Programação, temporada 2024

Ópera | Macbeth, de Giuseppe Verdi

Theatro Municipal

31/10/2025 • 20h01/11/2025 • 17h04/11/2025 • 20h05/11/2025 • 20h07/11/2025 • 20h08/11/2025 • 17h09/11/2025 • 17h

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

Com dezenas de óperas escritas em mais de 50 anos de carreira, que nunca saíram do repertório, o italiano Giuseppe Verdi é um dos mais importantes e amados compositores líricos de todos os tempos. Escrita em quatro atos com libreto italiano de Francesco Maria Piave e acréscimos de Andrea Maffei, Macbeth é a primeira ópera de Verdi com texto baseado em Shakespeare. A obra do bardo inglês, no entanto, exercia grande fascínio sobre Verdi, que ainda criaria suas duas óperas finais a partir de textos shakespereanos: Otelo serviu de base para a ópera de mesmo nome, em 1887, e As Alegres Comadres de Windsor originou Falstaff (1893). Um quarto projeto, baseado em Rei Lear, não chegou a se concretizar apenas porque Verdi não conseguiu encontrar o libreto adequado.
A primeira versão de Macbeth foi escrita para o Teatro della Pergola, em Florença, e estreou em 1847. Mas a versão mais conhecida hoje é a revisada e expandida para uma apresentação francesa em Paris, em 1865. As mudanças incluem uma nova ária para Lady Macbeth no segundo ato, a adição de uma cena de balé (para atender ao gosto do público francês) e a remoção da cena da morte de Macbeth.
Numa carta que se tornou bastante conhecida, Verdi afirma que Lady Macbeth não deve ter uma voz bonita, uma vez que deve retratar o mal de sua personagem. A música escrita para ela, no entanto, é altamente elaborada e dramática, além de difícil tecnicamente. O papel-título, embora não tão complexo, requer igualmente considerável talento dramático.
Apesar de bem recebida em sua estreia, a ópera desapareceu dos palcos por quase cem anos. Parte do problema foi o papel de Lady Macbeth: embora peça Dós altos e até mesmo um Ré bemol, o papel fica muito baixo para a maioria das sopranos. Macbeth foi revivida em alemão na década de 1930 e subiu ao palco do Metropolitan Opera em 1959. Desde então, tem tido sucesso contínuo.
É de Elisa Ohtake a direção cênica da montagem. Diretora de teatro e dança, dramaturga e artista plástica, Ohtake é uma artista comprometida em pensar a cena contemporânea a partir do esgarçamento das convenções das linguagens artísticas.

 

Macbeth
Ópera de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

CORO LÍRICO MUNICIPAL

Roberto Minczuk, direção musical

Elisa Ohtake, direção cênica

Érica Hindrikson, regente do Coro Lírico Municipal

dias 31, 4, 7 e 9

Craig Colclough, Macbeth

Marigona Qerkezi, Lady Macbeth

Savio Sperandio, Banquo

Giovanni Tristacci, Macduff

dias 1, 5 e 8

Licio Bruno, Macbeth

A ser anunciado, Lady Macbeth

A ser anunciado, Banquo

Enrique Bravo, Macduff

todas as datas

Isabella Luchi, Lady-in-waiting

A ser anunciado, Malcolm

A ser anunciado, Médico

A ser anunciado, Criado de Macbeth

A ser anunciado, Arauto

A ser anunciado, Assassino

 

Duração aproximada 180 minutos (com intervalo)

Classificação a definir

Ingressos de R$10,00 a R$210,00 (inteira)

 

Antes de participar desta apresentação, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programação sujeita a alteração