Programação, temporada 2024

Municipal Circula | Balé da Cidade apresenta Balé, Anatomia Expandida, com abertura de Danuza Novaes 

Outros

11/11/2023 • 11h

[ EVENTO EXTERNO – Local: Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia de Oxalá ]

O Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza o Municipal Circula em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo. A agenda conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e convidados especiais, além de exibições do filme Pedro e o Lobo.
Esta edição traz na abertura Danuza Novaes com o seu pocket show intitulado Quilombos Quintais, seguida pelo Balé da Cidade que apresenta a coreografia Balé, Anatomia Expandida, de Alejandro Ahmed.

Abertura: Danuza Novaes 

Sobre Danuza Novaes
É nascida e criada na Cidade Ademar,  zona sul de São Paulo. Sua formação acadêmica passa por Comunicação, Canto Popular, Sonoplastia e pós-graduação em Gestão Cultural. Colhe aprendizados de coletivos culturais, coletivos teatrais e grupos musicais. Sua pesquisa vocal está em ações como cantora,  contadora de histórias, arte educadora, mestre de cerimônias, aulas particulares de canto e oficinas criativas de voz. Como compositora valoriza a cultura Samba Rock de São Paulo e conflui com outros gêneros musicais das favelas, periferias, guetos, subúrbios do Brasil e do mundo.
O pocket show Quilombos Quintais traz um pequeno recorte da imensidão que é a Cultura Samba Rock, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo, com músicas ouvidas nesses quintais que formaram lugares de existências e manutenção de práticas ancestrais que mantêm a vida dos corpos das periferias. Traz, além disso, novas composições de Danuza Novaes que carregam esses referenciais e enaltece também a presença de mulheres na música.

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Alejandro Ahmed, direção artística

BALÉ, ANATOMIA EXPANDIDA
Alejandro Ahmed, concepção e coreografia

Balé, anatomia expandia discute o aprofundamento nas questões técnico-comportamentais que estruturam o uso da técnica do balé clássico como suporte de treinamento nas práticas do Balé da Cidade de São Paulo dentro dos seus pressupostos históricos e com perspectivas atualizadas, ampliando o acesso às ferramentas como a técnica aplicada a uma tecnologia comportamental de movimento; a técnica como uma das variáveis do padrão que conecta o elenco; os pressupostos colonizantes e os hackeamentos decoloniais; e como este treinamento atravessa modos de composição coreográfica, modificando seu modo de operação.

Elenco: Alyne Mach, Ana Beatriz Nunes, Antônio Carvalho Jr., Ariany Dâmaso, Bruno Gregório, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Grecia Catarina, Harrison Gavlar, Isabela Maylart, Jessica Fadul, Leonardo Hoehne Polato, Leonardo Muniz, Leonardo Silveira, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Márcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Reneé Weinstrof, Uátila Coutinho, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam, Yasser Díaz

Duração total aproximada 60 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Entrada livre e gratuita

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

Logomarca Nubank