Programação, temporada 2023

Orquestra Experimental de Repertório apresenta “Sinfonias Fantásticas VII”

Theatro Municipal

04/09/2022 • 11h

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

Sinfonia é uma palavra de origem grega que significa “todos os sons juntos”. Ela designa um gênero, uma forma musical que teve suas origens no período barroco e atravessou os séculos, expandindo seus horizontes e sugerindo novas maneiras de se organizar “todos os sons juntos”. Beethoven foi a semente desse processo evolutivo, que resultou, por exemplo, na incorporação da voz humana à sinfonia, antevendo as possibilidades que o romantismo começaria a nos mostrar, com Gustav Mahler e outros criadores.

Quando decidi dar o nome de “Sinfonias Fantásticas” à série que a Orquestra Experimental de Repertório irá abordar em seus concertos, na temporada de 2022, pensei na palavra “fantástica” no sentido de dimensionar as extraordinárias possibilidades expressivas desse gênero. Ao programar, por exemplo, a Sinfonia Popular nº1, de Radamés Gnattali, em uma série que também traz a Primeira Sinfonia, de Gustav Mahler, faço um convite ao ouvinte para percorrer um universo sonoro e expressivo de largas possibilidades. É claro que no título da série também está subentendido a uma referência, uma homenagem à Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz, embora essa obra não esteja programada para a temporada de 2022.

O terreno é fértil e muitas são as possibilidades. O caminho está só começando. Bons concertos a todos!

Sinfonias Fantásticas VII

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Jamil Maluf, regente
Pablo Rossi, piano

Programa

PREMÊ arr. NELSON AYRES
São Paulo São Paulo (4’)

GEORGE GERSHWIN
Concerto para Piano em Fá maior (31’)

ANTONIN DVORÁK
Sinfonia nº 9, Op. 95 em Ré menor (40’)

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Duração 75 minutos
Classificação livre
Ingressos R$ 10,00 a R$ 30,00

Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.