Entrada gratuita
A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (FLIPEI) prepara-se para atracar no centro da maior metrópole da América Latina. De 6 a 10 de agosto, São Paulo será o palco da 7ª edição da maior e mais revolucionária festa literária do país, dessa vez, na Praça das Artes, que integra o Complexo Theatro Municipal de São Paulo.
Expandindo Horizontes
Pela primeira vez, a FLIPEI lançará âncora em múltiplos portos. Além da programação principal na Praça das Artes, o evento realizará ações no interior do estado, levando sua missão de resistência cultural para novas fronteiras, com o inédito “Estaleiro Pirata”, que acontecerá em Ubatuba, Campinas e Votorantim, oferecendo formação profissional, oficinas e festas.
Outra novidade é o “Butim Editorial – 1º Encontro Paulista dos Trabalhadores do Livro”, um espaço dedicado aos profissionais do nicho editorial independente. Os encontros têm como objetivos discutir os desafios da classe e criar uma visão uníssona para a mesma.
Sobre a FLIPEI:
A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes é um evento anual que celebra a literatura independente, promovendo o acesso democrático à cultura e desafiando as estruturas tradicionais do mercado editorial.
A FLIPEI surgiu como programação paralela à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), à margem esquerda do Rio Perequê-Açu, com um conteúdo subversivo e revolucionário.
Após quatro edições (2018, 2019, 2022, 2023) na cidade colonial, uma edição online (2021) devido à pandemia, a FLIPEI migrou para São Paulo em 2024 por conta de ataques sofridos na última edição.
Acesse @flipeioficial e conheça o projeto.
Projeto contemplado pelo Edital Fomento Cultsp – PNAB 39/2024 de Fomento à Economia Criativa