A Escola

Escola de Dança de São Paulo
Praça das Artes
Av. São João, 281 – 4° e 5° Andar
Tel.: +55 11 4571 0482
escoladedanca@prefeitura.sp.gov.br 

A Escola de Dança de São Paulo é há mais de 77 anos o principal centro de ensino de dança do município de São Paulo, com cursos gratuitos oferecidos a crianças, jovens e adultos. Atualmente atende mais de 1.000 alunos vinculados a uma ampla proposta curricular especializada em dança. No Programa de Formação em Dança, o aluno desenvolve sua vocação artística e técnica, através das quatorze disciplinas distribuídas ao longo de nove anos de formação, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. A Escola também oferece Cursos Livres que são ministrados pelo mesmo corpo docente. Esses cursos para Adultos, são diversos, de duração limitada de (10 meses). Para se tornar um aluno da Escola de Dança, é necessário passar pelos Processos Seletivos que são divulgados e realizados anualmente através dos editais.

A Escola de Dança de São Paulo promove apresentações, onde os alunos crescem artisticamente em Mostras, Espetáculos e Aulas Abertas em espaços públicos, como o Vão Livre da Praça das Artes, o Conservatório Musical, a Galeria Olido, o Centro Cultural São Paulo, o Theatro Municipal e outros teatros da cidade.

A Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailados) é administrada pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo desde 2012 quando passou a ocupar dois andares do novo endereço na Praça das Artes. Há dois anos integra a Diretoria de Formação da Fundação juntamente com a Escola Municipal de Música, a Orquestra Experimental de Repertório e o Opera Studio.

História

Fundada em 1940, como Escola Experimental de Dança Clássica, pelo então prefeito Prestes Maia em sua gestão entre 1938 e 1945, sob a direção de Vaslav Veltchek (1897-1967), a escola visava formar bailarinos amadores para suprir os bailados das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras que se apresentavam em temporadas na cidade de São Paulo. Três anos após a criação, com a necessidade de um espaço maior para aulas e ensaios, a escola se mudou para um novo endereço nos Baixos do Viaduto do Chá como Escola Municipal de Bailado.

Na década de 1930, após a valorização das tradições e da cultura europeias decorrente do progresso resultante da economia cafeeira no Estado de São Paulo, o interesse pelo balé clássico levou filhas de origens estrangeiras ou dos senhores de café a frequentar as escolas de dança. A Escola Municipal de Bailados, a única escola pública de dança da cidade, contribuiu para a evolução e democratização da dança paulistana. A escola encabeçada pela diretora Marília Franco, promoveu por anos o ingresso de alunos na companhia profissional oficial da cidade na época, o Corpo de Baile Municipal.

Os anos 1970 foram especialmente importantes para o cenário da dança paulistana e foi marcado pelo surgimento de verdadeiros nichos de talentos, de intérpretes e criadores, como as diretoras das companhias de dança Ballet Stagium e Cia. Cisne Negro , a transformação revolucionária do próprio Corpo de Baile Municipal no atual Balé da Cidade de São Paulo. Nas décadas seguintes, experiências e didáticas inovadoras marcaram a escola, sob a direção de Ady Addor, Klauss Viana, Gil Saboya, Acácio R. Vallim Jr e Esmeralda Penha Gazal.

Em maio de 2011 com a direção de Susana Yamauchi, a Escola Municipal de Bailados passou a se chamar Escola de Dança de São Paulo e teve sua sede transferida para a Praça das Artes.

Em Agosto de 2017 A Bailarina e Produtora Priscilla Yokoi assume a direção da Escola que passou a chamar Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo.

Trazendo um olhar inovador de amplitude no ensino desses alunos, teve como objetivo focar na profissionalização e inserção no mercado de trabalho na área da dança, mudanças foram feitas para o enriquecimento dos conhecimentos culturais e artísticos desses jovens talentos.

Processo Seletivo 2018

Processo Seletivo 2018 

A lista oficial dos aprovados do processo seletivo de 2018 está disponível no link abaixo:

Aprovados | Processo Seletivo 2018

A Fundação Theatro Municipal (FTMSP), por meio da Escola de Dança de São Paulo, comunica que de 13 a 28 de novembro de 2017 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2018 para ingresso no Ciclo Fundamental (1º ao 4º ano – período matutino) e no 5º ano – Ciclo Intermediário (período vespertino) do Programa de Formação em Dança.

