mais importantes fotógrafos da atualidade, sobre a pandemia do Covid-19.

As fotografias foram feitas na França e no Brasil, e serão apresentadas imagens inéditas captadas nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo. Também será exibido o filme experimental “A Vida Nua”, de Antoine d’ Agata. 

Desde o início da crise sanitária, Antoine d’Agata se empenhou em registrar constantemente o que vivia, das ruas que se tornavam vazias às UTIs dos hospitais e centros de saúde. Como procedimento, o fotógrafo adotou a “termografia” – uma câmera térmica acoplada ao telefone celular, que converte em imagem e cor o calor de corpos e objetos. Sem revelar a identidade das pessoas, da maneira como utilizada pelo fotógrafo, a técnica ressalta a “vida” e o gesto das pessoas.

 

Fábio Furtado, Roberta Saraiva Coutinho e Rodrigo Villela, curadoria

Sobre a exposição:

Em cartaz de 1/5 a 1/7

Visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 16h. Fechada aos domingos

Classificação livre

Entrada gratuita e livre, sem inscrição

 

 

Na abertura da exposição haverá uma aula magna, com Antoine D’ Agata.

Integrante da famosa agência Magnum Photos, Antoine D’ Agata abordará aspectos de sua trajetória e seu engajamento pessoal e político-social. Contará também sobre sua intensa produção durante a pandemia de Covid-19 que resultou na exposição Psicodemia.

Sobre a aula magna:

Dia 01/05, domingo

Horário 16h

Local Sala do Conservatório da Praça das Artes

Classificação 12 anos

Duração 90 minutos

Entrada livre (por ordem de chegada)

Vagas limitadas 200 lugares

 

Para participar desta atividade recomendamos seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.