Theatro Municipal
18/04/2022 • 11h05/06/2022 • 11h
[ Theatro Municipal de São Paulo – Salão Nobre ]
Contramemória é uma exposição que pretende reler e traduzir criticamente o ambiente cultural da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo.
O movimento, que tinha a intenção de varrer o passadismo – combater o darwinismo racial ainda em voga, assim como o parnasianismo literário e o academicismo artístico, não deixou de ter seu caráter elitista. Ao revermos o perfil de classe, gênero, sexo e raça que uniu os participantes, formado majoritariamente por pessoas ligadas às elites do café e que tinha trânsito na Europa e conhecia as vanguardas artísticas que por lá faziam sucesso, observamos que a abertura de possibilidade de o país se “descatequizar” e se “abrasileirar”, motes fortes da Semana, tinham mais conexões com a lufada de novidades do antigo continente do que propriamente com os acontecimentos e insurgências artísticas do Brasil.
A pretensão da Semana ter sido um marco nacional do modernismo no país é objeto de recorrentes críticas há bastante tempo. A desproporcional reverberação do movimento demonstra muito mais o poderio de comunicação da capital financeira do Brasil do que o conhecimento do que, de fato, estava acontecendo em termos artísticos nos outros estados da nação. Nesse sentido, as comemorações do seu centenário revigoram debates sobre as diferentes narrativas do movimento. Em especial, o da semana de arte moderna ter sido em São Paulo e não de São Paulo, mote que orientou o trabalho dos curadores Lilia Schwarcz, Jaime Lauriano e Pedro Meira Monteiro a comporem a presente exposição.
Contramemória apresenta trabalhos de artistas negros, indígenas, trans e mulheres de várias gerações, questionando seus espaços na história e introduzindo um sonoro ruído, por meio do contraste e da fricção que estabelecem com as esculturas acadêmicas, as pinturas de inspiração europeia e a arquitetura rebuscada do Theatro. A exposição conta com aproximadamente 120 obras, entre pinturas, vídeos, esculturas, desenhos, objetos, entre outras linguagens artísticas.
Exposição Contramemória
Lilia Schwarz, Jaime Lauriano e Pedro Meira, curadoria
Em cartaz de 18/4 a 5/6
Visite a exposição de terça a sexta, das 11h às 17h (permanência até 18h). Sábado e domingo, das 10h às 15h (permanência até 16h). Fechada às segundas.
O agendamento, que permite o acesso somente a exposição, é feito através da retirada de ingresso gratuito aqui no site, disponível dois dias antes da data da visita, com limite de 2 ingressos por pessoa.
Para saber sobre a visita educativa à exposição Contramemória acesse aqui.
Classificação livre
Ingressos gratuitos retirados com antecedência aqui
Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para visitar a exposição é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).