O Núcleo de Educação atua na garantia do acesso ao Theatro Municipal, acolhendo e convidando as pessoas a participarem de suas atividades e conhecerem sua história.
Por meio de uma programação diversificada e gratuita com visitas educativas, visitas temáticas, ateliês abertos, residências artísticas e várias maneiras de participação, o Núcleo dialoga com o entorno e aprofunda os vínculos das pessoas com o teatro e suas trabalhadoras e trabalhadores, além de difundir e valorizar seus conhecimentos artísticos e técnicos.
Na dimensão da memória, o Núcleo mobiliza processos constantes de atualização, reafirmação e compartilhamento.
As visitas educativas ao Complexo Theatro Municipal apresentam conteúdos históricos e artísticos do Theatro, estimulam o diálogo e a participação dos grupos, passando por seus principais espaços.
Os dias e horários estão sujeitos a alterações, por isso, verifique as informações atualizadas nesta página, antes de planejar sua visita.
Pedimos atenção ao horário correto de início das visitas, pois o educador começará o percurso no horário planejado.
VISITAS EDUCATIVAS EM PORTUGUÊS
Terças, às 10h, 11h e 17h
Quarta, quinta e sexta-feira, às 11h, 13h, 15h, 17h
*Exceto feriados
VISITAS EDUCATIVAS PARA GRUPOS
Agendamento por e-mail: educacao@theatromunicipal.org.br
Grupos de 20 a 50 participantes
Quarta, Quinta e Sexta-feira, às 10h e às 14h
Sábado, às 10h
*Exceto feriados
MAPA DE VISITAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL PARA ESCOLAS
O Mapa de Visitação do Theatro Municipal para escolas é o primeiro material didático preparado pelo nosso Núcleo de Educação destinado às escolas e educadores, com diferentes proposições que convidam o público a notarem as mais diversas nuances que permeiam nosso prédio histórico, seu entorno e sua memória.
Com a intenção de fortalecer a relação entre as escolas e o Municipal, o Núcleo de Educação apresenta este mapa criado coletivamente, a partir do encontro entre os educadores do Núcleo de Educação do Theatro e o a dupla de artistas André Gravatá e Serena Labate, do Sorver Versos. O processo de criação coletiva envolveu práticas de deriva e caminhadas pelo espaço, de ilustrações com a técnica de monotipia, conversas e experimentações de escrita.
A autoria coletiva deste material expressa a visão do Núcleo de Educação de que as atividades desenvolvidas acolham uma diversidade de vozes e ampliem as perspectivas sobre o Theatro Municipal.
A versão física deste material será distribuída a partir de 19/2 paras as escolas que realizarem as Visitas Educativas ou outras atividades do Núcleo de Educação.
VISITAS EDUCATIVAS EM LIBRAS
Agendamento por e-mail: educacao@theatromunicipal.org.br
VISITAS EDUCATIVAS EM INGLÊS
Agendamento presencial mediante apresentação de documento de identificação e passaporte.
Sábados, às 11h
Quartas, quintas e sextas, às 13h
*Exceto feriados
EDUCATIONAL VISITS IN ENGLISH
Appointment in person upon presentation of identification document and passport.
Saturdays at 11am
Wednesdays, thursdays and fridays at 1pm
*Except holidays
NO CENTRO, A TÉCNICA: VISITA À CENTRAL TÉCNICA CHICO GIACCHIERI
A visita educativa à Central Técnica de Produções Chico Giacchieri convida o público a conhecer toda a criatividade, engenhosidade e conhecimento técnico que existe por trás das produções artísticas do Theatro Municipal de São Paulo, a partir de reflexões sobre a memória da Central Técnica Chico Giacchieri, e também sobre suas dimensões técnica, artística e educativa.
A atividade ocupa ambientes externos. Em caso de alterações climáticas, haverá adiamento, e entraremos em contato para fazer o reagendamento.
Não acontece em feriados.
Classificação indicativa: acima de 7 anos
Duração: 1h30
A Central Técnica Chico Giacchieri fica localizada no bairro do Canindé (Rua Paschoal Ranieri, 75)
Estação de metrô mais próxima: Armênia
Chegar com 10 minutos de antecedência ao local
Além das visitas educativas regulares, o Theatro Municipal oferece também visitas temáticas, jogos e contação de histórias, pensados para diversos públicos. As atividades para crianças e suas famílias trazem propostas que incluem jogos e brincadeiras, estimulam a imaginação e ativam o corpo. Há também as atividades para o público geral, que convidam as pessoas a refletirem sobre a relação do Theatro com seu entorno e com a cidade, a partir de questões de caráter social, artístico e patrimonial.
