Mafalda nasceu em 1964 e virou fenômeno mundial, traduzida em mais de 26 idiomas. Curiosa, sarcástica, reflexiva, crítica e antenada, Mafalda, a personagem mais famosa do cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado) é a grande estrela da exposição que chega ao Brasil em dezembro na Praça das Artes. Quino celebra 60 anos de carreira – e Mafalda, 50 anos de criação.
A mostra inédita O Mundo Segundo Mafalda tem entrada gratuita e ficará em cartaz de 16 de dezembro (abertura apenas para convidados) a 28 de fevereiro de 2015. A exposição é uma realização da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e do programa São Paulo Carinhosa, em parceria com a produtora cultural Mundo Giras e com a curadoria do Museo Barrilete da cidade de Córdoba, na Argentina. A mostra faz parte programação do Circuito São Paulo de Cultura.
A exposição
Dividida em 13 módulos e duas oficinas, O Mundo Segundo Mafalda é uma viagem pelos cartuns e histórias em quadrinhos que cativam leitores de todo o mundo. A mostra, pensada para adultos e crianças, apresenta elementos que ajudam Mafalda a compreender um mundo cada vez mais confuso para seus pequenos olhos: sua casa, o carro de seus pais, os amigos, seu armário, os globos “terráqueos”, além de publicações originais e uma antiga vitrola. As crianças podem desenhar e pintar com carimbos dos principais personagens das histórias: além de Mafalda, estão na exposição os eternos amigos Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad.
Filho de pais espanhóis, o cartunista Joaquim Lavado nasceu em Mendonza, Argentina, em 1932, e foi seu tio, Joaquín Tejón, um pintor e desenhista, que o iniciou nas artes gráficas. Hoje, aos 81, Quino – como ficou conhecido – vive recluso e não desenha mais. Neste ano, ele recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, um dos mais importantes do mundo, na categoria Comunicação e Humanidades.
“Espero que os leitores que gostam Mafalda possam acompanhar todo meu trabalho e desfrutar junto com a família da exposição, estou muito feliz de que Mafalda chegue nessa cidade tão importante e cheia de cultura”, comemora Quino, criador de toda turma.
A Fundação Theatro Municipal de São Paulo é uma fundação de direito público ligada à Secretaria Municipal de Cultura e mantém contrato de gestão com o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural. A Mundo Giras é uma produtora cultural com base em São Paulo, que te como objetivo principal desenvolver projetos dentro e fora do país, focando na América do Sul como eixo principal.