Concerto | Scheherazade

Sinopse:

Data e hora do evento:

Data:  sexta-feira 14/11/25   Hora:   20h
Data:  sábado 15/11/25   Hora:   17h
Espaço

Classificação:
livre para todos os públicos

Duração aproximada:
105 minutos (com intervalo)

Ingressos:
de R$10,00 a R$70,00 (inteira)

Programação sujeita a alteração.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

JoAnn Faletta, regência

Denise de Freitas, mezzo soprano

 

Programa

ELLEN ZWILLICH

Concerto Grosso 1985 (13’)

MAURICE RAVEL

Shéhérazade (15’)

Intervalo (20’)

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV

Scheherazade (50’)

Diretora musical da Buffalo Philharmonic, a norte-americana JoAnn Falletta é uma veterana dos palcos que desbravou caminhos na regência para as mulheres. Com mais de cem discos gravados e alguns Grammy no currículo, ela atua como regente convidada por todo o mundo. JoAnn Falletta esteve no Brasil pela primeira vez em 2023, e volta para conduzir novamente a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM).
Aos 85 anos, Ellen Zwilich é considerada uma das principais compositoras norte-americanas, e foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pulitzer de Música. O Concerto Grosso 1985 é uma obra para orquestra de câmara encomendada pelo Washington Friends of Handel, em comemoração ao 300º aniversário de nascimento do compositor. A obra cita literalmente o tema do primeiro movimento da Sonata para Violino em Ré maior (HWV 371) de George Frideric Handel, e teve sua estreia mundial com a Handel Festival Orchestra em maio de 1986.
Shéhérazade é o título de duas obras do compositor francês Maurice Ravel. Ambas têm origem no fascínio do compositor por Scheherazade, a heroína narradora das Mil e uma Noites.
A primeira obra, uma abertura escrita em 1898, é a primeira peça orquestral sobrevivente de Ravel. Quatro anos depois, ele teve um sucesso muito maior com um ciclo de canções com o mesmo título. Nos primeiros anos do século XX, Ravel conheceu o poeta Tristan Klingsor, que publicara uma coleção de poemas em verso livre sob o título Shéhérazade, inspirados pela suíte sinfônica homônima de Rimsky-Korsakov. Escrito para voz e orquestra, a Shéhérazade que ouviremos neste programa é um ciclo de três canções, aqui interpretadas por Denise de Freitas. Artista de grande expressividade musical e cênica, ganhadora de diversos prêmios, Denise é umas das mais importantes mezzo sopranos brasileiras em atividade. Com apresentações nas mais renomadas salas do Brasil, tornou-se intérprete dos grandes personagens para seu registro vocal.
Nada mais adequado do que encerrar o concerto com Scheherazade, a suíte sinfônica composta por Nikolai Rimsky-Korsakov em 1888, igualmente baseada no livro Mil e uma Noites. A obra se destaca pela sedução dos temas e o colorido da orquestração, e é considerada a composição mais popular de Rimsky-Korsakov, tendo sido também transformada em balé, em 1910, por Michel Fokine.

Tags

Compartilhe

Confira mais eventos
Rafael Salvador_CR7_9160

Concerto | Camerata – Solos Insólitos

Concerto | Paz na Terra: 190 anos de Saint-Saëns

Theatro Municipal de São Paulo