Programação, temporada 2024

Quarteto de Cordas da Cidade apresenta Identidade Brasileira IV

Praça das Artes

23/06/2022 • 19h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]

A Sala do Conservatório é a casa do Quarteto desde 2013, mas antes disso abrigou uma legião de artistas extraordinários. O Conservatório Dramático e Musical foi uma verdadeira usina de talentos e de produção artística, com alunos que viraram professores e até diretores da instituição. Mais do que isso, desenvolviam uma visão das artes ampla, abrangente. Prova disso é o prêmio de um certo Chico Bororó, em 1912, em um concurso de música popular organizado pelo Conservatório. Esse menino se formou em flauta, piano e composição, e se tornou ninguém menos do que Francisco Mignone.

Outro talento que se apresentou nesse palco se matriculou no Conservatório aos 13 anos de idade, em busca do aperfeiçoamento em piano, sua grande paixão. Incentivada por Mario de Andrade, passa também a escrever música. Inicialmente composições para piano, depois, um vasto repertório coral que seria apresentado no palco do Theatro Municipal pelos próximos 30 anos pelo Coral Paulistano. Um de seus professores foi ninguém menos do que o próprio Mignone…

Sobre ela, a pesquisadora, jornalista e musicista Nilcea Baroncelli diz o seguinte: “Se sua notável capacidade de intérprete está hoje perdida, com certeza sua maravilhosa obra não está. Ela aguarda que alguém a descubra, recupere, edite, se for o caso, escreva sobre ela, e a traga de volta aos palcos, ou ao menos ao mundo das gravações”. “Mesmo que em decorrência de uma realidade que lhe foi hostil, o esquecimento em que ela mergulhou é de todo injusto e descabido, num momento em que tantos músicos e acadêmicos buscam temas para seus trabalhos”.

“Pois aí está Clorinda Rosato. Uma revelação de Mário de Andrade. Um nome que merece voltar a ser lembrado”.

– Marcelo Jaffé

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Programa

CLORINDA ROSATO
Quarteto de Cordas

FRANCISCO MIGNONE
Quarteto nº 2

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

 

Duração total 60 minutos
Classificação livre
Ingressos R$ 30,00

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.