Até dia 31 de outubro de 2025, das 9h às 15h, o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) realiza, em parceria com a Escola de Dança de São Paulo (EDASP) – área de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo –, uma residência artística na sede da companhia, na Praça das Artes.
A coordenação da residência artística está a cargo de Ana Teixeira, Assistente de Direção Artística do Balé da Cidade de São Paulo, e de Cristiana de Souza, Coordenadora Artística da EDASP.
Voltada para estudantes do 9º ano, a iniciativa oferece a oportunidade de acompanhar de perto o cotidiano de uma das mais importantes companhias públicas de dança do país. A experiência inclui aulas, ensaios, processos criativos e a remontagem da obra Adeus, deus (2005), de Sandro Borelli.
Um espaço de formação e troca
O projeto celebra o encontro entre o BCSP e a EDASP, reafirmando o papel da companhia como espaço de formação, criação e difusão da dança. Mais do que um estágio de observação, a residência promove a troca entre diferentes gerações, compartilhando repertórios, modos de trabalho e experiências da vida profissional da dança.
Essa parceria também reforça a relevância da EDASP, já que quatro atuais bailarinas do BCSP são ex-alunas da escola.
Conversas semanais
Durante a residência, às sextas-feiras, das 12h às 13h, acontecem encontros que reúnem elenco do BCSP, estudantes da EDASP, direção da companhia e a equipe criativa de Sandro Borelli. Esses momentos têm como objetivo discutir os principais aspectos do projeto, possibilitando trocas de perspectivas e acompanhamento do processo criativo.
Ao final, a EDASP realiza uma mostra especial, apresentando uma releitura da obra Adeus, deus, compartilhada com a comunidade escolar e com o BCSP.