Coral Paulistano

Coral Paulistano

Inspiração modernista para cantar e encantar o Brasil

O Coral Paulistano foi formado em 1936 com a proposta de trazer a música brasileira para a programação do Theatro Municipal. A iniciativa de Mário de Andrade foi bem recebida e implementada pelo então diretor do Departamento Municipal de Cultura para sensibilizar a elite paulistana com as ideias e os ideais do movimento nacionalista, que contagiava os compositores brasileiros da época e que era, até então, desconhecido pela sociedade.

Considerado um marco da história da música em São Paulo, o coral foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao longo de décadas, o Coral Paulistano esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do Brasil, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio, Martinho Lutero Galati e Naomi Munakata.
Atualmente, o grupo tem como regente titular a maestra Maíra Ferreira.

Maíra Ferreira

Regente titular

Maíra Ferreira, maestra titular do Coral Paulistano, tem se destacado pela dedicação em divulgar a música brasileira, especialmente aquela composta hoje, atuando nas diversas frentes ligadas à música coral: de câmara, sinfônica e operística. Além disso, vem desenvolvendo um trabalho amplo e significativo no cenário coral com sua atividade à frente do Coral Avançado do Instituto Baccarelli (2015-2022) e do Coro Adulto da Escola Municipal. É bacharel em regência e em piano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem mestrado em regência pela Universidade Butler em Indianápolis (EUA), sob orientação do maestro Henry Leck. Ao longo de seus estudos, trabalhou com diversos coros, entre eles Butler Chorale, University Choir e Indianapolis Symphonic Choir, tendo se apresentado em importantes salas de concertos dos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall. Destacam-se, ainda, as suas atuações como maestra convidada à frente do Coro da Osesp e da Orquestra Experimental de Repertório (OER), bem como a participação na temporada de ópera do Theatro São Pedro em títulos como La clemenza di Tito (2019).

Conheça alguns trabalhos recentes do nosso Grupo

Esta é uma audiodescrição adaptada da obra “Ópera Fora da Caixa – Blue Monday e Afluentes”, apresentada pelo Coral Paulistano e Balé da Cidade de São Paulo no Theatro Municipal. A produção é um programa duplo (double bill) centrado na primeira grande ópera-jazz de George Gershwin.

Música e Paisagem Sonora

A trilha sonora é o elemento central e é profundamente enraizada na música popular afro-americana da década de 1920.

  • Gênero: A peça principal, Blue Monday, é uma ópera-jazz em um ato, um estilo que funde a música clássica com a popular.

  • Afluentes: O programa é enriquecido por obras que introduzem as personagens, incluindo spirituals e canções de jazz e blues.

  • Instrumentação: A música é executada com uma formação reduzida, incluindo piano, contrabaixo e bateria, conferindo um som autêntico e íntimo de jazz.

Estética e Cenário

A produção busca uma estética de representatividade e imersão histórica, fugindo da encenação tradicional de palco grande.

  • Local: A ópera é encenada no Salão Nobre do Theatro Municipal, um local mais intimista que a Sala de Espetáculos, como parte do projeto “Ópera Fora da Caixa”.

  • Ambientação: O cenário principal da ópera Blue Monday é um café em Nova York na década de 1920.

  • Representatividade: A direção de arte visa transmitir a história do cotidiano de pessoas negras nos Estados Unidos daquela época. A encenação possui um forte compromisso com a diversidade, contando com 98% de solistas negros no elenco.

Figurino

O figurino é desenhado para transportar o espectador à época e ao ambiente retratado.

  • Estilo: Os trajes são roupas de época (anos 1920), representando as vestimentas do dia a dia dos frequentadores do café, como garçons, apostadores e outros personagens.

  • Função: As vestimentas e a maquiagem contribuem para criar a atmosfera de um drama intenso que se desenrola no café, envolvendo temas de amor, ciúmes e vingança.

Audições

Os processos de seleção para novos integrantes do Coral Paulistano são divulgados na página  Trabalhe Conosco e também nas redes sociais do Theatro Municipal de São Paulo. Acompanhe os nossos canais e saiba sobre as oportunidades.

Equipe

Regente Titular: Maíra Ferreira.
Regente Assistente: Isabela Siscari.
Pianistas: Renato Figueiredo, Rosana Civile.
Gerente:
Valdemir Silva.
Inspetor:
João Blasio.
Aprendiz: Maria Vitória Lima do Nascimento

 

Músicos

Sopranos: Adriana Hye Kim, Aymée Wentz, Dênia Campos, Eliane Aquino, Indhyra Gonfio, Larissa Lacerda, Luciana Crepaldi, Ludmilla Thompson, Marly Jaquiel, Narilane Camacho, Raquel Manoel, Samira Hassan, Sira Milani, Vanessa Mello. 
Contraltos: Adriana Clis, Andréia Abreu, Gilzane Castellan, Ivy Szot, Lúcia Peterlevitz, Regina Lucatto, Silvana Ferreira, Taiane Gomes, Tania Viana, Vera Platt.
Tenores: Erickson Nunes, Fabio Diniz, Felipe da Paz, Fernando Mattos, Marcio Bassous, Marcus Loureiro, Pedro Vaccari, Ricardo Iozi, Thiago Montenegro.
Baixos: Ademir Costa, Guilherme Aquino, Jan Szot, Jonas Mendes, José Maria Cardoso, Josué Alves, Marcelo Santos, Paulo Vaz, Xavier Silva, Yuri Souza.

Avisos TMSP

Visita-Educativa

Aviso - Visitas Educativas

Aviso – Alterações de horário e programação

Devido à programação artística, haverá ajustes pontuais nas atividades do Theatro:

09 de dezembro (terça-feira)
• Não teremos o Theatro de Portas Abertas por conta do evento Coral Espro na fachada.

Suspensões de atividades
06 e 13 de dezembro (sábados): suspensos o projeto Theatro de Portas Abertas e as visitas educativas.
12 de dezembro (sexta-feira): não haverá visitas educativas.