Pedimos atenção ao horário correto de início das visitas, pois o educador começará o percurso no horário planejado.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próxima atividade: 15/3 e 19/4, sábado, às 10h30
Venha escutar histórias, ler poemas, nos belos espaços do Theatro Municipal. As histórias são sobre temas diversos, relacionados aos conteúdos do Theatro, como mitologia, artes, história da cidade entre outros.
Local: Theatro Municipal
Participação livre. Recomendada para crianças de 6 a 12 anos e suas famílias.
Duração: 90 minutos
MÃOS NA MASSA: QUEM FAZ O THEATRO MUNICIPAL?
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próxima visita: 22/3, sábado, às 10h30
Já parou para pensar sobre quantas mãos fazem um espetáculo acontecer no Theatro Municipal? São muitos os trabalhadores envolvidos, das mais diversas áreas e com diferentes tipos de conhecimentos. Na visita “Mãos na massa: quem faz o Theatro Municipal?”, crianças e suas famílias serão convidadas a experimentar o trabalho de algumas dessas pessoas: os artistas! E é lógico, com muita diversão, colocando o corpo em ação dentro de espaços inusitados.
Duração 90 minutos
Classificação recomendada para crianças de 6 a 12 anos e suas famílias
Local: Theatro Municipal
(RE) ENTORNO: UM PERCURSO DE DESCOBERTA DO ENTORNO AO THEATRO MUNICIPAL
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próximas visitas: 29/3 e 26/4, sábados, às 10h
Na visita (Re)Entorno, o público será convidado a caminhar, refletindo coletivamente sobre os movimentos de arte e cultura que pulsam no entorno do Theatro Municipal de São Paulo e marcaram presença no desenvolvimento da cidade. Após o percurso, haverá uma troca sobre a experiência, dentro do Theatro.
Local: Caminhada pelas ruas do entorno do Theatro Municipal
JOGOS E BRINCADEIRAS
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próxima atividade: 12/4, quarta, às 10h30
Jogos e brincadeiras que estimulam o público a experimentar o Theatro e conhecer a sua história de formas diferentes, com muita imaginação.
Duração 90 minutos
Classificação recomendada para crianças de 6 a 12 anos e suas famílias
Local: Theatro Municipal
HISTÓRIA VIVA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS DE INTERPRETAÇÃO
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próxima visita: 5/4, sábado, às 10h30
Venha jogar no Theatro Municipal! Inspirada nos jogos de RPG, a visita História Viva convida o público a assumir diferentes papéis em uma história construída coletivamente no Theatro, tendo como ponto de partida seu evento de inauguração, em 1911. Ao vivenciar tais histórias os visitantes terão a oportunidade de compreender as relações sociais do início do século passado e até mesmo pensar sobre como elas se dão nos dias de hoje. Apesar de o jogo ser baseado em uma história real, com personagens também reais, a imaginação é ponto de partida para a atividade tornando cada encontro uma experiência única.
Duração 120 minutos
Classificação acima de 14 anos
Local: Theatro Municipal
LINHA, FORMA E COR
Reserva de ingressos no dia anterior, a partir das 12h – ACESSE AQUI PARA RESERVAR
Próxima visita: a ser anunciada
Você sabia que no Theatro Municipal acontecem importantes exposições de arte, além das óperas e apresentações musicais? Na visita “Linha, forma e cor”, jogos e brincadeiras estimulam descobertas sobre o Theatro a partir da observação de elementos artísticos das pinturas modernistas.
Duração 90 minutos
Classificação recomendada para crianças de 6 a 12 anos e suas famílias
Local: Theatro Municipal
ALÉM DAS PALAVRAS
Inscrição via e-mail: educacao@theatromunicipal.org.br
Próxima visita: a ser anunciada
Essa visita ao Theatro Municipal, convida o público a descobrir o espaço por uma perspectiva diferente, propondo novos olhares a partir da Língua Brasileira de Sinais.
Com acessibilidade em Libras
Duração 120 minutos
Classificação acima de 10 anos
Local: Theatro Municipal
AVISO:
Nos dias 1, 2, 3, 4, 5 e 8 de março de 2025 não haverá Theatro de Portas Abertas, devido a programação dos blocos no entorno.
Alert: In march, 1, 2, 3, 4, 5 e 8, does not happen.
THEATRO DE PORTAS ABERTAS
Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer sua arquitetura e seus elementos artísticos.
Às terças, as portas ficam abertas das 10h às 16h, e a circulação livre é permitida somente no saguão.
