Até o começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera.
Somente a partir da década de 1920 uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje.
A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidú Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura de Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte regida pelo compositor, Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.
Estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi e John Neschling.
Roberto Minczuk é o atual regente da Orquestra Sinfônica Municipal – OSM.
Roberto Minczuk
Roberto Minczuk nasceu em São Paulo, e começou a estudar música com o pai aos 6 anos de idade. Aos 9, ingressou como trompista na Escola Municipal de Música de São Paulo e, com 10 anos, fez sua estreia como solista no Theatro Municipal de São Paulo. Aos 13 anos, foi contratado por Isaac Karabtchevsky em concurso público para ser 1a. trompa do Theatro Municipal de São Paulo, em 1981.
Mudou-se para Nova York aos 14 anos com bolsa de estudos, e se formou na Juilliard School of Music. Como solista, fez sua estreia no Carnegie Hall aos 17 anos. Aos 20, tornou-se membro da Orquestra Gewandhaus de Leipzig na Alemanha.
Regeu com grande sucesso a estreia internacional da Osesp em Lima (Peru), assim como a estreia europeia da Osesp em Nuremberg, na Alemanha. Seu registro integral das Bachianas Brasileiras com a Osesp foi escolhido pela Gramophone como gravação referência.
Dentre as óperas que regeu destacam-se Fidelio, La Bohème, Tosca, Carmina Burana, Don Giovanni, La Cenerentola, Mozart e Salieri, L’Infideltà delusa, O Morcego, A Queda da Casa de Usher, Os Sete Pecados Capitais, O Voo de Lindbergh, Oedipus Rex. Minczuk destaca-se ainda pelas inúmeras apresentações ao ar livre nos Concertos do Parque Ibirapuera, Projeto Aquarius, Festival Rock in Rio e ao reger música clássica em programas de grande audiência da TV.
Regeu muitos dos mais importantes artistas internacionais como Dame Kiri Te Kanawa, Plácido Domingo, Kathleen Battle, Ben Heppner, Mealha Brueggergosman, Jennifer Larmore, Audra MacDonald, Joshua Bell, Rebecca Brown, João Carlos Martins, Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Pinchas Zukerman, Gil Shaham, HélèneGrimaud, Maria João Pires, Alexander Toradze, Ivo Pogorelich, Jean-Louis Steuerman, Manuel Barrueco, Johannes Moser, Sol Gabetta, Julia Fisher, Maxim Vengerov, Emmanuel Pahud, Albrecht Mayer. Também colaborou com grandes artistas e conjuntos da MPB como Caetano Veloso, Gal Costa, Milton Nascimento, Djavan, Toquinho, Luciana Souza, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan, Yamandú Costa, Hamilton de Hollanda, Luiza Possi, Vanessa da Mata, Lenine, Alcione, Roberta Sá, Tiago Abravanel, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Capital Inicial, Rogério Flausino, Pity e Banda Mantiqueira.
Minczuk recebeu a Ordem do Ipiranga do Governo do Estado de SP,a Medalha Pedro Ernesto como Cidadão Honorário do Rio de Janeiro assim como a Cidadania Honorária de Ribeirão Preto e de Calgary, no Canadá.
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Regente titular
Roberto Minczuk
Regente Assistente
Alessandro Sangiorgi
Primeiros-violinos
Pablo de León (spalla)*
Alejandro Aldana (spalla)*
Martin Tuksa
Adriano Mello
Edgar Leite
Fabian Figueiredo
Fábio Brucoli
Fernando Travassos
Francisco Krug
Heitor Fujinami
John Spindler
Liliana Chiriac
Paulo Calligopoulos
Rafael Bion Loro
Segundos-violinos
Andréa Campos*
Maria Fernanda Krug*
Roberto Faria Lopes
Wellington Rebouças
Alexandre Pinatto de Moura
André Luccas
Djavan Caetano
Evelyn Carmo
Fábio Chamma
Helena Piccazio
Mizael da Silva Júnior
Oxana Dragos
Renato Marins Yokota
Ricardo Bem-Haja
Ugo Kageyama
Violas
Alexandre de León*
Silvio Catto*
Abrahão Saraiva
Adriana Schincariol
Bruno de Luna
Eduardo Cordeiro
Eric Schafer Licciardi
Jessica Wyatt
Lianna Dugan
Pedro Visockas
Roberta Marcinkowski
Tiago Vieira
Violoncelos
Mauro Brucoli*
Raïff Dantas Barreto*
Mariana Amaral
Moisés Ferreira
Alberto Kanji
Cristina Manescu
Joel de Souza
Teresa Catto
Contrabaixos
Brian Fountain*
Taís Gomes*
Adriano Costa Chaves
Sanderson Cortez Paz
André Teruo
Miguel Dombrowski
Vinicius Paranhos
Walter Müller
Flautas
Marcelo Barboza*
Renan Mendes*
Andrea Vilella
Cristina Poles
Jean Arthur Medeiros
Oboés
Alexandre Ficarelli*
Rodrigo Nagamori*
Marcos Mincov
Rodolfo Hatakeyama
Clarinetes
Camila Barrientos Ossio*
Tiago Francisco Naguel*
Diogo Maia Santos
Domingos Elias
Marta Vidigal
Fagotes
Matthew Taylor*
Marcos Fokin*
Facundo Cantero
Marcelo Toni
Renato Perez
Trompas
André Ficarelli*
Thiago Ariel*
Daniel Filho
Eric Gomes da Silva
Rafael Fróes
Rogério Martinez
Vagner Rebouças
Trompetes
Fernando Lopez*
Marcos Motta*
Breno Fleury
Eduardo Madeira
Thiago Araújo
Trombones
Eduardo Machado*
Raphael Campos da Paixão**
Hugo Ksenhuk
Luiz Cruz
Marim Meira
Tuba
Luiz Serralheiro*
Harpa
Jennifer Campbell*
Paola Baron*
Piano
Cecília Moita*
Percussão
Marcelo Camargo*
César Simão
Magno Bissoli
Sérgio Ricardo Silva Coutinho
Thiago Lamattina
Tímpanos
Danilo Valle*
Márcia Fernandes*
* Chefe de naipe
** Músico convidado
Coordenadora Administrativa
Mariana Bonzanini
Equipe Administrativa
Gabriel Cardoso Vieira
Priscila Campos
Assistente Administrativa
Simone Hozawa
Inspetor
Carlos Nunes
O interessado em integrar a Orquestra Sinfônica Municipal deve participar das audições promovidas regularmente pelo Theatro Municipal.
Nesta página você encontra as informações atualizadas sobre as audições da OSM.
No momento não há audições previstas.
_________________________________________________________
A Orquestra Sinfônica Municipal encerrou o processo seletivo para violino, viola, flauta, fagote, oboé, trompa e trombone. As inscrições foram realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro. As audições foram realizadas em novembro de 2018, no Theatro Municipal de São Paulo.