Hoje conhecido sobretudo pela ópera Carmen, obra-prima cujo estrondoso sucesso o compositor morreu sem acompanhar, Georges Bizet (1838-1875) aprendeu a ler música ao mesmo tempo em que era alfabetizado, e antes dos 10 anos de idade estava matriculado no Conservatório de Paris. Em poucos anos, ganhou o primeiro prêmio em solfejo em piano e, em 1857, o cobiçado Prix de Rome, que lhe permitiu passar dois anos estudando em Roma.
Em 1863, Bizet compôs Os Pescadores de Pérolas, ópera que só encontraria sucesso alguns anos depois. O compositor ganhava a vida como pianista acompanhador e arranjador de editoras musicais enquanto planejava grandes óperas, que frequentemente não chegava a terminar. Em 1872, a música incidental que escreveu para a peça L’Arlésienne encontrou grande repercusão ao ser reunida em uma suíte orquestral. Isso encorajou Bizet a concluir uma tão sonhada grande ópera, que quase não subiu ao palco em razão das objeções de cantores e diretores de teatro, chocados com o tema de Carmen. Quando estreou, em 3 de março de 1875, foi mal recebida, mas poucos meses bastaram para que o público se apaixonasse pela obra. Bizet, no entanto, não pôde acompanhar essa mudança de opinião, pois morreu três meses depois, aos 36 anos, convencido de que Carmen fora mais um de seus fracassos.
Este concerto reúne cantores de ópera de todo o mundo, formados na Académie de l’Opéra de Paris, e músicos da orquestra do Theatro Municipal. Juntos, eles lembram o 150º aniversário da morte de Georges Bizet e da criação de Carmen. O público poderá redescobrir as grandes árias do compositor francês, excertos das suas óperas menos conhecidas, bem como grandes árias de Jules Massenet e Charles Gounod.
A programação da Temporada França-Brasil 2025 conta com o apoio do comitê de patrocinadores composto por: Fundação ENGIE, LVMH, Leroy Merlin, JCDecaux, Sanofi, Airbus, CMA CGM, CNP Assurances, L’Oréal, Fundação TotalEnergies, VINCI, BNP Paribas, Carrefour, Vicat e Scor.
CHARLES GOUNOD
Abertura da ópera Mireille (6’)
CHARLES GOUNOD
Dueto La brise est douce et parfumée, da ópera Mireille (5’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar).
Lorena Pires, soprano
Bergsvein Toverud, tenor
CHARLES GOUNOD
Dueto Mireille, Qui m’appelle ? Ah parle encore, da ópera Mireille (10’)
Lorena Pires, soprano
Sima Ouahman, soprano
GEORGES BIZET
Dueto Au fond du temple saint, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)
Bergsvein Toverud, tenor
Clemens Frank, barítono
JULES MASSENET
Dueto Pardon! Mais j’étais là, da ópera Manon (4’)
Sima Ouahman, soprano
Luis-Felipe Sousa, barítono
GEORGES BIZET
Dueto Qu’ ai-je vu… Je frémis, je chancelle, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)
Isobel Anthony, soprano
Clemens Frank, barítono
Intervalo (20’)
GEORGES BIZET
Abertura da ópera Carmen (3’)
GEORGES BIZET
Ária Habanera, da ópera Carmen (5’)
Amandine Portelli, mezzo-soprano
GEORGES BIZET
Dueto Parle-moi de ma mère, da ópera Carmen (11’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar).
Daria Akulova, soprano
Bergsvein Toverud, tenor
GEORGES BIZET
Ária Votre toast, da ópera Carmen (5’)
Luis-Felipe Sousa, barítono
GEORGES BIZET
Dueto final da ópera Carmen (10’)
Amandine Portelli, mezzo-soprano
Bergsvein Toverud, tenor
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
SOLISTAS DA ACADÉMIE DE L’OPÉRA NATIONAL DE PARIS
Roberto Minczuk, regência
Isobel Anthony, Daria Akulova, Lorena Pires e Sima Ouahman, sopranos
Amandine Portelli, mezzo-soprano
Bergsvein Toverud, tenor
Clemens Frank e Luis -Felipe Sousa, barítonos
Hoje conhecido sobretudo pela ópera Carmen, obra-prima cujo estrondoso sucesso o compositor morreu sem acompanhar, Georges Bizet (1838-1875) aprendeu a ler música ao mesmo tempo em que era alfabetizado, e antes dos 10 anos de idade estava matriculado no Conservatório de Paris. Em poucos anos, ganhou o primeiro prêmio em solfejo em piano e, em 1857, o cobiçado Prix de Rome, que lhe permitiu passar dois anos estudando em Roma.
