Coral Paulistano

Coral Paulistano

Inspiração modernista para cantar e encantar o Brasil

O Coral Paulistano foi formado em 1936 com a proposta de trazer a música brasileira para a programação do Theatro Municipal. A iniciativa de Mário de Andrade foi bem recebida e implementada pelo então diretor do Departamento Municipal de Cultura para sensibilizar a elite paulistana com as ideias e os ideais do movimento nacionalista, que contagiava os compositores brasileiros da época e que era, até então, desconhecido pela sociedade.

Considerado um marco da história da música em São Paulo, o coral foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao longo de décadas, o Coral Paulistano esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do Brasil, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio, Martinho Lutero Galati e Naomi Munakata.
Atualmente, o grupo tem como regente titular a maestra Maíra Ferreira.

Maíra Ferreira

Regente titular

Maíra Ferreira, maestra titular do Coral Paulistano, tem se destacado pela dedicação em divulgar a música brasileira, especialmente aquela composta hoje, atuando nas diversas frentes ligadas à música coral: de câmara, sinfônica e operística. Além disso, vem desenvolvendo um trabalho amplo e significativo no cenário coral com sua atividade à frente do Coral Avançado do Instituto Baccarelli (2015-2022) e do Coro Adulto da Escola Municipal. É bacharel em regência e em piano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem mestrado em regência pela Universidade Butler em Indianápolis (EUA), sob orientação do maestro Henry Leck. Ao longo de seus estudos, trabalhou com diversos coros, entre eles Butler Chorale, University Choir e Indianapolis Symphonic Choir, tendo se apresentado em importantes salas de concertos dos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall. Destacam-se, ainda, as suas atuações como maestra convidada à frente do Coro da Osesp e da Orquestra Experimental de Repertório (OER), bem como a participação na temporada de ópera do Theatro São Pedro em títulos como La clemenza di Tito (2019).

Conheça alguns trabalhos recentes do nosso Grupo

Audições

Os processos de seleção para novos integrantes do Coral Paulistano são divulgados na página  Trabalhe Conosco e também nas redes sociais do Theatro Municipal de São Paulo. Acompanhe os nossos canais e saiba sobre as oportunidades.

AGENDAMENTO

Para contratar nossos espetáculos
e corpos artísticos:

Nathália Costa – Gerente de Programação e Produção

Rosana Taketomi – Coordenadora de Produção

Avisos TMSP