O Manual do Candidato 2018 está disponível no link abaixo:

Manual do Candidato | 2018

Lista de convocação dos candidatos 2018 no link abaixo:

Convocação | 2018

Com a intenção de oferecer uma formação ampla e qualificada, a Escola de Dança de São Paulo apresenta o Programa de Formação desenvolvido ao longo de nove anos nos ciclos: Fundamental, Intermediário e Profissionalizante. O curso pretende proporcionar ao aluno o aprendizado dos fundamentos técnicos da dança, desenvolvimento da capacidade criativa, de pesquisa e de apreciação crítica para futuro desempenho profissional como intérpretes da dança.

Cursos Livres Praça das Artes

Cursos Livres da Escola de Dança de São Paulo – Praça das Artes

Os Cursos Livres da Escola de Dança de São Paulo – Praça das Artes/ 2018 têm como objetivo principal oferecer oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico aos bailarinos profissionais. As aulas dos Cursos Livres serão ministradas gratuitamente nas dependências da Escola de Dança de São Paulo durante os períodos de 19 de fevereiro a 29 junho e de 6 de agosto a 30 de novembro de 2018.

Para mais informações consulte o edital dos Cursos Livres da Escola de Dança- Praça das Artes/2018.

Inscrições Abertas!

Formulário de Inscrição para Crianças – Básico Primário

Formulário de Inscrição para Adultos

Rematrícula 2018

Rematrícula 2018

A partir do dia 4 de dezembro até o dia 15 de dezembro de 2017 será realizada a rematrícula 2018 do Programa de Formação em Dança da Escola de Dança de São Paulo. A matrícula só será efetivada junto a Secretaria Escolar após o preenchimento online do formulário (link abaixo) e mediante a apresentação do atestado médico datado a partir de novembro de 2017.

Ficha de Rematrícula 2018 (disponível a partir do dia 4 de dezembro de 2017)

Manual do Aluno

Equipe e Professores

Diretora

Priscilla Yokoi

Coordenadores pedagógicos

Mavi Chiachietto

Daniela Stasi

Assistente de Direção e Coordenação

Théo Yano

 

Auxiliar artística

Talita Cardeal

Assistência administrativa

Ana Paula Sgobi

Roberto Quaresma

Estagiárias

Tabita de Oliveira

 

Professores

Adriana Paula Guidotte

André Ebert de Moraes

Armando Luiz Aurich

Christiana Sarasidou Johnson

Cristiana Feliciano de Souza

Dulcinéia Barbosa Braz Cavalcante

Elizabeth Menezes da Silva

Fellipe Camarotto

Flavio Bezerra de Lima

Greice Kerche

Guilherme de Oliveira

Guivalde de Almeida Bononi

Gustavo Lopes Leite

Ilson Odair Helvécio

José Ricardo Tomaselli Cruz

Joseph Gonçalves do Carmo Lopes

Katiah Perera Rocha

Leticia Olivetti Ferreira Tadros

Luciana Cardia de Carvalho Canalonga

Milton Kennedy

Miriam Yayoi Matsuda Sardo

Paula Telles D´Ajello

Paulo Vinicius Pinheiro Pedro

Sabine Marien Pissarra

Samuel Medeiros Kavalerski

Sandra Lúcia Gomes

Silvana de Jesus Silva

Silvana Franzoi

Welton  Nascimbene

Thais de Assis da Silva

Wagner dos Santos Silva

Yeda Branco Portero Peres

 

Pianistas

Braulio Martins de Andrade Cunha Vidile

Cláudia Maria Costa Padilha

Cristina Carneiro

Euzeli Álvares de Freitas

Janine Almeida Sousa de Freitas

Matheus Alvisi de Oliveira

Rosely Aparecida Chamma

Percussionistas

Carlos Menezes

Denis Duarte

Produção

Guilherme de Oliveira

Monitoras

Adriana Nogueira

Luana Oliveira

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio Séries Óperas Domingo
Bradesco
Patrocínio Séries Óperas Sábado
Santander
Apoio
Arteris
Apoio Cultural
Clube do Assinante Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Prefeitura de São Paulo Fundação Theatro Municipal de São Paulo Ministério da Cultura