O Núcleo de Educação atua na garantia do acesso ao Theatro Municipal, acolhendo e convidando as pessoas a participarem de suas atividades e conhecerem sua história.
Por meio de uma programação diversificada e gratuita com visitas educativas, visitas temáticas, ateliês abertos, residências artísticas e várias maneiras de participação, o Núcleo dialoga com o entorno e aprofunda os vínculos das pessoas com o teatro e suas trabalhadoras e trabalhadores, além de difundir e valorizar seus conhecimentos artísticos e técnicos.
Na dimensão da memória, o Núcleo mobiliza processos constantes de atualização, reafirmação e compartilhamento.
As visitas educativas ao Complexo Theatro Municipal apresentam conteúdos históricos e artísticos do Theatro, estimulam o diálogo e a participação dos grupos, passando por seus principais espaços.
Os dias e horários estão sujeitos a alterações, por isso, verifique as informações atualizadas no site do Theatro, antes de planejar sua visita.
Visitas educativas em português
Reserva de ingressos pelo site
Terças, 10h, 11h e 17h
Quarta, quinta e sexta-feira, 11h, 13h, 15h, 17h
Sábado: 11h, 13h, 14h
Visitas educativas para grupos
Grupos de 20 a 50 participantes
Agendamento pelo e-mail educacao@theatromunicipal.org.br
Quarta, Quinta e Sexta-feira, às 10h e às 14h
Visitas educativas em libras
Agendamento prévio pelo e-mail educacao@theatromunicipal.org.br
Visitas educativas em inglês
Agendamento presencial mediante apresentação de documento de identificação e passaporte ou pelo e-mail educacao@theatromunicipal.org.br
sábado, às 11 horas
Quarta, quinta e sexta-feira, às 13h
Educational visits in english
Saturday at 11am
Wednesday, thursday and friday at 1pm
No Centro, a Técnica: Visita à Central Técnica Chico Giacchieri
A visita à Central Técnica de Produções Chico Giacchieri convida o público a conhecer toda a criatividade, engenhosidade e conhecimento técnico que existe por trás das produções artísticas do Theatro Municipal de São Paulo, a partir de reflexões sobre a memória da Central Técnica Chico Giacchieri, e também sobre suas dimensões educativa, artística e técnica.
Agendamento pelo e-mail centraltecnicaeducacao@theatromunicipal.org.br
Classificação indicativa: acima de 7 anos
Duração: 1h30
A Central Técnica Chico Giacchieri fica localizada no bairro do Canindé (Rua Paschoal Ranieri, 75)
Estação de metrô mais próxima: Armênia
Chegar com 10 minutos de antecedência ao local
Além das visitas educativas regulares, o Theatro Municipal oferece também visitas temáticas, pensadas para diversos públicos. As visitas para crianças e suas famílias trazem propostas que incluem jogos e brincadeiras, estimulam a imaginação e ativam o corpo.
Há também as visitas para o público geral, que convidam as pessoas a refletir sobre a relação do Theatro com seu entorno e com a cidade, a partir de questões de caráter social, artístico e patrimonial.
Linha, Forma e Cor
Você sabia que no Theatro Municipal acontecem importantes exposições de arte, além das óperas e apresentações musicais? Na visita “Linha, forma e cor”, jogos e brincadeiras estimulam descobertas sobre o Theatro a partir da observação de elementos artísticos das pinturas modernistas.
Visita educativa para crianças e famílias
Reserva de ingressos pelo site, no dia anterior, a partir das 12h
Tempo: 90 minutos
Participação livre. Recomendada para crianças de 6 a 12 anos.
História viva: experiências com jogos de interpretação
Venha jogar no Theatro Municipal! Inspirada nos jogos de RPG, a visita História Viva convida o público a assumir diferentes papéis em uma história construída coletivamente no Theatro, tendo como ponto de partida seu evento de inauguração, em 1911. Ao vivenciar tais histórias os visitantes terão a oportunidade de compreender as relações sociais do início do século passado e até mesmo pensar sobre como elas se dão nos dias de hoje. Apesar de o jogo ser baseado em uma história real, com personagens também reais, a imaginação é ponto de partida para a atividade tornando cada encontro uma experiência única.
Reserva de ingressos pelo site, no dia anterior, a partir das 12h
120 min
Local: diversos espaços do Theatro Municipal
Classificação indicativa: acima de 14 anos
Mãos na massa: quem faz o Theatro Municipal?
Já parou para pensar sobre quantas mãos fazem um espetáculo acontecer no Theatro Municipal? São muitos os trabalhadores envolvidos, das mais diversas áreas e com diferentes tipos de conhecimentos. Na visita “Mãos na massa: quem faz o Theatro Municipal?”, crianças e suas famílias serão convidadas a experimentar o trabalho de algumas dessas pessoas: os artistas! E é lógico, com muita diversão, colocando o corpo em ação dentro de espaços inusitados.
