Programação, temporada 2024

Cantata: André Mehmari e Coral Paulistano

Theatro Municipal

17/09/2022 • 17h18/09/2022 • 17h

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

Composição inédita de André Mehmari, escrita em nove partes para coro, clarinete e piano; sobre os textos de Cruz e Sousa, poeta simbolista brasileiro (1861-1898).
Sobre a criação desta Cantata, André Mehmari enuncia que esta é sua maior incursão pelo território coral até o momento. Movimentos intimistas mais camerísticos que enfocam solistas vocais se alternam a momentos onde a escrita coral é mais densa. A parte do piano  é muito mais de apoio ao coro do que propriamente um solista, mas algumas liberdades criativas são a ele permitidas, como no contínuo de uma peça barroca. A clarineta generosa em sua tessitura e gama dinâmica e riqueza sonora, passeia e sobrevoa todo  discurso musical, fazendo comentários complementares  como uma supervoz extra coro, expandindo sua paleta de cores e gestos. Considerado o precursor do simbolismo no Brasil, o poeta Cruz e Sousa nasceu de escravos alforriados na atual Florianópolis e teve uma educação privilegiada, demonstrando  desde cedo um talento para as letras. Sua obra inspirou e forneceu a André Mehmari os mais variados afetos, além de um rico elenco de sonoras musicalidades evidentes em seu texto.
Complementa o programa The Rainbow Rose, sobre poema de Emily Dickinson, uma obra que se aproxima do madrigal moderno para coro e piano. Novamente o piano cumpre o papel de suporte e apoio à trama vocal que espelha o texto imaginativo e livre de Dickison.

CORAL PAULISTANO

Maíra Ferreira, regência
André Mehmari, piano
Paula Pires, clarinete
Aymée Wentz, soprano
Marcus Loureiro, tenor
Xavier Silva, baixo (concerto 17/9)
Marcelo Santos, baixo (concerto 18/9)

Programa
ANDRÉ MEHMARI
Cantata sobre poemas de Cruz e Sousa para coro SATB, piano e clarineta (50′)
I. Anima Mea
II. Na Luz
III. Voz Fugitiva
IV.
Acrobata da Dor
V. Velho
VI. Aparição
VII. Coração Confiante
VIII. Inefável
IX. Livre: Asas Abertas

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Classificação livre
Duração aproximadamente 50 minutos
Ingressos R$ 10,00 a R$ 30,00 (inteira)

Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.