Classificação:
a ser anunciada
Duração aproximada:
170 minutos (com intervalo)
Ingressos:
de R$10,00 a R$210,00 (inteira)
Programação sujeita a alteração.
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
CORO LÍRICO MUNICIPAL
Priscila Bomfim, direção musical
André Heller-Lopes, direção cênica
Hernán Sánchez Arteaga, regente do Coro Lírico Municipal
Laura Françozo, figurino
Le Villi (As Fadas) (70′)
Ópera-balé em dois atos de Giacomo Puccini com libreto de Ferdinando Fontana
dias 19, 22, 25 e 27
Rodrigo Esteves, Guglielmo
Gabriella Pace, Anna
Eric Herrero, Roberto
dias 20, 23 e 26
Johnny França, Guglielmo
Daniela Tabernig, Anna
Marcello Vannucci, Roberto
Intervalo (20’)
Friedenstag (Dia de Paz) (80’)
Ópera em um ato de Richard Strauss com libreto de Joseph Gregor
dias 19, 22, 25 e 27
Leonardo Neiva, Comandante
Eiko Senda, Maria
Eric Herrero, Um Piemontese
dias 20, 23 e 26
Rodrigo Esteves, Comandante
Daniela Tabernig, Maria
Marcello Vannucci, Um Piemontese
Demais solistas a serem anunciados
Giacomo Puccini e Richard Strauss foram os dois compositores de ópera mais influentes do final do século XIX e início do XX. Embora antagônicos em suas concepções dramatúrgicas e composicionais, Puccini e Strauss – que chegaram a se cruzar e apreciar o trabalho um do outro – representaram o auge das artes em seus países, a Itália e a Alemanha.
Nesta ocasião especial, teremos uma estreia histórica no Theatro Municipal de São Paulo: pela primeira vez em nosso palco, será apresentada a ópera Friedenstag (Dia de Paz), de Richard Strauss. Ao lado dela, outra raridade: Le Villi (As Fadas), a primeira ópera de Puccini, formando um double bill exclusivo com duas óperas de um ato.
Le Villi, com libreto de Ferdinando Fontana, é inspirada em lendas eslavas sobre espíritos vingativos de jovens traídas no amor. Estreada em 1884, carrega influências do estilo composicional de Amilcare Ponchielli, mestre de Puccini, trazendo uma atmosfera quase mística, distinta das obras seguintes do compositor. A trama é a mesma do famoso balé Giselle, de Adolphe Adam: uma jovem de coração partido transforma-se em uma criatura sobrenatural que se vinga de seu amante infiel, forçando-o a dançar até a morte. Embora não tenha sido bem-recebida no concurso para o qual foi composta, o concurso de Sonzogno, a ópera foi aclamada por críticos que viram em Puccini uma promessa para a ópera italiana.
“Finalmente, parece que encontramos o maestro de que a arte italiana tanto precisa”, escreveu o crítico de La Lombardia.
Friedenstag foi composta por Strauss em 1938, com libreto de Joseph Gregor a partir de uma sinopse de Stefan Zweig. Ambientada em uma fortaleza no sul da Alemanha, ao final da Guerra dos Trinta Anos, a ópera explora temas de esperança e reconciliação. O comandante da fortaleza, em um momento de desesperança, redescobre o valor da paz quando as tropas
inimigas cercam seu território. A obra é um reflexo dos tempos conturbados da ascensão do nacionalismo e do militarismo na Europa, oferecendo uma poderosa mensagem pacifista.
Para dar vida a esta montagem única, o público desfrutará da presença de grandes nomes da cena lírica. O barítono brasileiro Leonardo Neiva, que vem encantando plateias na Ópera de Viena com sua interpretação vibrante, une-se a artistas já aclamados no Theatro Municipal como a soprano argentina Daniela Tabernig e a paulistana Gabriella Pace, cujas performances têm deixado uma marca especial na casa.
A direção cênica inédita deste double bill é assinada por André Heller-Lopes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador da ópera brasileira, com uma extensa carreira como diretor cênico em montagens nacionais e internacionais.