Praça das Artes
03/04/2025 • 20h
[ Praça das Artes – Sala do Conservatório ]
Este programa une três obras dedicadas ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, de meados do século XX aos dias de hoje, que dialogam com tradições da música popular – no caso, brasileira e argentina –, com destaque para a riqueza rítmica desses universos sonoros. O Quarteto no 1 de Osvaldo Lacerda (1927-2011) é uma peça de juventude do compositor paulistano, que foi aluno de Camargo Guarnieri e recebeu bolsa da Fundação Guggenheim para estudar com Aaron Copland e Vittorio Giannini nos Estados Unidos. Foi escrita em 1952, especialmente para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, em apenas um mês. Com os movimentos Prelúdio e Fuga, Ária e Dança, a obra evoca gêneros populares, como a toada e o baião, sem abrir mão do lirismo e da estreita ligação com as tradições clássicas, que marcam toda a produção do compositor nacionalista. Osvaldo Lacerda deixou um legado não apenas em suas obras, mas formando muitos compositores da geração seguinte em sua atuação como professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.
A Suíte Brasileira, de Kleberson Buzo (1980), ilustra como esse legado estético continua vivo. Buzo é um músico muito atuante na cena paulista: violinista, compositor e arranjador, é spalla da Orquestra Acadêmica de São Paulo, além de integrante da Orquestra Sinfônica da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2022, ele escreveu para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo a Suíte Brasileira, com percussão non obbligato (ou seja, que pode ou não estar presente na execução da obra), em quatro movimentos que propõem amálgamas originais de diferentes gêneros da música popular brasileira: Chorolúdio, Valsa-Scherzo, Serestária e Fugaião. Assim como em Lacerda, a rica rítmica da música popular e o lirismo seresteiro são entremeados a formas clássicas, como o prelúdio e a fuga. A última peça do programa é uma estreia recente, escrita para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo pelo violinista, compositor e regente argentino Alejandro Drago (1970). A musicalidade versátil de Drago vem lhe rendendo aclamação da crítica tanto na música clássica como na fronteira com a música popular, com discos que incluem quartetos de cordas, concertos e tangos de vanguarda lançados na França, na Argentina e nos Estados Unidos (país onde vive, lecionando na University of North Dakota). Em 2024, durante uma turnê no Brasil, ele presenteou o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo com a obra São Tango, que foi estreada pelo grupo alguns meses depois.
QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos
Marcelo Jaffé, viola
Rafael Cesario, violoncelo
Programa
OSVALDO LACERDA
Quarteto nº 1 (dedicado ao Quarteto)
KLEBERSON BUZO
Suite Brasileira (dedicado ao Quarteto)
ALEJANDRO DRAGO
São Tango (dedicado ao Quarteto)
Classificação livre para todos os públicos
Duração aproximada 60 minutos
Ingressos R$35,00 (inteira)
Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração