Rapsódia para piano e orquestra escrita pelo compositor russo em cima de um tema do italiano Paganini traz maestro e músicos da OSM em vídeo com referências à decoração estilo barroco presente no Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza em seu canal no YouTube neste domingo, 28 de junho, a partir de 18h30, um videoclipe da Orquestra Sinfônica Municipal com o pianista convidado Pablo Rossi interpretando a variação 18 de Rapsódia sobre um Tema de Paganini, Op. 43. Trata-se de um trecho do concerto para piano e orquestra escrito por Sergei Rachmaninoff inspirado na obra do compositor italiano Niccolò Paganini. O vídeo, dirigido por João Malatian, foi produzido com maestro e músicos de suas casas e a edição remete a música ao estilo arquitetônico do Municipal.
Para este trabalho, Malatian, que integra a equipe de direção artística do Municipal, foi buscar referências na tese de doutorado em história da arte do Prof. Dr. Richard Santiago, pela Unicamp, que fez um mergulho na construção do Theatro Municipal de São Paulo. Da sua arquitetura à decoração. E os elementos destacados pelo historiador presentes no videoclipe são os anjinhos que acompanham todo o entorno da pintura Teatro na Grécia Antiga, de Oscar Pereira da Silva. Uma decoração de estilo barroco, de tom setecentista, que rememora o movimento artístico rococó. Com traços de pouca perspectiva, os anjinhos foram pintados pelos assistentes de Pereira da Silva.
Rapsódia sobre um Tema de Paganini ficou muito conhecida do grande público ao ser trilha do filme “Em Algum Lugar do Passado”, de 1980 e estrelado por Christopher Reeves. Uma melodia poderosíssima capaz de seduzir plateias de concertos e salas de cinema. Seu compositor, o russo Sergei Rachmaninov, é tido como um dos grandes criadores de “hits” clássicos do século 20.
Ao acessar o YouTube do Theatro Municipal também é possível conferir as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal, com as participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano. Sob regência de Roberto Minczuk, a OSM gravou todas as sinfonias em um único final de semana de 2019, pela série de concertos Beethoven Total, apresentada no Theatro Municipal.
+ Municipal Online
Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.
E o próximo episódio do Podcast Theatro Municipal vai ao ar neste sábado, 30 de maio. Na pauta da conversa com a apresentadora Ligiana Costa, o maestro Alessandro Sangiorgi, regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, e o compositor Leonardo Martinelli falam da estreita relação entre culinária e ópera.