Programação, temporada 2024

Caminhadas Fotográficas

Theatro Municipal

09/12/2023 • 10h às 17h

[ Ponto de encontro:  Theatro Municipal – Bilheteria ]

CAMINHADAS E OFICINAS DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA
Com Coletivo PinRolê

DAS 10H ÀS 13H | CRIAÇÃO DE UM CADERNO DE ARTISTA, USANDO CIANOTIPIA E ENCADERNAÇÃO ARTESANAL

Na oficina proposta, os participantes farão um passeio pelas ruas do entorno do Theatro Municipal, conhecendo alguns pontos históricos do centro, enquanto coletam elementos naturais para compor imagens em cianotipia que serão utilizadas na construção de um caderno poético. Cianotipia, ou cianótipo é um processo de impressão fotográfica que produz imagens em ciano (tons de azul).  Esse processo proporciona aos participantes uma experiência individual de introspecção e contemplação da revelação da imagem no papel, de forma lúdica e experimental. Um livro de artista, por sua vez, é uma forma de expressão artística que combina elementos da arte visual e da literatura em um livro. Ele vai além do formato tradicional de um livro, explorando diferentes materiais, técnicas e estruturas para transmitir uma narrativa visual e conceitual.
Duração de 3h.

DAS 14H ÀS 17H | PERCURSO HISTÓRICO COM CÂMERA ESCURA E RETRATO COM FOTOGRAFIA PINHOLE

Saída ao entorno do Theatro Municipal, com câmera escura*, para o reconhecimento e registro fotográfico de alguns prédios icônicos, em meio ao Centro Histórico.
Os participantes irão realizar experimentações utilizando a técnica de fotografia pinhole** com uma câmera artesanal de tubinho plástico e papel fotográfico para fazer retratos.
Para esta oficina, vamos utilizar uma câmera construída no tubinho de filme 35mm e papel fotográfico PB. Em seguida iremos revelar as imagens dos participantes em um laboratório de portátil, experimentando processos químicos de produção e revelação da fotografia analógica.
*Câmera escura ou câmara escura é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. A câmera escura consiste numa caixa com um orifício em uma de suas faces. A luz, refletida por algum objeto externo, entra por este orifício, atravessa a caixa e atinge a superfície interna oposta, onde se forma uma imagem invertida daquele objeto.
**Pinhole é uma técnica fotográfica que utiliza, predominantemente, câmeras artesanais com um buraco feito por agulha, sem o uso de lentes objetivas.
Duração de 3h.

Sobre as atividades:
O ponto de encontro é na Bilheteria do Theatro Municipal.
Participação gratuita.
Inscrição no local, com 15 minutos de antecedência do início da atividade, por ordem de chegada.
Classificação indicativa: acima de 16 anos.
Não é preciso ter experiência prévia.

Antes de participar desta atividade, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração