Notícias
28 de February de 2022

Edital para Bolsistas 01/2022 Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores [Resultado*]

* Atualizado em 23/03/2022 com Resultado.

Gerência de Formação, Acervo e Memória do Theatro Municipal São Paulo

 A SUSTENIDOS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA, devidamente qualificada, em cumprimento ao Contrato de Gestão nº 02/FTMSP/2021, abre inscrições para seleção de bolsistas para atuação no Complexo Theatro Municipal de São Paulo, sob orientação e supervisão da GERÊNCIA DE FORMAÇÃO, ACERVO E MEMÓRIA do THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

Este edital não segue as normativas utilizadas para realização de concursos públicos, contudo, por ser ação de uma organização social de cultura, sua elaboração se dá em obediência aos princípios de impessoalidade, igualdade, publicidade e economicidade, seguindo as diretrizes contidas no Projeto Político-Pedagógico da SUSTENIDOS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA.

SOBRE O PROGRAMA

Este processo tem por objetivo selecionar com base na avaliação do conhecimento  e habilidades técnicas:

  • 02 pesquisadores para atuação no Núcleo de Acervo e Pesquisa
  • 03 dramaturgos ou músicos para atuação junto à montagem de óperas.
  • 12 cenotécnicos para atuação na Central Técnica de Produções Artísticas do TMSP
  • 03 articuladores/mediadores culturais para atuação na Supervisão de Articulação e Extensão

A Gerência de Formação, Acervo e Memória atua de forma transversal integrando patrimônio, educação e programação do Theatro, transformando sua história em matéria viva de formação do público. Dela fazem parte o Núcleo de Acervo e Pesquisa, o Núcleo de Educação e a Supervisão de Articulação e Extensão, com atuações integradas de salvaguarda e pesquisa, produção de conteúdos e ações de formação e mediação da programação institucional.

O Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores visa valorizar e incentivar a experimentação de habilidades e ofícios correlatos à formação de jovens pesquisadores, artistas, cenotécnicos, mediadores culturais dando oportunidade, por meio da atuação juntos às equipes de especialistas, técnicos e artistas do Theatro Municipal. Além disso, objetiva também ampliar a formação dos jovens bolsistas, que exercerão atividades sob a orientação dos profissionais do Theatro, a fim de capacitar e facilitar sua inserção no mercado de trabalho e ampliando seu leque de atuação.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores terá duração de 28 de março de 2022 a 28 de janeiro de 2023.

CARGA HORÁRIA

É prevista uma carga horária semanal de 25 horas na área pretendida.

VALOR DA BOLSA

O valor mensal total da bolsa é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).

INSCRIÇÕES

O período de inscrições para o Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores terá início no  dia 02/03/2022 e término às 23h59 do dia 11/03/2022.

As    inscrições   devem   ser    realizadas    exclusivamente   através    da   ficha de inscrição. (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Estão aptos a inscrever-se neste edital pessoas que:

  1. Tenham entre 18 e 29 anos;
  2. Tenham formação e/ou experiência artística ou técnica compatível com a finalidade da vaga a que concorrem;
  3. Tenham disponibilidade para cumprir 25 horas semanais e presenciais nas respectivas funções;
  4. Preencham os demais pré-requisitos descritos ao final deste edital; Importante:
  • O(a) candidato(a) deve ler atentamente todo o edital referente à área de ensino do seu Em seguida, deve acessar a Ficha de Inscrição e preencher corretamente todos os campos do formulário on-line. Caso alguma informação esteja incompleta, a inscrição não será validada.
  • É fundamental que, antes de efetivar sua inscrição, o(a) candidato(a) verifique sua disponibilidade em executar as funções requisitadas neste
  • Depois de efetuada a inscrição on-line, o(a) candidato(a) deve acompanhar todos os avisos referentes a este processo seletivo pelo site theatromunicipal.org.br
  • Não é permitida a inscrição de empregados (as) da SUSTENIDOS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA nesta seleção.
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

Devido aos protocolos de segurança e saúde propostos como prevenção ao contágio de COVID- 19, o processo seletivo ocorrerá através de entrevista virtual. Os questionários e links serão enviados por e-mail aos candidatos selecionados.

DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS

A relação de candidatos(as) aprovados(as) para cada uma das categorias Programa de Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores será divulgada a partir do dia 23 de março de 2022, no site do Complexo Theatro Municipal (Confira aqui o RESULTADO)

É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar, pelo site do Complexo Theatro Municipal e por e-mail todas as divulgações referentes a este processo seletivo: comunicados, convocações e avisos.

DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

Caso o número de aprovados supere o número de vagas disponíveis, os excedentes ficarão em uma lista de suplentes, com vigência a partir da publicação dos resultados até 30 de junho de 2022.

A atuação dos bolsistas aprovados neste processo seletivo terá vigência de 28 de março de 2022 a 28 de janeiro de 2023.

ADESÃO AO INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONCESSÃO DE BOLSA

O(a)s candidato(a)s aprovados serão comunicado(a)s por e-mail sobre a data para assinatura do Instrumento Particular de Concessão de Bolsa.

DEVERES DO COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Oferecer as condições técnicas e recursos (inclusive equipamentos de proteção individual)  para cumprimento das atividades previstas; assegurar os princípios de impessoalidade e imparcialidade na condução das atividades; promover espaços de formação, debate e avaliação das atividades desenvolvidas.

