O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em fevereiro de 1968 como Corpo de Baile Municipal para acompanhar as óperas do Theatro e se apresentar com obras do repertório clássico. Em 1974, sob a direção Antônio Carlos Cardoso, assumiu o perfil de dança contemporânea que orienta sua proposta até hoje.
Desde a década de 70, a companhia é um constante laboratório de pesquisa e desenvolvimento da dança brasileira, reconhecida por encorajar e estimular seus intérpretes através de mostras coreográficas, fazendo despontar alguns dos mais renomados coreógrafos nacionais.
A bem-sucedida carreira internacional da companhia teve início com a participação na Bienal de Dança de Lyon, França, em 1996. Desde então suas turnês internacionais têm sido aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público de todos os grandes teatros por onde passa.
A companhia possui em seu repertório, obras de conceituados coreógrafos e criadores nacionais e internacionais da atualidade, entre eles: Alex Soares, Alexander Ekman, Andonis Foniadakis, Angelin Preljocaj, Cayetano Soto, Germaine Acogny, Henrique Rodovalho, Ismael Ivo, Itzik Galili, Johann Kresnik, Jorge Garcia, Luis Arrieta, Mário Nascimento, Mauro Bigonzetti, Morena Nascimento, Rodrigo Pederneiras, Ohad Naharin, Sandro Borelli e Stefano Poda.
De 1999 a 2009, destacou de seu elenco, bailarinos experientes e de consolidada carreira e criou a Cia 2, que buscava a vanguarda dentro das tendências da dança contemporânea, abordando linguagens coreográficas através de conceitos e métodos diferenciados da companhia principal.
Sua longevidade e rigoroso padrão técnico de seu elenco e equipe artística atraem importantes coreógrafos do país e do mundo interessados em desenvolver novos processos criativos e obras inéditas para seus bailarinos.
O conjunto de suas conquistas demonstra a importância da sua atuação na cultura da cidade de São Paulo e do Brasil.
Resumo – 52 anos – 1968-2020
218 Obras coreográficas no repertório
177 Criações originais para o BCSP
40 Remontagens de obras criadas para outras companhias
27 Remontagens de obras do repertório do BCSP
33 Criações originais e 03 remontagens da Cia 2
27 Participações em óperas
121 Obras criadas em mostras de coreografia
07 Obras criadas em mostras e incorporadas ao repertório
58 Premiações
17 Países visitados em 22 anos de turnês internacionais
78 Cidades na Europa, Ásia, Oriente Médio, América do Sul e América do Norte
22 Bailarinos convidados
346 Bailarinos
Coordenação Artística
Raymundo Costa
Ensaiadoras
Carolina Franco
Roberta Botta
Maître de Ballet
Liliane Benevento
Professores de Ballet Clássico
Gustavo Lopes*
Samuel Kavalerski*
Professora de Yoga
Stella Crippa*
Pianista
Beatriz Francini
Coordenação Técnica
José Hilton Jr.
Coordenação de Iluminação
Sueli Matsuzaki
Coordenação de Figurino do Balé
Eunice Baía
Técnico de Som
Leandro Lima
Contrarregra
Alessander Rodrigues
Secretaria
Doralice de Queiróz
Auxiliar Administrativa
Fabiana Vieira Rezende
Aprendiz Administrativo
André Gonçalves
Wayne Souza
Fisioterapia
Reactive*
*Prestadores de Serviço
Os processos de seleção para novos integrantes do Balé da Cidade de São Paulo são divulgados nesta página e também nas redes sociais do Theatro Municipal de São Paulo. Acompanhe os nossos canais e saiba sobre as oportunidades.