Eventos


Escola de Dança de São Paulo

Um olhar amplo e inovador para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho

Há mais de 78 anos a Escola de Dança de São Paulo é o principal centro de ensino de dança do município de São Paulo, com cursos gratuitos oferecidos a crianças, jovens e adultos.

Fundada em 1940 como Escola Experimental de Dança Clássica, sob a direção de Vaslav Veltchek, a escola pretendia formar bailarinos amadores para suprir os bailados das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras em suas temporadas na cidade. Três anos após a criação, pela necessidade de um espaço maior para aulas e ensaios, a escola se mudou para um novo endereço nos Baixos do Viaduto do Chá, já como Escola Municipal de Bailado.

Em maio de 2011, sob a coordenação de Susana Yamauchi, passou a se chamar Escola de Dança de São Paulo e teve sua sede transferida para a Praça das Artes. Em agosto de 2017 a Escola de Dança de São Paulo, fica sob a coordenação de Priscilla Yokoi. A partir de Setembro de 2019, assume a coordenação da Escola de Dança de São Paulo o renomado bailarino e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni.

Atualmente a Escola atende mais de 1.000 alunos vinculados a uma ampla proposta curricular. No Programa de Formação em Dança, o aluno desenvolve sua vocação artística e técnica, através das quatorze disciplinas distribuídas ao longo de nove anos de formação, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional. A escola também oferece diversos cursos livres para adultos, ministrados pelo mesmo corpo docente e com menor duração (10 meses).

Indo muito além das bases teóricas e práticas em sala de aula, a Escola de Dança de São Paulo promove apresentações onde os alunos têm a oportunidade de crescer artisticamente em mostras, espetáculos e aulas abertas em espaços públicos.

**Para se tornar um aluno da Escola de Dança, é necessário passar pelos Processos Seletivos que são divulgados e realizados anualmente através dos editais.

 

Processo Seletivo 2020

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP), por meio da Escola de Dança de São Paulo, abre o Processo Seletivo 2020 para o Programa de Formação em Dança.

Edital

Manual do Candidato

Formulário de Inscrição

Com a intenção de oferecer uma formação ampla e qualificada, a Escola de Dança de São Paulo apresenta o Programa de Formação desenvolvido nos ciclos: Fundamental, Intermediário e Profissionalizante. O curso pretende proporcionar ao aluno o aprendizado dos fundamentos técnicos da dança, desenvolvimento da capacidade criativa, de pesquisa e de apreciação crítica para futuro desempenho profissional como intérpretes da dança.

Cursos Livres > Praça das Artes

Oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para bailarinos profissionais.

Os Cursos Livres da Escola de Dança de São Paulo – Praça das Artes/ 2019 têm como objetivo principal oferecer oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico aos bailarinos profissionais. As aulas dos Cursos Livres serão ministradas gratuitamente nas dependências da Escola de Dança de São Paulo durante o período de 11 de março a 28 de junho de 2019, para o primeiro semestre; e 05 de agosto a 29 de novembro de 2019, para o segundo semestre. As inscrições foram encerradas às 10:00 do dia 11 de Fevereiro de 2019 para os Cursos Livres para Adultos – Praça das Artes, Práticas do Ensino da Dança e Básico Primário.A Escola de Dança de São Paulo através do Curso Livre Infantil 2019 tem a intenção de oferecer aulas de Iniciação ao Ballet Clássico para crianças de 6 e 7 anos de idade. Esse curso pretende proporcionar o aprendizado técnico e artístico por meio de aulas de Ballet Clássico. As inscrições serão do dia 18 de março até as 10h do dia 28 de março. As aulas serão ministradas gratuitamente nas dependências da Praça das Artes (Avenida São João, 281 – 4º andar – Praça das Artes), de segunda e quarta-feira das 9h às 10h15, durante o período do 1º semestre: 22 de Abril a 28 de junho de 2019, e 2º semestre- 05 de agosto a 29 de novembro de 2019.

Cursos Livres > Centro Cultural Cultural Santo Amaro

Oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para interessados em dança.

Cursos Livres Escola de Dança de São Paulo – Centro Cultural Santo Amaro
Com a intenção de oferecer ensino, aperfeiçoamento técnico e artístico aos interessados em dança, a Escola de Dança de São Paulo – Unidade Zona Sul – Centro Cultural Santo Amaro apresenta os Cursos Livres para Crianças, Adolescentes e Adultos. As aulas dos Cursos Livres serão ministradas gratuitamente nas dependências do Centro Cultural Santo Amaro, durante o período do 1º semestre: 20 de março a 28 de junho de 2019 – 2º semestre: 05 de agosto a 29 de novembro de 2019.

Saiu a lista dos candidatos deferidos para os Cursos Livres de Santo Amaro.

 

Equipe e Professores

Coordenador Artístico

  • Luiz Fernando Bongiovanni

Assistente Artística

Cristiana Feliciano De Souza
Felipe Camaroto
Guilherme De Oliveira

Assistente Administrativa

Benedita Aparecida Pinto
Sueli Ramos Ayres Pereira

Auxiliar Artística

Talita Cardeal Ferreira Da Silva
Luciana Inagaki Rizzo

Equipe

Alexandre Fernandes
Ana Carolina Faustino Gouveia
Armando Luiz Aurich
Beatriz Hack Canabal
Carlos Augusto Menezes
Christiana Sarasidou Johnson
Claudia Maria Costa Padilha
Cristina Carneiro
Cristina Mayumi Vellucci Shimizu
Denis Henrique Da Silva Duarte
Emanuele Artieri De Souza
Flavio Bezerra De Lima
Flora Mariano Gomes Costa
Greice Cristina De Oliveira Kerche Silva
Guivalde De Almeida Bononi
Gustavo Lopes Leite
Igor Ribeiro Lopes
Ilson Odair Helvécio
Iryna Kosareva
Janine Almeida Sousa De Freitas
João Felipe Pereira da Silva
José Maria Vasquez
Joseph Gonçalves Do Carmo Lopes
Kerson Formis Pedrosa
Leticia Olivetti Ferreira Tadros
Liliane De Grammont Cabral
Maria Virginia Abbud Hajjar
Mauro Rodrigues Silva
Murilo Bezerra Magdaleno
Nicole Ikawa De Almeida
Nilton De Ramos
Nilza Maria Fernandes Peres
Rosely Chamma
Silvana Aparecida Franzoi
Silvana De Jesus Santos
Tamires Kamisaka De Melo
Thais De Assis Silva
Wagner Dos Santos Silva
Welton Luis De Almeida Nascimbene
Wirley Maria Sampaio Francini
Yeda Branco Portero Peres

Monitora

  • Luana Oliveira

Auxiliares de Disciplina

  • Doroti Machado
  • Gabriele Barbosa Gusmão

Estagiários

Adriene Moreira
Andressa Batista de Souza
Ariane di Marzio Santos
Dayane Conceição da Silva
Jessica Dantas de Araujo
Kelly Cristina Lobo da Silva
Marcela Rodrigues da Silva
Maria Giovanna de Souza Mendes Martins

Escola de Dança de São Paulo

Praça das Artes
Av. São João, 281 > 4° e 5° andares
+55 11 4571 0482
escoladedanca@prefeitura.sp.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
SEG > SEX (exceto feriados) – das 8h às 21h
SÁB – das 8h às 16h