Concertos serão em 8 e 29 de abril no Theatro Municipal e, dia 14, na Sala do Conservatório na Praça das Artes.
A Orquestra Experimental de Repertório (OER), dentro da série Grandes Sinfonias – composta por sete concertos de importantes obras sinfônicas de diferentes períodos, de compositores brasileiros e estrangeiros – realiza dois espetáculos no Theatro Municipal em abril. E ainda faz uma apresentação de camerata na Sala do Conservatório, na Praça das Artes.
No dia 8, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal sob a regência de Lutero Rodrigues, a OER executa uma das mais impressionantes obras do período romântico brasileiro, a Sinfonia op. 43, de Henrique Oswald. Nascido no Rio de Janeiro, Oswald foi um dos mais importantes compositores brasileiros do fim do século XIX e do começo do século XX.
O regente assistente Thiago Tavares vai à Sala do Conservatório em 14 de abril para comandar a apresentação de Camerata da OER que tem, no programa, Valsa Triste de “Kuolema”, op. 44 nº 1 e Pelléas et Mélisande, op. 46, de Jan Sibelius, e Idílio de Siegfried, WWV 103, de Richard Wagner.
Já no fim do mês, em 29 de abril, de volta ao Theatro Municipal, com o maestro titular Jamil Maluf à frente da OER, o destaque do concerto será a apresentação da Sinfonia nº 9, em mi bemol maior, Op. 70, de Dmitri Shostakovich. Composta em 1945, a obra foi originalmente destinada à celebração da vitória russa sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Orquestra Experimental de Repertório
A Orquestra Experimental de Repertório (OER) foi criada em 1990 a partir de um projeto do Maestro Jamil Maluf, e oficializada pela Lei 11.227, de 1992.
A OER tem por objetivos a formação de profissionais de orquestra da mais alta qualidade, a difusão de um repertório abrangente e diversificado, que mostre o extenso alcance da arte sinfônica, bem como a formação de plateias.
Suas várias séries de concertos com renomadas estrelas da música erudita e popular, bem como suas montagens de óperas, balés e gravações para TV, compõem uma programação que, há vários anos, vem conquistando público e crítica.
Entre os vários prêmios que recebeu está o Prêmio Carlos Gomes, como destaque de música erudita.
De 2014 a 2016, a OER foi dirigida pelo Maestro Carlos Moreno, e voltou a ter o Maestro Jamil Maluf como seu Regente Titular a partir de 2017, com o Maestro Thiago Tavares como Regente Associado.
Serviço
Orquestra Experimental de Repertório
Série Grandes Sinfonias – II
Concerto para Violão
HEITOR VILLA-LOBOS
Sinfonia op.43
HENRIQUE OSWALD
Ulisses Coutinho Amaral – revisão crítica da sinfonia
Fabio Zanon – solista (violão)
Lutero Rodrigues – regente
Domingo, 8/4, 12h. 90 min.
Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Camerata da Orquestra Experimental de Repertório
Valsa Triste de “Kuolema”, op. 44 nº 1
JAN SIBELIUS
Pelléas et Mélisande, op. 46
JAN SIBELIUS
Idílio de Siegfried, WWV 103
RICHARD WAGNER
Thiago Tavares – regente
Sábado, 14/4, 17h. 53 min.
Praça das Artes – Sala do Conservatório
Série Grandes Sinfonias – III
Sinfonia nº 9 , op.70, em mi bemol maior Sinfonia nº 9 , op.70, em mi bemol maior
DMITRI SHOSTAKOVICH
Concerto para Piano n.2, op.18, em dó menor
SERGEI RACHMANINOFF
Cristian Budu – piano
Jamil Maluf – regente
Domingo, 29/4, 12h. 90 min.
Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo, SP
Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro
Ingressos: R$ 10 a R$ 30
Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br
Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.