Programação, temporada 2024

Escola de Dança no palco do Municipal

Theatro Municipal

27/05/2017 • 12h

Theatro Municipal de São Paulo

Meu Primeiro Municipal

Escola de Dança de São Paulo

 

Programa:

ABERTURA E VALSA

Excerto da obra O Lago dos Cisnes (1895)

Coreografia: Marius Petipa / Lev Ivanov

Montagem do excerto: Thais Assis

Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky

“Abertura e Valsa” apresenta um entrée vigoroso seguido de uma valsa. O excerto foi  escolhido para ser estudado pelos alunos por apresentar muitos desafios técnicos e artísticos, além de um trabalho de corpo de baile coeso, com evoluções e desenhos no espaço que acontecem em movimento, trazendo aos jovens bailarinos muita maturidade e organização. A experiência da professora Thais com esse ballet trouxe um olhar diferenciado para o trabalho dos braços, que nesse momento da obra, devem se tornar asas. Depois de vivenciá-lo é possível compreender porque tantas bailarinas desejam dança-lo.

 

MERGULHO

Excerto da obra Copo de Mar (2015)

Criação: Samuel Kavalerski

Música: “I have never loved someone”

Composição: Shara Worden

Elenco Corpo Jovem

“Mergulho” é um duo construído a partir do símbolo da água do mar, como metáfora da profundidade. Os dois bailarinos interagem e se conectam a partir de qualidades de movimento que foram geradas pela sensação de densidade. Como elemento de contraste, aparece a ideia da liberdade do mergulho em oposição ao aprisionamento da apneia. Liberdade e tensão, o desafio da profundidade e o risco do afogamento.

 

PICCOLO BALLETTO – 1º Movimento e 2º Movimento

Excerto da obra Piccolo Balletto (2017)

Criação: Luis Augusto Ribeiro

Música: Double Concerto para Oboé e Violino em Si bemol Maior, RV 548

Compositor: Antonio Vivaldi

A coreografia apoia-se no vocabulário do balé clássico, principalmente nas possibilidades da técnica de pontas. Inspira-se no diálogo entre os dois instrumentos solistas, violino e oboé e na relação entre os solistas e os demais instrumentos musicais.  O trabalho cria um contraponto visual para essas relações, em que o conjunto constantemente se subdivide e se reagrupa.

 

CONCERTO Nº3 – 1º Movimento

Excerto da obra Concerto nº 3 (2016)

Criação: José Ricardo Tomaselli

Elenco: alunos do 9º ano

Música: Concerto Nº 3 em ré menor para dois violinos BWV 1043

Compositor: J. S. Bach

Figurino: Fábio Namatame

Composta em estilo neoclássico, a coreografia procura traduzir em movimento a música composta por Johann Sebastian Bach. A peça é dividida em três movimentos: um primeiro movimento rápido e vigoroso dentro de uma estrutura de ritornello, um movimento central lírico e expressivo e um final também rápido, no espírito de uma dança estilizada.

 

ESTUDO EM BACH                                                                           Excerto da obra Estudo em Bach (2017)

Criação: Gustavo Lopes

Música: Chello Suíte no1

Compositor: Johann Sebastian Bach

A primeira parte da coreografia se desenvolve dentro do universo do pintor Edgar Degas, que dedicou grande parte de suas obras às cenas do ambiente artístico das bailarinas. A segunda parte, de inspiração livre, desencadeia uma evolução da técnica clássica até os dias atuais através de combinações coreográficas e de imagens abstratas.

 

DANÇA IMAGINÁRIA

Excerto da obra Dança Imaginária (2016)

Criação: Samuel Kavalerski

Música: “Motion”

Compositor: Nico Muhly

No Livro dos Seres Imaginários (1969), Jorge Luis Borges cataloga, descreve e resgata as origens de 116 criaturas da literatura, lendas, e as religiões de diversas tradições.

Cada um dos bailarinos do Corpo Jovem da Escola de Dança de São Paulo elegeu um ser imaginário, estudou-o e elaborou uma colagem e uma frase coreográfica a partir do seu ideário. Este material foi revisitado por Samuel Kavalerski em diálogo com a música de Nico Muhly, numa criação onde estes seres coabitam, interagem e se misturam.

Uma Dança Imaginária para se dançar além dos corpos e se ver além dos olhos.

 

Programação sujeita a alterações.