Theatro Municipal
04/08/2024 • 11h
[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]
Nesse programa, regido por Leonardo Labrada, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta Sinfonia n° 7 em Ré menor, Op. 70, de Antonín Dvořák, e La mer, de Claude Debussy.
Composta entre 1903 e 1905, La mer, do francês Claude Debussy, é um belíssimo poema sinfônico. Paul Roberts, em sua biografia de Debussy, afirma que La Mer não é “apenas uma evocação impressionista do mar, uma trêmula luz de superfície; a obra é uma transmutação das reações complexas do subconsciente humano ao mar, obtida através de e dentro da verdadeira essência do material musical. Como artista, Debussy apreende a experiência – a ânsia, o medo, o deleite, as antiquíssimas reações – e a elabora em seu próprio meio. Nesse sentido, La Mer, em vez de ser um afastamento da música como simbolismo, conforme alguns comentadores sugeriram, é uma exploração ainda mais profunda desse conceito”.
Na década de 1880, Dvořák consegue grande reconhecimento em Londres e, consequentemente, a encomenda da Sinfonia nº 7. Essa obra é, além do ápice da escrita sinfônica do compositor, um ato político. Com uma grande carga dramática e estrutura complexa, a sinfonia é um exemplo do poder da arte nas nossas vidas: ante o caos do mundo, a ordem da criação artística, um reunir de forças pela esperança de uma nova vida que viria com o reconhecimento por essa sinfonia.
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Leonardo Labrada, regência
Programa
CLAUDE DEBUSSY
La mer (25′)
ANTONÍN DVOŘÁK
Sinfonia n° 7 em Ré menor, Op. 70 (40′)
Duração aproximada 60 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Ingresso de R$12,00 a R$33,00 (inteira)
Antes de participar deste concerto, consulte a classificação indicativa e recomendações disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programa sujeito a alteração