Aos sábados, as portas ficam abertas das 12h às 14h30, para livre circulação do público no saguão, salão nobre, foyer e varanda. Durante o período serão oferecidas diversas atividades para ampliar as possibilidades de experimentações nos espaços.
Horários:
Terças, das 10h às 16h
(permanência até às 17h – circulação somente no saguão)
Sábados, das 12h às 14h30
(permanência até às 15h – circulação no saguão, salão nobre, foyer e varanda)
Atenção: a atividade não acontece em feriados
Classificação livre
Participação livre e gratuita, sem inscrição
EMMSP NO THEATRO DE PORTAS ABERTAS
Concertos didáticos apresentados pelos alunos da Escola Municipal de Música de São Paulo, que acontecem às últimas terças-feiras e sábados do mês.
Agenda dos próximos concertos:
Março: Dias 25/3 (terça), 29/3 (sábado)
Abril: 26/4 (sábado) e 29/4 (terça)
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
Atividades culturais como ateliês abertos, oficinas e encontros que acontecem a partir das propostas selecionadas por meio do edital de residência artística do Núcleo de Educação do Theatro Municipal.
As residências acontecem na Central Técnica Chico Giacchieri, localizada na rua Paschoal Ranieri, nº 75, Canindé, São Paulo/SP.
A estação de metrô mais próxima é a Armênia.
PEQUENAS ÓPERAS
Conheça e experimente os bastidores de uma produção operística, no centro de produção cenotécnica do Theatro Municipal: A Central Técnica Chico Giacchieri.
Durante um ciclo de quatro encontros, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas técnicas de cenografia, figurinos, e iluminação, enquanto recriam em escala reduzida cenas de óperas clássicas como Carmen e A Flauta Mágica.
Utilizando maquetes e bonecos, cada participante vivenciará as etapas do processo criativo que dão vida a um espetáculo de ópera.
Além das oficinas práticas, o projeto promove o encontro Ópera e Memória, conduzido pelos criadores do projeto, Luiz Manuel e Gabriel de Godoy. Os encontros conectam os participantes ao rico acervo histórico do teatro, com reflexões sobre como a tradição e a memória em diálogo com o pensamento contemporâneo moldam a arte.
O projeto terá participação do Estúdio de Ópera da EMMSP.
Participe e descubra os segredos por trás da magia da ópera!
Residência Artística Pequenas Óperas com:
Luiz Manuel e Gabriel de Godoy, concepção e vivência de ópera e memória
Amanda Pilla, figurino
Priscila Soares, cenário
Chico Turbiani, iluminação
Estúdio de Ópera da Escola Municipal de Música de São Paulo, participação na apresentação final
Projeto selecionado por meio do Edital de Residência Artística do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, coordenado pelo Núcleo de Educação.
PRIMEIRO CICLO DE ENCONTROS – MONTANDO A ÓPERA CARMEN
Dia 13/3: cenografia
Dia 20/3: figurinos
Dia 27/3: iluminação
Dia 3/4: encontro sobre a memória da ópera
quintas-feiras, das 13h às 17h
Período de inscrição: de 13/2 até 6/3 – Inscrições encerradas
Dia 8/3: divulgação dos inscritos, feita por e-mail
Local: Central Técnica Chico Giacchieri
SEGUNDO CICLO DE ENCONTROS – MONTANDO A ÓPERA A FLAUTA MÁGICA
Dia 10/4: cenografia
Dia 17/4: figurinos
Dia 24/4: iluminação
Dia 8/5: encontro sobre a memória da ópera
quintas-feiras, das 13h às 17h
Período de inscrição: de 13/3 até 3/4 – ACESSE O FORMULÁRIO AQUI
Dia 5/4: divulgação dos inscritos, feita por e-mail
Orientações gerais sobre os ciclos:
Classificação acima de 16 anos
20 vagas
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição
Local: Central Técnica Chico Giacchieri
PEQUENAS ÓPERAS – APRESENTAÇÃO DAS ÓPERAS MONTADAS
Dia 15/5, das 13h às 17h
Local: Central Técnica Chico Giacchieri
Com participação do Estúdio de Ópera da EMMSP
Participação livre e gratuita
Os ateliês abertos são espaços de troca de saberes, de criação e de autonomia, onde o público participa de experiências artísticas a partir de propostas formativas, com orientação de artistas educadores especialistas. As propostas partem das linguagens artísticas que fazem parte do repertório do Theatro Municipal.