Reserva de ingressos pelo site, no dia anterior, a partir das 12h
local: diversos espaços do TM
Participação livre. Recomendada para crianças de 6 a 12 anos.
Duração: 90 minutos
(Re) Entorno: Um Percurso de Descoberta do Entorno ao Theatro Municipal
Na visita (Re)Entorno, o público será convidado a caminhar, refletindo coletivamente sobre os movimentos de arte e cultura que pulsam no entorno do Theatro Municipal de São Paulo e marcaram presença no desenvolvimento da cidade. Após o percurso, haverá uma troca sobre a experiência, dentro do Theatro.
Reserva de ingressos pelo site, no dia anterior, a partir das 12h
Além das palavras
Essa visita ao Theatro Municipal, convida o público a descobrir o espaço por uma perspectiva diferente, propondo novos olhares a partir da Língua Brasileira de Sinais.
Inscrição via e-mail: educacao@theatromunicipal.org.br
Participação livre com acessibilidade em Libras
120 min
Classificação indicativa: acima de 10 anos
Theatro de Portas Abertas
Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer a arquitetura e os elementos artísticos do espaço.
A circulação livre é permitida no saguão.
Horários:
Terças, das 10h às 16h (permanência até às 17h) exceto feriados
Sábados, das 10h às 14h (permanência até às 15h) exceto feriados
Indicação: Livre
Programação EMM – a partir de março
Residência 1 – conteúdo em elaboração, enviaremos até o final de janeiro
Residência 2 – conteúdo em elaboração, enviaremos até o final de janeiro
Os ateliês abertos são espaços de troca de saberes, de criação e de autonomia, onde o público participa de experiências artísticas a partir de propostas formativas, com orientação de artistas educadores especialistas. As propostas partem das linguagens artísticas que fazem parte do repertório do Theatro Municipal.
REPERTÓRIO DAS MÃOS
Artes Têxteis com Ateliê Vivo
A partir de março
A atividade Repertório das Mãos acontece em formato de ateliê aberto, com encontros semanais independentes de experimentação imaginativa e prática, a partir da introdução ao mundo têxtil. O processo criativo aborda exercícios introdutórios de DESENHO, TECELAGEM MANUAL, ESTAMPARIA, MOLA, BORDADO, RENDA e COLAGEM TÊXTIL. Os participantes entram em contato com noções de construção e composição de tecidos e colocam em prática a criatividade experimentando fios, cores e texturas em diferentes superfícies por meio das técnicas apresentadas.
TEMAS DOS ENCONTROS: Sonhos, Autoretrato, Paisagem, Memória, Corpo, Mapa, Flora, Fauna, Casa, Cidade, Pessoas, Poesia, Música, Galáxia, Cosmos, Biomas
Os encontros são conduzidos pelo Ateliê Vivo, um coletivo artístico transdisciplinar independente de práticas manuais têxteis e vestuário que desenvolve ações desde 2015, e propõe incentivar a pesquisa e a partilha de experiências para que seja possível a criação de outros modos de vida coletivos a partir da autonomia do fazer manual.
Como participar:
Todas as quartas-feiras, em dois horários: das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30
Local: Praças das Artes – Sala de Exposições
Participação livre e gratuita
/ Número de vagas: 35
/ Não há necessidade de inscrição
/ Oferecemos todo o material necessário para os encontros
/ Os encontros são independentes
DOBRAS, PICOTES E DESDOBRAMENTOS
Arte tridimensional em papel com Ateliê Libélula
A partir de março
Com quantas DOBRAS, desdobramos um espaço-tempo chamado Theatro? Na forma de um ateliê aberto e experimental que ilumina o processo criativo, artístico e que tem o PAPEL como matriz das experimentações escultóricas e gráficas, os encontros propostos combinam múltiplos fazeres manuais, tecnologia e a criação gráfico escultórica com PAPEL. O ateliê é desenhado como uma instalação no espaço, projetada para organizar a experimentação proposta de forma clara e acessível, configurando também um espaço onde é possível criar com autonomia (uma vez apresentado o processo em andamento).
A LIBÉLULA é um espaço – convite para a apropriação das múltiplas linguagens presentes no humano através da experimentação, buscando a aproximação dos participantes aos processos artísticos e gráficos, pela vivência compartilhada e diálogo entre crianças, artesãos, artistas, pesquisadores num ambiente preparado.
Como participar:
Todas as terças-feiras, em dois horários: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Local: Praças das Artes – Sala de Exposições
Participação livre e gratuita
/ Número de vagas: 35
/ Não há necessidade de inscrição
/ Oferecemos todo o material necessário para os encontros
/ Os encontros são independentes