Quarteto de Cordas da Cidade se junta a Fernando Ávila e Thiago Hessel em apresentações na Praça das Artes

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo | Foto: Fabiana Stig
Com repertórios distintos, o grupo se apresenta nos dias 12 e 26 de setembro na Sala do Conservatório com obras de Ravel, Debussy, Frank Marocco e Felipe Kirst Adami;

Neste mês, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, composto por músicos reconhecidos no cenário musical brasileiro e internacional, faz duas apresentações na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, extensão do Theatro Municipal de São Paulo.

No concerto do dia 12, o violista Marcelo Jaffé, o violoncelista Rafael Cesario e os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios interpretam o primeiro e único quarteto de cordas escrito por Claude Debussy, um dos compositores que revolucionaram a escrita da música de concerto. “Na Exposição Universal de 1889, em Paris, [Debussy] teve contato com diversas culturas que usavam outros tipos de escala e sonoridades. Ele transferiu essas novas informações para a música de concerto”, explica Jaffé.

O programa segue com Quarteto em Fá maior, de Maurice Ravel, outro grande compositor francês que também escolheu o quarteto de cordas para realizar uma série de experiências sonoras e trazer inovação à música francesa. Com muita habilidade, Ravel apresenta nesta obra um coletivo poderoso e que valoriza individualmente cada um dos instrumentos para esta formação.

Fernando Ávila e Thiago Hessel 

O Quarteto de Cordas da Cidade volta a se apresentar no dia 26 de setembro e desta vez acompanhado dos solistas convidados, Fernando Ávila (acordeon) e Thiago Hessel (contrabaixo). Juntos, apresentam as composições do disco autoral de Fernando, A Lua de Santiago. Produzido por meio de financiamento coletivo, o álbum transita entre a música latino-americana, com ritmos como tango e milonga, e a música brasileira, com o baião e a bossa nova. “O repertório busca apresentar o acordeon como um instrumento de música de câmara, conciliando sua sonoridade tão particular que já está inserida na música popular, ao lado de instrumentos tidos como eruditos, como o quinteto de cordas. É uma mescla que combina muito”, esclarece Fernando Ávila.

O quarteto da cidade se interessou pelo trabalho que o gaúcho Fernando Ávila realizava com a música regional quando dois de seus integrantes, Betina e Marcelo, dividiram o palco com ele durante um festival de música no sul do País. “Resolvemos trazê-lo para compartilhar com o público de São Paulo essas experiências”, destaca Marcelo Jaffé. “Vai ser o evento mais importante da minha carreira, um divisor de águas para o meu trabalho tocar em São Paulo pela primeira vez. Estou muito feliz com esse convite, admiro demais esses músicos. Sem sombra de dúvidas, o melhor quarteto de cordas do país”, completa Fernando.

Para este concerto do dia 26 os arranjos são de Felipe Kirst Adami e foram feitos especialmente para acordeon e quinteto de cordas (contrabaixo).

Ensaio aberto gratuito

Um dia antes de cada apresentação, 11 e 25 de setembro, o grupo realiza um ensaio aberto gratuito às 18h na Sala do Conservatório. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender sobre o processo musical e as obras do repertório.

Serviço:

12/9
Quinta | 20h

QUARTETO TOCA DEBUSSY E RAVEL
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Programa:
Claude Debussy: Quarteto, Op. 10 em Sol menor
Maurice Ravel: Quarteto em Fá maior

Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281                 
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20
Vendas: pelo site theatromunicipal.org.brou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Bilheteria da Praça das Artes – Sala do Conservatório: Funcionamento: 2h antes no dia do evento.
Capacidade: 200 lugares

26/9 Quinta | 20h
A LUA DE SANTIAGO
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Fernando Ávila, acordeon
Thiago Hessel, contrabaixo
Felipe Kirst Adami, arranjos

Programa:
Fernando Ávila: Luna
Fernando Ávila: Tango Bolero
Frank Marocco: Cynthia
Fernando Ávila e Felipe Martini: Poente
Fernando Ávila e Felipe Martini: Cheio de Bossa
Fernando Ávila: Simplifiquei-te, baiãozinho!
Felipe Kirst Adami: Desvariações
Fernando Ávila: Le Petit Chat Boris
Fernando Ávila e Felipe Martini: Baião em Lá
Fernando Ávila: Aragana

Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281                                   
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20
Vendas: pelo site theatromunicipal.org.br ou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Bilheteria da Praça das Artes – Sala do Conservatório: Funcionamento: 2h antes no dia do evento.
Capacidade: 200 lugares

*Programação sujeita a alterações.

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

 

Por iniciativa de Mário de Andrade, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas. 

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes. A Sala do Conservatório é a casa do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090
Horário de atendimento Segunda a sexta, 10h às 19h
Sábado e domingo, 10h às 17h

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
CEP 01035-000
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Horário de atendimento 7h às 19h
Patrocínio
Bradesco CBMM
Apoio
Qualicorp
Apoio Cultural
Clube do Assinante Flip Intranet Espaço do Servidor Senac
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura

Para mais informações sobre patrocínio e parceria contate (11) 3053-2068 e gestaodeparcerias.tmsp@institutoodeon.org.br.

Instituto Odeon

Matriz MG

Rua dos Inconfidentes, 867 - 2º andar
Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP 30140-128
CNPJ 02.612.590/0001-39

Filial SP

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
CNPJ 02.612.590/0004-81