Logo do Theatro Municipal

Coro Lírico Municipal de São Paulo interpreta Valsas de Brahms em concerto cênico

Parte dois do espetáculo Do Sagrado ao Profano reúne o grupo octogenário do Theatro Municipal, a atriz Chica Portugal e os pianistas Marcos Aragoni e Anderson Brenner, nos dias 24 e 25/9, e os ingressos custam até R$ 40. Foto: Stig de Lavor

O Coro Lírico, um dos seis grupos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo, retorna ao palco no próximo fim de semana para interpretar o ciclo completo das “valsas de amor”, como diz o título da obra LiebesliederWalzer, Op .52 (1869), do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897). O tradicional grupo de canto lírico paulistano se apresenta nos dias 24 e 25 de setembro. Na sexta-feira, o concerto ocorre às 19h e no sábado, mais cedo, às 17h. Os ingressos estão esgotados.

No programa, que traz “a música singela e despretensiosa” de Brahms,ao mesmo tempo que “expressa uma paixão ardente e cheia de sensualidade, mas ao final frustrada”, segundo a professora de canto da Unesp Joana Mariz, o Coro Lírico estará sob a regência de seu maestro assistente Sergio Wernec e na companhia dos pianistas Marcos Aragoni e Anderson Brenner. O concerto cênico terá direção de Julianna Santos e participação da atriz Chica Portugal.

LiebesliederWalzer foi composta sobre a coleção “Polydora”, do poeta e filósofo Georg Friedrich Daumer (1800-1875), criação elaborada a partir de traduções ou imitações de textos poloneses e russos. A obra é marcada pelo equilíbrio de forças aparentemente opostas, que, sob a ótica dialética do pensamento romântico, se mostram complementares. Especula-se que a motivação de Brahms para esta composição partiu do amor não correspondido pela pianista Clara Schumann, casada com Robert Schumann, o que pode em medida explicar o que não precisa ser explicado: a genialidade de Brahms.

Esta coleção de valsas originalmente escritas para quarteto vocal solista e piano a quatro mãos, no intuito inicial de serem tocadas em casa por músicos amadores, estreou em 1870 com a própria Clara ao piano, e alcançou extremo sucesso. Brahms logo escreveu, a pedidos, versões para coro e orquestra, coro e piano e até uma versão inteiramente instrumental.

As apresentações presenciais no Complexo Theatro Municipal de São Paulo, abertas ao público, estão sendo realizadas com capacidade reduzida de até 30% da casa como medida a garantir a segurança das pessoas e o distanciamento entre os assentos. Para assistir às apresentações dos grupos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo, é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados no Manual do Espectador, disponível aqui.

 

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Atenção para os prazos para rematrícula, data de início das
Aos domingos, ao meio-dia, um programa para toda a família

Theatro Municipal de São Paulo