Programação, temporada 2024

Centro em Concerto: Memórias Negras

Theatro Municipal

17/09/2024 • 13h

[ Theatro Municipal – Salão Nobre ]

É necessário uso do neologismo para definir em um verbo este concerto, ao qual podemos chamar de “sankofear”, com base no sentido de Sankofa, da ave que voa olhando para trás, sem se perder do passado para construir futuro. Do bairro paulistano da Penha, Roberto Casemiro foi ao mundo, voou como o pássaro africano, levando a cultura negra brasileira para o mundo: retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro. Dileto filho de Ogum, esteve sempre à frente. Foi o primeiro maestro negro do Theatro Municipal de São Paulo, como regente do Coral Paulistano e cantando junto ao Coro Lírico Municipal, como baixo, instituição em que se aposentou. Casemiro ostentava, como soberano de um reinado do continente africano, as suas vestes tradicionais, indumentárias e adereços que ressaltavam sua identidade afro-diaspórica, como se dele fossem uma segunda pele. Exaltar musicalmente a trajetória do maestro militante, ativista do movimento negro nacional, Roberto Expedito Casemiro, é imergir no universo, ritmado, por vezes festivo, outras quase melancólico, sempre ancestral das canções afro- brasileiras. Em justa contraposição, Quizomba (Francisco Mignone) e Funeral dum Rei Nagô (Hekel Tavares), com passagens pelo negro spiritual Deep River, rio profundo, como um além mar transatlântico, que nos levará ao canto dos terreiros, de Ogun a Ọya, do amor em dueto dos personagens Porgy e Bess e como uma assunção à ancestralidade a partir do Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana. Uma ode ao maestro desbravador em batuques e melodias, com um elenco especial de cantores e cantoras negras.

O evento é realizado em parceria com o Theatro Municipal e o Sesc Carmo.

Felipe Brito, direção artística
Edna d’Oliveira, soprano
Juliana Taino, mezzo soprano
Josival Souza, tenor
David Marcondes, barítono
Anderson Barbosa, baixo
Marcos Aragoni, piano
Pai Marcelinho de Ologunedé, Zuuh Bara, Victor Olubata e Elemoṣo Keke, percussão
Bruno Jordan, dançarino (Ogun)
Maiwsi Ayana, dançarina (Ọya)

Programa
DOMÍNIO PÚBLICO
Cântigo de Ogun (3’)
Tradicional Iorubá

ENOCH SONTONGA
Nkosi Sikelele’iAfrika “Deus abençoe a África” (3’)
Hino Nacional de Libertação da África do Sul 
Letra: Samuel Mqhayi

HEKEL TAVARES
Oração ao Guerreiro (4’11’’)
Letra: Murilo Araújo

Leilão (Scenas Coloniaes 1870) (3’10’)
Letra: Joracy Camargo

HARRY BURLEIGH
Deep River (4’) (arr. Harry Burleigh)
Canção Tradicional Afro Americana

NEGRO SPIRITUAL
There is a Balm in Gilead (3’12’’) (arr. Mário Zaccaro)

HEKEL TAVARES
Banzo (3’20’’)
Letra: Murilo Araújo

FRANCISCO MIGNONE
Quizomba (3’)
Extraído do bailado “Maracatú do Chico-Rei”

MARLOS NOBRE
Ciclo Beira Mar (8’)
I. Estrela do Mar
II. Iemanjá Ôtô
III. Ogum de Lê
Textos do Folclore da Bahia

GEORGE GERSHWIN
Bess, you is my woman now (5’30’’)
Dueto da ópera “Porgy and Bess”
Libreto: Ira Gershwin (1896-1983) e DuBose Heyward (1885-1940)

WALDEMAR HENRIQUE
Abá-Logum (3’20’’)
Letra: Capiba e Camargo Guarnieri

Abaluaiê (2’)
Ponto Ritual
Letra: Sobre motivo conhecido em Ilhéus-Bahia

HEKEL TAVARES 
Funeral d’um Rei Nagô (2’)
Canto de Alufá
Letra: Murilo Araújo

PIETRO MASCAGNI
Intermezzo Cavalleria Rusticana (4’)

DOMÍNIO PÚBLICO
Cântico Tradicional de Oyá (2’)

Duração aproximada 80 minutos
Classificação livre para todos os públicos 
Ingressos gratuitos limitados – Reserve online no site a partir das 12h do dia 14/9. Ou retire seu ingresso presencialmente na bilheteria do Theatro, no dia do evento, 2 horas antes do início do concerto. Limitado a um ingresso por pessoa.

Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração