Coro Infantil da OSESP, o Coral do Grupo Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam em 19 de agosto, às 16h30
O Festival de Coros Infantis ocorre em 19 de agosto, às 16h30, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. Com abertura do Coral Paulistano, sob a regência da maestrina Naomi Munakata, o festival reúne três grupos de jovens cantores: o Coro Infantil da OSESP, o Coral do Grupo Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli para interpretar canções folclóricas, composições brasileiras, obras sacras e músicas tradicionais de diversas partes do mundo.
Com a regência de Teruo Yoshida, o Coro Infantil da OSESP, acompanhado por Daniel Gonçalves no piano, interpreta canções búlgaras e uma seleção de composições de diversos países que incluem México, Itália e Áustria.
O Coral do Grupo Primavera de Campinas, sob a regência da maestrina Luciana Vieira, conta com Rafael Granado na percussão para executar músicas de temática africana, uma canção tradicional inglesa e composições de Milton Nascimento, Tom Jobim e Luis Bonfá, Marisa Monte, Fabrício de Gambogi e Gisele de Santi.
Encerra o concerto o Coral da Gente do Instituto Baccarelli, com a regência e direção musical de Silmara Drezza, que, acompanhado da pianista Juliana Ripke, da percussionista Maryana Cavalcanti e do baterista Pelé Nascimento, cantam temas sacros e as brasileiras Dança Pé, de Mário Gil e Rodolfo Stroeter; Maracatu, nação do amor (April child), de Moacir Santos, e Sebastiana, de Jackson do Pandeiro.
Oficinas
Além das apresentações dos coros infantis, também estão sendo preparadas duas oficinas gratuitas voltadas para regentes de coro infantil e infantojuvenil, professores de música, estudantes de regência, estudantes de educação musical e estudantes de canto. As atividades acontecem no dia 18 de agosto na sala de ensaio do Coral Paulistano no Theatro Municipal de São Paulo. Ao todo são 40 vagas por curso.
No período da manhã, das 10h às 12h30, a maestrina Maíra Ferreira, regente-assistente do Coral Paulistano, trata do tema técnica vocal para coro infantojuvenil. O conteúdo baseia-se no método desenvolvido pelo regente norte-americano Henry Leck, cujo trabalho com coros infantis é de grande relevância no meio coral.
Após o almoço, das 14h às 16h30, a pianista e professora do Instituto Baccarelli, Juliana Ripke, faz uma oficina sobre elaboração de arranjos para coro infantojuvenil, abordando aspectos como a escolha de repertório, estilo, tessitura vocal, harmonia, melodia, textura, e mesmo a aplicação e adaptação de ritmos brasileiros.
Um grupo do Coral Paulistano dará suporte aos participantes e, ao final, será realizada uma apresentação interna, com o envolvimento de todos, aproveitando o conteúdo adquirido.
As inscrições são feitas por meio do preenchimento de um formulário disponível no site do Theatro Municipal de São Paulo. Clique aqui para se inscrever!
Coral Paulistano
Em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. O então diretor do Departamento Municipal de Cultura queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época e o grupo foi um dos muitos desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 1922.
Atualmente, o Coral Paulistano tem, como regente titular, a maestrina Naomi Munakata e, como regente assistente, a maestrina Maíra Ferreira. O grupo integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
Coro Infantil da OSESP
Sob orientação e regência do maestro Teruo Yoshida, o grupo reúne meninos e meninas, com idade entre 8 e 15 anos, em sua maioria sem formação musical anterior, para aulas de solfejo, percepção musical, técnica vocal, além de contato com outros idiomas e oportunidade de se apresentar ao lado da Osesp na Sala São Paulo, em grandes obras do repertório coral-sinfônico.
Coral do Grupo Primavera de Campinas
O Coral é uma das atividades desenvolvidas pelo Grupo Primavera que é uma Organização Não-Governamental que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas (SP), para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. A entidade – fundada em 1981 – atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.
Coral da Gente do Instituto Baccarelli
O grupo conta com turmas de diferentes níveis e alunos a partir dos 8 anos, oferece aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical, compondo uma base para a formação de jovens cantores. Ministradas por professores qualificados e com um repertório diversificado, os corais já realizaram apresentações com grandes artistas nacionais e internacionais.
Festival de Coros Infantis
Abertura
Coral Paulistano
Naomi Munakata, regente
Belo Belo | R. Miranda
Suíte Nordestina | R. Miranda
Coro Infantil da OSESP
Teruo Yoshida, regente
Daniel Gonçalves, piano
Canções Búlgaras (Tradução – Humberto Eitikawai)
O Bosque do Inverno | A. Raichev
Canção da Amizade | M. Hristov
Boa Noite | G. Avgarski
Radi na Radka Dumashe | Folclore Bulgaro (arr. Filip Kutev)
Canções de vários países
Maria Costurar | Folclore Austríaco (arr. Teruo Yoshida)
Chapanécas | Anônimo mexicano (arr. Shoji Wakamatsu)
Ao Findar de mais um dia | Anônimo francês (arr. Naohiko Terajima)
Chegada de Verão | Cânone inglês do século XIII
Santa Lucia | Anônimo italiano (arr. Hiroshi Aoshima)
Coral do Grupo Primavera de Campinas
Luciana Vieira, regente
Rafael Granado, percussão
Juliana Couto, diretora cênica
Sandra Zuliani, coordenadora
Vent du matin | Canon francês
Scarborough fair | Canção tradicional Inglesa (arr. Fernando Zuben)
Tambores de Mina | Músicas de temática africana
Vilarejo | M. Monte (adap. Luciana Vieira e arr. Patricia Costa)
Do lado | F. De Gambogi e G. De Santi (arr. Patricia Costa)
Benke | M. Nascimento (arr. Samuel Kerr)
Correnteza | T. Jobim e L. Bonfá (adap. Claudia Queiroz e arr. Patricia Costa)
Coral da Gente do Instituto Baccarelli
Silmara Drezza, regente e diretora musical
Lucas Migliorini, diretor Cênico
Juliana Ripke, pianista
Maryana Cavalcanti, percussão
Pelé Nascimento, bateria
Veni Sancte Spiritus | A. Ramsey
Songs of Sanctuary: Adiemus | K. Jenkins
Dança Pé | M. Gil e R. Stroeter
Maracatú, nação do amor (April child) | M. Santos
Sebastiana | J. do Pandeiro
Sinopse: O Coro Infantil da OSESP o Coral Primavera de Campinas e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam no Festival de Coros Infantis no Theatro Municipal de São Paulo. O concerto tem abertura do Coral Paulistano, com regência da maestrina Naomi Munakata.
Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Data: Domingo, 19/8, 16h30.
Duração: aprox. 80 min.
Classificação indicativa: livre (indicado para maiores de 7 anos)
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)