Danças

Danças

Descrição do Evento

Explore a riqueza rítmica e o lirismo de obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com influências da música popular brasileira e argentina.

Programação

Programa

OSVALDO LACERDA

Quarteto nº 1 (dedicado ao Quarteto)

KLEBERSON BUZO

Suite Brasileira (dedicado ao Quarteto)

ALEJANDRO DRAGO

São Tango (dedicado ao Quarteto)

 

Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos

Marcelo Jaffé, viola

Rafael Cesario, violoncelo

 

Informações

Este programa une três obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, de meados do século XX aos dias de hoje, que dialogam com tradições da música popular – no caso, brasileira e argentina –, com destaque para a riqueza rítmica desses universos sonoros. O Quarteto no 1 de Osvaldo Lacerda (1927-2011) é uma peça de juventude do compositor paulistano, que foi aluno de Camargo Guarnieri e recebeu bolsa da Fundação Guggenheim para estudar com Aaron Copland e Vittorio Giannini nos Estados Unidos. Foi escrita em 1952, especialmente para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, em apenas um mês. Com os movimentos Prelúdio e Fuga, Ária e Dança, a obra evoca gêneros populares, como a toada e o baião, sem abrir mão do lirismo e da estreita ligação com as tradições clássicas, que marcam toda a produção do compositor nacionalista. Osvaldo Lacerda deixou um legado não apenas em suas obras, mas formando muitos compositores da geração seguinte em sua atuação como professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.
A Suíte Brasileira, de Kleberson Buzo (1980), ilustra como esse legado estético continua vivo. Buzo é um músico muito atuante na cena paulista: violinista, compositor e arranjador, é spalla da Orquestra Acadêmica de São Paulo, além de integrante da Orquestra Sinfônica da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2022, ele escreveu para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo a Suíte Brasileira, com percussão non obbligato (ou seja, que pode ou não estar presente na execução da obra), em quatro movimentos que propõem amálgamas originais de diferentes gêneros da música popular brasileira: Chorolúdio, Valsa-Scherzo, Serestária e Fugaião. Assim como em Lacerda, a rica rítmica da música popular e o lirismo seresteiro são entremeados a formas clássicas, como o prelúdio e a fuga. A última peça do programa é uma estreia recente, escrita para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo pelo violinista, compositor e regente argentino Alejandro Drago (1970). A musicalidade versátil de Drago vem lhe rendendo aclamação da crítica tanto na música clássica como na fronteira com a música popular, com discos que incluem quartetos de cordas, concertos e tangos de vanguarda lançados na França, na Argentina e nos Estados Unidos (país onde vive, lecionando na University of North Dakota). Em 2024, durante uma turnê no Brasil, ele presenteou o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo com a obra São Tango, que foi estreada pelo grupo alguns meses depois.

Descrição do Evento

Explore a riqueza rítmica e o lirismo de obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com influências da música popular brasileira e argentina.

Informações

Este programa une três obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, de meados do século XX aos dias de hoje, que dialogam com tradições da música popular – no caso, brasileira e argentina –, com destaque para a riqueza rítmica desses universos sonoros. O Quarteto no 1 de Osvaldo Lacerda (1927-2011) é uma peça de juventude do compositor paulistano, que foi aluno de Camargo Guarnieri e recebeu bolsa da Fundação Guggenheim para estudar com Aaron Copland e Vittorio Giannini nos Estados Unidos. Foi escrita em 1952, especialmente para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, em apenas um mês. Com os movimentos Prelúdio e Fuga, Ária e Dança, a obra evoca gêneros populares, como a toada e o baião, sem abrir mão do lirismo e da estreita ligação com as tradições clássicas, que marcam toda a produção do compositor nacionalista. Osvaldo Lacerda deixou um legado não apenas em suas obras, mas formando muitos compositores da geração seguinte em sua atuação como professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.
A Suíte Brasileira, de Kleberson Buzo (1980), ilustra como esse legado estético continua vivo. Buzo é um músico muito atuante na cena paulista: violinista, compositor e arranjador, é spalla da Orquestra Acadêmica de São Paulo, além de integrante da Orquestra Sinfônica da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2022, ele escreveu para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo a Suíte Brasileira, com percussão non obbligato (ou seja, que pode ou não estar presente na execução da obra), em quatro movimentos que propõem amálgamas originais de diferentes gêneros da música popular brasileira: Chorolúdio, Valsa-Scherzo, Serestária e Fugaião. Assim como em Lacerda, a rica rítmica da música popular e o lirismo seresteiro são entremeados a formas clássicas, como o prelúdio e a fuga. A última peça do programa é uma estreia recente, escrita para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo pelo violinista, compositor e regente argentino Alejandro Drago (1970). A musicalidade versátil de Drago vem lhe rendendo aclamação da crítica tanto na música clássica como na fronteira com a música popular, com discos que incluem quartetos de cordas, concertos e tangos de vanguarda lançados na França, na Argentina e nos Estados Unidos (país onde vive, lecionando na University of North Dakota). Em 2024, durante uma turnê no Brasil, ele presenteou o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo com a obra São Tango, que foi estreada pelo grupo alguns meses depois.

Programação

Programa

OSVALDO LACERDA

Quarteto nº 1 (dedicado ao Quarteto)

KLEBERSON BUZO

Suite Brasileira (dedicado ao Quarteto)

ALEJANDRO DRAGO

São Tango (dedicado ao Quarteto)

 

Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos

Marcelo Jaffé, viola

Rafael Cesario, violoncelo

 

Detalhes

Recursos de Acessibilidade: Acesso para cadeirantes, Banheiro acessível

Como Chegar

Datas Disponíveis

03 de abril de 2025
20:00
Sem datas adicionais

Galeria de Imagens sobre o Evento

Próximos Eventos

Confira a programação completa e garanta seu lugar nos próximos espetáculos.

Coro Lírico Municipal na Matinais da Sala São Paulo

07/09/2025

Quase em Cena

10/09/2025

Camerata – Reflexos de Fidelio

12/09/2025

Conversa de Bastidor sobre a Ópera Porgy And Bess

16/09/2025

Coral Paulistano no Theatro São Pedro

17/09/2025

Schubertiades

18/09/2025

Balé da Cidade Euro Tour

18/09/2025

Abram Alas + Fórum de Mulheres Ópera Latinoamérica (OLA)

19/09/2025

Avisos TMSP