DOBRAS, PICOTES E DESDOBRAMENTOS
Arte tridimensional em papel com Ateliê Libélula – Liana Yuri e Maroca Sampaio
Experimentação com PAPER-CUTTING (cortando papéis)
dias 11, 18, 25/ 3 e 1/4
A partir de técnicas de dobra e recorte do papel e da técnica japonesa do kiri-ê serão realizadas criações gráficas de desenhos e formas que têm como inspiração o universo do Theatro Municipal e o espaço em que este se encontra na cidade de São Paulo.
Criando CARIMBOS artesanais
dias 8, 15, 22 e 29/4
A partir de técnicas artesanais e princípios de gravura criaremos carimbos – com auxílio de goivas e outras ferramentas experimentais – realizando criações gráficas, que têm como inspiração o universo do Theatro Municipal e o espaço em que este se encontra na cidade de São Paulo, de modo a compor coletivamente uma gramática-visual do ateliê de PAPEL.
O ateliê LIBÉLULA é um espaço-convite para a apropriação de múltiplas linguagens através da experimentação artística e do encontro. Desenvolve ações desde 2014.
Como participar:
Agenda:
Experimentação com PAPER-CUTTING (cortando papéis): dias 11, 18, 25/ 3 e 1/4
Criando CARIMBOS artesanais: dias 8, 15, 22 e 29/4
Acontece todas as terças-feiras, em dois horários: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h (exceto feriados)
Local: Praças das Artes – Sala de Exposições
Participação livre e gratuita
Número de vagas: 35
Oferecemos todo o material necessário para os encontros
Os encontros são independentes
Não há necessidade de inscrição*
*Apenas em caso de grupos com até 30 pessoas, é necessário agendar pelo e-mail: ateliesabertoseducacao@theatromunicipal.org.br (agendamento para grupos participarem na sessão das 14h às 17h)
REPERTÓRIO DAS MÃOS
Artes Têxteis com Ateliê Vivo – Ana Carolina Cherubini, Andrea Guerra Arradi, Flávia Lobo de Felício e Gabriela Cherubini
Encontros semanais independentes de experimentação de técnicas como desenho, tecelagem manual, estamparia, mola, bordado, renda e colagem têxtil. Os participantes entram em contato com noções de composição de tecidos, usando a criatividade, experimentando fios, cores e texturas em diferentes superfícies. Os encontros são conduzidos pelo Ateliê Vivo, um coletivo independente que incentiva a partilha de experiências a partir da autonomia do fazer manual.
Como participar:
A partir de 12 de março até 30 de abril – Acontece todas as quartas-feiras, em dois horários: das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30 (exceto feriados)
Local: Praças das Artes – Sala de Exposições
Participação livre e gratuita
Número de vagas: 35
Não há necessidade de inscrição
Oferecemos todo o material necessário para os encontros
Os encontros são independentes
ATELIÊS ABERTOS COM JAMAC
No Ateliê Aberto serão criadas bandeiras a partir da técnica do estêncil sobre tecido, que serão instaladas em diferentes espaços da Central Técnica Chico Giacchieri, estimulando o olhar e a reflexão de quem passa por ali. O projeto parte de histórias e memórias de ofícios, técnicas e aprendizados, que serão disparadores da criação e montagem coletiva das bandeiras. A proposta busca repensar a arte como uma prática coletiva, cotidiana e acessível, e não exclusiva para especialistas ou restrita a determinados espaços. A escolha do estêncil como técnica se deu pois utiliza ferramentas simples e acessíveis que valorizam o trabalho manual e a criação coletiva. O projeto também se articula com as comunidades vizinhas, convidando coletivos e instituições do bairro para participarem das atividades e ocuparem a Central Técnica com sua riqueza cultural.
O Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC) é um espaço cultural localizado na zona sul de São Paulo, criado em 2004 pela artista plástica Mônica Nador e gerido coletivamente por um grupo de artistas e educadoras. Com o objetivo de promover processos formativos que aproximem arte e vida, estética e política, o JAMAC atua como um catalisador de práticas artísticas e sociais que dialogam com diferentes territórios e públicos.
Classificação recomendada para público acima de 7 anos
Local: Central Técnica Chico Giacchieri
AGENDA PARA PÚBLICO GERAL
Abril
Dias 2, 9,16, 23 e 30, quartas, das 13h às 15h30
Maio
Dias 7, 14, 21, quartas, das 13h às 15h30
Participação livre, sem inscrição
AGENDA PARA ESCOLAS
Abril
Dias 2, 9,16, 23 e 30, quartas, das 10h às 12h
Maio
Dias 7, 14 e 21, quartas, das 10h às 12h
Necessário agendamento para escolas através do e-mail: centraltecnicaeducacao@theatromunicipal.org.br