DEVERES DO BOLSISTA

Cumprir integralmente as atividades que constituem a contrapartida à bolsa obtida em sua carga horária integral; Cumprir os demais deveres e responsabilidades previstos no respectivo Termo de Concessão.

DOS CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO OU DESLIGAMENTO DO PROGRAMA

Após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa, o(a) BOLSISTA pode, por livre e espontânea vontade, decidir desligar-se do programa de bolsas a qualquer tempo, apresentando comunicado expresso de desistência com antecedência mínima de 30 dias.

Da mesma forma, o Complexo Theatro Municipal de São Paulo pode optar pelo desligamento do bolsista, existindo justificativa para tal, com antecedência mínima de 30 dias.

DAS ATIVIDADES PREVISTAS
ARTICULAÇÃO CULTURAL
 Vagas: 03

 Pessoas com ensino médio completo e estudantes ou formados (as/es) em cursos da área de Humanidades (Artes, Comunicação Social, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Letras)

Pré-requisitos: o(a) candidato(a) deve ter interesse em vivenciar situações de articulação e produção cultural para formação de público, ações culturais de formação e difusão nas mais diversas linguagens artísticas,mediação e construção de parcerias e rede de contatos nos mais variados espaços de arte e cultura da cidade.

Atividades previstas: colaborar nas ações de levantamento, mediação e produção previstas pela supervisão, ampliar o levantamento do banco de contatos de instituições, ONGs, coletivos e artistas que atuam nas diferentes regiões da cidade de São Paulo sob orientação da supervisão, realizar visitas nos espaços parceiros onde acontecerão atividades e apresentações dos corpos artísticos do TMSP e em novos espaços que apresentem potencial para realização de ações de formação, colaborar na implementação do projeto se circulação dos corpos artísticos na cidade de São Paulo,  realizar relatórios mensais em instrumento específico indicado. Participar das ações institucionais de formação;

Avaliação/Seleção: A avaliação ocorrerá por meio do preenchimento de um questionário a ser respondido previamente e por uma entrevista virtual pela plataforma Google Meet.

PESQUISADOR(A)

Formado(a)s, estudantes ou interessado(a)s nos cursos da área de Humanidades (História, Ciências Sociais, Letras, Arquitetura, Museologia).

Vagas: 2

Pré-requisitos: o(a) candidato(a) deve ter interesse em desenvolver metodologias e abordagens de pesquisa documental e produção textual. Experiências em acervos, arquivos e instituições de guarda são bem-vindas.

Atividades previstas: realizar pesquisa bibliográfica e documental, tendo como princípio os eixos temáticos contemplados pelo acervo do Theatro Municipal; produzir relatórios e/ou outros formatos textuais que sistematizem os resultados da pesquisa. Participar das ações institucionais de formação;

Avaliação/Seleção: A avaliação ocorrerá por meio do preenchimento de um questionário a ser respondido previamente e por uma entrevista virtual pela plataforma Google Meet.

CENOTÉCNICA (CENTRAL TÉCNICA)

Vagas: 12

 Alunos dos cursos de Cenotécnia, Técnicas do Palco e afins e profissionais com experiência na área.

Pré-requisito: o/a candidato/a deve estar matriculado em curso técnico nas áreas de montagem e cenotécnica ou apresentar experiência comprovada na função.

Atividades previstas: colaborar na produção de cenografias, objetos cênicos sob orientação técnica responsável, manusear peças cenográficas de pequeno, médio e grande porte; participar do processo de limpeza, organização e armazenamento das peças, segundo orientação técnica da Central Técnica de Produções “Chico Giacchieri” do Theatro Municipal de São Paulo, realizar relatórios mensais em instrumento específico indicado.  Participar das ações institucionais de formação;

Avaliação/Seleção: A avaliação ocorrerá por meio de uma entrevista virtual pela plataforma Google Meet, na qual o/a candidato/a deverá discorrer sobre sua formação e motivações em atuar na Central Técnica de Produção

JOVEM DRAMATURGO E JOVEM MÚSICO

Vagas: 03

Jovens dramaturgos/ diretores cênicos ou músicos com interesse em ópera ou música de ópera.

Pré-requisitos: o(a) candidato(a) deve ter interesse em  acompanhar a direção cênica e a produção de Óperas contemporâneas que integram  a programação de 2022 do Theatro Municipal.

Atividades previstas: realizar pesquisa documental e artística, tendo como princípio as Óperas que serão apresentadas em 2022 no Theatro Municipal; acompanhar os processos de criação, ensaios e apresentações; colaborar na elaboração de materiais de mediação e difusão; produzir relatórios e/ou outros formatos textuais que sistematizem os resultados; realizar relatórios mensais em instrumento específico indicado. Participar das ações institucionais de formação;

 Avaliação/Seleção: A avaliação ocorrerá por meio do preenchimento de um questionário a ser respondido previamente e por uma entrevista virtual pela plataforma Google Meet.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Situações não previstas neste edital serão deliberadas pela área responsável pela supervisão do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores.

Dúvidas ou outras diligências referentes a este edital devem ser encaminhados para análise por meio do e-mail bolsistas@theatromunicipal.org.br. As respostas serão encaminhadas em até 72 horas após o recebimento.

São Paulo, 02 de março de 2022

Gerência de Formação, Acervo e Memória

Complexo Theatro Municipal de São Paulo

 

Patrocínio

Logomarca NU escrita em roxo