Em 1863, Bizet compôs Os Pescadores de Pérolas, ópera que só encontraria sucesso alguns anos depois. O compositor ganhava a vida como pianista acompanhador e arranjador de editoras musicais enquanto planejava grandes óperas, que frequentemente não chegava a terminar. Em 1872, a música incidental que escreveu para a peça L’Arlésienne encontrou grande repercusão ao ser reunida em uma suíte orquestral. Isso encorajou Bizet a concluir uma tão sonhada grande ópera, que quase não subiu ao palco em razão das objeções de cantores e diretores de teatro, chocados com o tema de Carmen. Quando estreou, em 3 de março de 1875, foi mal recebida, mas poucos meses bastaram para que o público se apaixonasse pela obra. Bizet, no entanto, não pôde acompanhar essa mudança de opinião, pois morreu três meses depois, aos 36 anos, convencido de que Carmen fora mais um de seus fracassos.
Este concerto reúne cantores de ópera de todo o mundo, formados na Académie de l’Opéra de Paris, e músicos da orquestra do Theatro Municipal. Juntos, eles lembram o 150º aniversário da morte de Georges Bizet e da criação de Carmen. O público poderá redescobrir as grandes árias do compositor francês, excertos das suas óperas menos conhecidas, bem como grandes árias de Jules Massenet e Charles Gounod.
A programação da Temporada França-Brasil 2025 conta com o apoio do comitê de patrocinadores composto por: Fundação ENGIE, LVMH, Leroy Merlin, JCDecaux, Sanofi, Airbus, CMA CGM, CNP Assurances, L’Oréal, Fundação TotalEnergies, VINCI, BNP Paribas, Carrefour, Vicat e Scor.
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
SOLISTAS DA ACADÉMIE DE L’OPÉRA NATIONAL DE PARIS
Roberto Minczuk, regência
Isobel Anthony, Daria Akulova, Lorena Pires e Sima Ouahman, sopranos
Amandine Portelli, mezzo-soprano
Bergsvein Toverud, tenor
Clemens Frank e Luis -Felipe Sousa, barítonos
CHARLES GOUNOD
Abertura da ópera Mireille (6’)
CHARLES GOUNOD
Dueto La brise est douce et parfumée, da ópera Mireille (5’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar).
Lorena Pires, soprano
Bergsvein Toverud, tenor
CHARLES GOUNOD
Dueto Mireille, Qui m’appelle ? Ah parle encore, da ópera Mireille (10’)
Lorena Pires, soprano
Sima Ouahman, soprano
GEORGES BIZET
Dueto Au fond du temple saint, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)
Bergsvein Toverud, tenor
Clemens Frank, barítono
JULES MASSENET
Dueto Pardon! Mais j’étais là, da ópera Manon (4’)
Sima Ouahman, soprano
Luis-Felipe Sousa, barítono
GEORGES BIZET
Dueto Qu’ ai-je vu… Je frémis, je chancelle, da ópera Os Pescadores de Pérolas (7’)
Isobel Anthony, soprano
Clemens Frank, barítono
Intervalo (20’)
GEORGES BIZET
Abertura da ópera Carmen (3’)
GEORGES BIZET
Ária Habanera, da ópera Carmen (5’)
Amandine Portelli, mezzo-soprano
GEORGES BIZET
Dueto Parle-moi de ma mère, da ópera Carmen (11’)
Editor original Choudens (WMG). Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar).
Daria Akulova, soprano
Bergsvein Toverud, tenor
GEORGES BIZET
Ária Votre toast, da ópera Carmen (5’)
Luis-Felipe Sousa, barítono
GEORGES BIZET
Dueto final da ópera Carmen (10’)
Amandine Portelli, mezzo-soprano
Bergsvein Toverud, tenor
Confira a programação completa e garanta seu lugar nos próximos espetáculos.
Receba em primeira mão a programação do Theatro Municipal, conteúdos especiais, bastidores, curiosidades e muito mais.