A Orquestra Experimental de Repertório (OER) foi criada em 1990 a partir de um projeto apresentado pelo maestro Jamil Maluf. Com foco na última etapa da profissionalização dos instrumentistas, o propósito é que, com essa vivência, os integrantes sigam para grandes orquestras e experiências internacionais.
A OER tem como objetivos a formação de profissionais e a difusão de um repertório abrangente, diversificado e capaz de mostrar o extenso alcance da arte sinfônica, além de estimular a formação de novas plateias.
O nome “Experimental” foi escolhido com base em três pilares: primeiro, por ser um estágio de formação, um período para o músico praticar o seu talento; depois, o repertório vai além do clássico europeu e apresenta músicas contemporâneas de diversas nacionalidades; por último, a orquestra está aberta ao acolhimento e à fusão de novas técnicas e tecnologias.
As séries de concertos, criadas com o objetivo de aprofundar a abordagem dos temas, apresenta renomadas estrelas da música erudita e popular, e as montagens de óperas e balés compõem uma programação que, há anos, vem conquistando o público e a crítica. Vale destacar, entre os vários prêmios recebidos, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Destaque de Música Erudita.
Regente Titular da Orquestra Experimental de Repertório, o maestro Wagner também é trombone solo da OSESP, posição que ocupa desde 1986, além de ser o curador da série Concertos Matinais na Sala São Paulo. Wagner Polistchuk já foi o Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP em 2012-14 e Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011. Tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras como a OSESP, a Orquestra Sinfônica Brasileira, as Sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, da Bahia, de Porto Alegre e Filarmônica de Minas Gerais. Tem atuado como Regente Assistente nas inúmeras turnês da OSESP, Brasil 2011, China e Hong Kong 2019, onde regeu a orquestra juntamente com a Diocesan School Orchestra dentro das atividades do Hong Kong Arts Festival no Hong Kong Cultural Centre e nas turnês itinerantes pelo interior do estado de São Paulo, como o projeto ‘Beethoven 250’ em 2020, entre outras. Desde 2018 tem trabalhado ao lado de Marin Alsop com os alunos da classe de regência da Academia de Música da OSESP, sendo que em 2020 assumiu como professor principal desta classe. Os maestros que contribuíram para a sua formação foram Eleazar de Carvalho, Dante Anzolini, Ronald Zollmann, Andreas Spörri, Roberto Tibiriçá, Kurt Masur e Marin Alsop.
Nathália Costa – Gerente de Programação e Produção
Rosana Taketomi – Coordenadora de Produção
Receba em primeira mão a programação do Theatro Municipal, conteúdos especiais, bastidores, curiosidades e muito mais.
Praça Ramos de Azevedo,
s/nº Sé – São Paulo, SP
11 3367 7200
Segunda à sexta das 10h às 19h
Sábado, domingo e feriado das 10h às 17h
Avenida São João,
281 Sé – São Paulo, SP
11 3367 7201
Horário de Atendimento
7h às 19h
Receba em primeira mão a programação do Theatro Municipal, conteúdos especiais, bastidores, curiosidades e muito mais.