Programação, temporada 2024

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresenta “Percussão e Cordas”

Praça das Artes

28/09/2022 • 20h29/09/2022 • 20h

[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]

A percussão é primitiva, ligada à sobrevivência da nossa espécie. O corpo, as mãos, tudo virou instrumento. Aos poucos, objetos também. Batidos uns contra os outros, chacoalhados, raspados, a variedade só aumentou com o passar do tempo. Instrumentos de tamanhos diferentes produzem sons diferentes. Conceitos de timbre e altura, o início da teoria musical. Isto é cultura, conjunto de códigos e hábitos compartilhados por uma comunidade, portanto, para grupos diferentes teremos ideais de ritmos e timbres diferentes. O Brasil é um fenômeno peculiar, pois aqui convergiram conceitos da percussão europeia, afro-brasileira e nativa brasileira, resultando em uma riqueza incomparável. Para contar essa história brasileira, do carimbó paraense ao chamamé gaúcho, o Quarteto convidou dois pesquisadores que, não por acaso, são dos maiores percussionistas do mundo. Estamos falando dos convidados Ari Colares e Edu Ribeiro. O brasileiro é cordial, do coração batendo, nosso corpo em ritmo composto.

Percussão e Cordas – Do Carimbó ao Chamamé

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Ari Colares, percussão
Edu Ribeiro, percussão

Programa

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Quarteto K. 387
Molto Allegro

ARI COLARES 
Dona Dindinha*
Quilombo*
Canoa*
Suite Carimbó*

KLEBERSON BUZO
Suite Brasileira

EDU RIBEIRO
Mathias*
Pedacinho do Theo*
Maracatim*

LUDWIG VAN BEETHOVEN
Quarteto Op. 59 nº 3
Allegro Molto

*(arr. Kleberson Buzo)

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Duração total 60 minutos
Classificação livre
Ingressos R$ 30,00

Para assistir a este espetáculo recomendamos seguir os protocolos estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui).

Programa sujeito a alteração.