Programação, temporada 2023

Especiais: Semana da Criança

Theatro Municipal

12/10/2021 • 11h13/10/2021 • 19h15/10/2021 • 19h16/10/2021 • 17h17/10/2021 • 11h

[Theatro Municipal – Sala de Espetáculos]

Suíte Os Comediantes e Pedro e o Lobo
Concerto Presencial, aberto ao público

Orquestra Experimental de Repertório
Giramundo Teatro de Bonecos
Jamil Maluf,
regência

VOZES
Eduardo Fernandes, Pedro
Ulisses Tavares, Vovô e Gato
Lis Malafaia, Passarinho
Marcos Malafaia, Pata

Programa

KABALEVSKY
Suíte Os Comediantes (13’)
Le Chant du Monde/Schirmer (AMP) Representante exclusivo Barry Editorial, www.barryeditorial.com.ar)

SERGEI PROKOFIEV
Pedro e o Lobo (25’)
Herdeiros Prokofiev. Representante exclusivo Barry Editorial, www.barryeditorial.com.ar

Ingressos R$40 – vendas em breve
Classificação Livre
Duração total 40 minutos

Em prevenção a transmissão do COVID-19, para assistir a este espetáculo, é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.

 

SOBRE ESTA APRESENTAÇÃO

O Giramundo e o Theatro Municipal de São Paulo apresentam Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, e a Suíte Os Comediantes, de Kabalevsky, com orquestra e projeção de cinema de animação na semana da criança em São Paulo. O espetáculo marca o retorno do Giramundo aos palcos do Theatro Municipal, trinta anos após a montagem, com solistas e orquestra e bonecos gigantes ao vivo, de A Flauta Mágica, em 1991. Em 2021, o Giramundo completa 50 anos e o Theatro Municipal 110 anos, outro marco importante desse reencontro artístico que promete uma nova experiência musical e visual para as crianças.
Pedro e o Lobo no Theatro Municipal pode ser considerado uma estreia, mesmo contando com imagens dos bonecos originais criados por Álvaro Apocalypse em 1994. Isso porque, na versão 2021, com orquestra sinfônica, os bonecos foram reconstruídos digitalmente, o que faz desse espetáculo o primeiro dentro do repertório do grupo a ser realizado sem o uso de bonecos “físicos”, materiais, manipulados por marionetistas em tempo real. De modo diferente, Pedro e o Lobo é um espetáculo de projeção mapeada, onde os bonecos digitais são animados previamente e sincronizados à performance da orquestra, como se um filme acompanhasse a música, e não o contrário.
Por este motivo, o projeto vem sendo tratado pelo Giramundo como uma “cine-sinfonia”, uma junção do cinema de animação com a música erudita, fusão de repertório musical clássico às novidades tecnológicas no campo do vídeo e da animação de bonecos. A nova montagem mantém os propósitos fundamentais da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história. Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, a produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.