Programação, temporada 2024

Quarteto da Cidade apresenta Identidade Brasileira III

Praça das Artes

26/05/2022 • 19h

[Praça das Artes – Sala do Conservatório]

 

A identidade é brasileira, mas o nome é austríaco. O nosso Mozart nasceu em Tietê, filho de imigrantes italianos, em um momento de transformação da nossa sociedade. O Mozart brasileiro, barbeiro, vendedor e pianista de cinema mudo, entre outras atividades, recebeu de Mário de Andrade, já em São Paulo, o apoio para se transformar em um compositor dotado de técnica refinada e estilo inconfundível como o sotaque do interior paulista. Sua música é regional sim, e moderna mais do que tudo.

Na esteira das “possibilidades musicais”, a pesquisa agora vai para o folclore, mais especificamente no mundo das Cirandas. De Minas Gerais, Maranhão, da Bahia e Rio de Janeiro vem o material trabalhado com a sutileza de um mestre artesão em novo e antigo, terreno e etéreo, ex-aluno do próprio Camargo Guarnieri. Este é José Antônio de Almeida Prado.

E se há uma questão que não se encerra é a do popular e o erudito, ou vice e versa, segundo os modernistas, Francisco Mignone é um especialista. Afinal, suas Valsas são populares ou clássicas? O Choro seria então o barroco instrumental brasileiro, e Pixinguinha o nosso Bach, com certeza. Para esquentar a discussão, Villa-Lobos foi beber na cultura popular, se transformou no ícone da música de concerto a ponto de inspirar Baden Powell e reescrever seu Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nº4 como uma canção…popular! Ninguém melhor do que o violonista Rafael Cesário para traduzir essa questão. Ou seria violoncelista?

– Marcelo Jaffé

 

Identidade Brasileira III
Concerto presencial, aberto ao público

 

Nelson Rios, violino

Marcelo Jaffé, viola

Rafael Cesario, violoncelo

 

Programa

Mozart Camargo Guarnieri

Trio (15′)

José Antônio Rezende de Almeida Prado 

Das Cirandas (para violino e violoncelo)

Rafael Cesario

Suíte dos 5, dedicada à Mário de Andrade (para viola e violoncelo)

 

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito "Programa de Sala", "Clique Aqui". Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

Quadrado rosa com traço de tinta branco. Na parte inferior esta escrito “Programa de Sala”, “Clique Aqui”. Direciona para o arquivo digital do programa de sala.

 

Ingressos R$ 30,00
Classificação livre
Duração Total 60 minutos

 

Pensando, sempre, na proteção de nosso público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir a este espetáculo é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador (acesse aqui), que incluem a apresentação do comprovante de vacinação.

Programa sujeito a alteração.