Praça das Artes
07/12/2023 • 9h às 21h08/12/2023 • 9h às 21h09/12/2023 • 16h às 21h
[ Praça das Artes – Vão, Sala de Exposições e Sala do Conservatório ]
Festival que acolhe os novos rumos da produção musical contemporânea, promovendo o diálogo com campos artísticos diversos, e tem como base de sua curadoria o conceito de pós-gênero. Reunião de artistas que trafegam entre a música experimental, a música clássica contemporânea, a arte sonora, as artes visuais, o audiovisual, a performance e suas intersecções. Desde 2013, busca divulgar e fortalecer a cena brasileira de música de invenção, através da promoção e do intercâmbio entre cenas regionais, nacionais e internacionais. A partir da décima edição, o festival provoca seu corpo curatorial a dialogar com os desafios contemporâneos relacionados às mudanças climáticas e seu impacto ambiental. Dessa forma pretende, através da seleção de obras e escolha dos temas que estarão presentes nos debates e ações formativas, provocar a reflexão sobre a relação do homem com os recursos naturais, por meio de seus usos sociais, ecológicos e políticos.
Programação:
07/12 QUINTA
9H SALA DE EXPOSIÇÃO | OFICINA CONTRACULTURA NEGRA: UMA RESPOSTA AO ATO DE SONHAR
Ministrante: Felinto (SP)
Sobre a oficina: Dividida em duas partes, conta com um momento expositivo em que será apresentado uma possível especulação a cerca de uma contracultura diaspórica diferente daquilo que ficou hegemonicamente conhecido como contracultura, os movimentos hippies dos anos 60 e a cultura beat. Neste ponto teremos como referências o ballroom e cenas queer brasileira e estadunidense, o dub jamaicano e expoentes da música eletrônica africana como proponentes de novos imaginários ligados ao pertencimento, identidade e ancestralidade. No segundo ponto, a oficina abre um diálogo acerca do lugar do sonho na prática criativa. Esse momento pode contar com exercícios de meditação, mapeamento e escrita.
Sobre o ministrante Felinto: O produtor paulistano possui um caminho de elaboração estética que cruza linguagens como educação, teatro, performance, instalação, vídeo, yoga e sound design. Suas investidas procuram por lugares que encaminham para algum tipo de comunhão, no conforto ou desconforto. Em termos musicais, explora o fractal combinações rítmicas e melódicas que geram tipos particulares de repetição em que o som pode soar o mesmo e diferente em cada ciclo de re-produção, e o dub aparece duplamente como parte estética e parte procedimento.
Vagas 30 participantes
Duração 120 minutos
INSCREVA-SE AQUI
20H SALA DO CONSERVATÓRIO | Mange Valencia + Benjamim Taubkin
21H SALA DE EXPOSIÇÃO | Lara Alarcón
Duração aproximada 120 minutos
8/12 SEXTA
9H SALA DE EXPOSIÇÃO | OFICINA CRIAÇÃO MUSICAL DO VINIL AO INFINITO
Ministrante: Raiany Sinara (MS)
Sobre a oficina: Apresentação de técnicas de sample (amostra sonora) retirada de discos e outras mídias, somadas a baterias e sintetizadores para a criação de uma nova obra/show completamente original. Além da criação, os participantes irão conhecer a história e origem da técnica do sample, além de debater o panorama da legislação brasileira através do tema, que gera debates, controvérsias e muda constantemente.
Sobre a ministrante Raiany Sinara: Produtora musical e musicista experimental queer vinda do Mato Grosso do Sul, Rayani constrói batidas e camadas ao vivo com baterias eletrônicas, sintetizadores e samples percussivos afro diaspóricos, criando um ambiente sonoro único em cada apresentação. Vai do hip hop ao house e adora saudar timbres clássicos como os da bateria eletrônica 808.
Vagas 30 participantes
Duração 180 minutos
INSCREVA-SE AQUI
13H SALA DE EXPOSIÇÃO | OFICINA MÚSICA GRÁFICA E O USO DE PEDAIS DE EFEITO NO CONTEXTO DA MÚSICA EXPERIMENTAL
Ministrante: Leonardo Venturieri (PA)
Sobre a oficina: Atividade dividida em três partes: A primeira trata de uma exposição de aspectos teóricos acerca da história da chamada “música gráfica”, iniciando na augenmusik (música para olhos) do Renascimento, até os compositores contemporâneos que se utilizam da prática (Crumb, Penderecki, Cage, etc.). Posteriormente, iremos introduzir os presentes à obra “Paisagens Imaginárias”, explicitando a forma de construção da música e ressaltando os elementos de expressividade e funcionalidade de pedais de efeito dentro de um contexto de música contemporânea experimental, contido na obra, e seus possíveis usos dentro de uma abordagem indeterminada, aleatória, eletrônica ou eletroacústica. Ao início da segunda parte, os presentes serão instigados a formular uma ideia musical gráfica (voz, ruído ou instrumental), dentro da perspectiva experimental, buscando a intermediação ou facilitação por efeitos eletrônicos. A terceira parte se fará a partir de uma vivência acerca dos temas explanados, em que os presentes irão fazer sua contribuição através da composição de uma faixa musical, guiados pelo instrutor da oficina. O resultado (faixa de áudio) será distribuído para os participantes ao final das aulas.
Sobre o ministrante Leonardo Venturieri: Usando sintetizadores analógicos, theremin e guitarra, o compositor paraense trabalha a intersecção entre som experimental e imagem, a partir do uso de tecnologias de produção e manipulação do som. Vai apresentar no festival ” Paisagens imaginárias”, que promove um diálogo entre aspectos musicais e visuais dentro de uma composição, revivendo um conceito de “Augenmusik” (música para olhos). Cinco paisagens sonoras são a base para a manipulação, com sintetizadores e pedais de efeito, em diálogo com a bidimensionalidade da composição visual, em um processo de indeterminação musical.
Vagas 8 participantes
Duração 120 minutos
INSCREVA-SE AQUI
20H SALA DE EXPOSIÇÃO | Zöllner-Roche Duo
21H VÃO DA PRAÇA DAS ARTES (PALCO EXTERNO) | Meridian Brothers + Quadril Quarteto de Cordas
Duração aproximada 120 minutos
9/12 SÁBADO
16H ÀS 18H SALA DE EXPOSIÇÃO | VENCEDORES DO EDITAL DA BORDA AO CENTRO
16H Felinto (São Paulo/SP)
17H Leonardo Venturieri (Ananindeua/PA)
18H Raiany Sinara (Aparecida do Taboado/MS)
19H VÃO DA PRAÇA DAS ARTES (PALCO EXTERNO) | Surra de Rima
20H VÃO DA PRAÇA DAS ARTES (PALCO EXTERNO) | Hagudo
21H VÃO DA PRAÇA DAS ARTES (PALCO EXTERNO) | Raven Chacon e Iggor Cavalera
Duração aproximada 360 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Entrada gratuita
Programa sujeito a alteração