Balé da Cidade de São Paulo apresenta espetáculo em homenagem a Caetano Veloso em festival de dança na Europa

Foto: Rodrigo Fonseca
 Bailarinos se apresentam nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo.

O Balé da Cidade de São Paulo viaja em julho para Viena, na Áustria,  para apresentar Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano, sobre o universo poético de Caetano Veloso,   no Impulstanz, um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo. As apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho no Burgtheater, teatro nacional austríaco.

O espetáculo estreou no Theatro Municipal de São Paulo em março de 2018. Mais de 11 mil pessoas estiveram presentes nas nove apresentações da temporada de estreia. O espetáculo fez tanto sucesso que retornou em dezembro do ano passado para mais cinco apresentações. A ideia e o conceito geral são assinados por Ismael Ivo que também é cofundador do festival e diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, a coreografia é da grande bailarina e coreógrafa Morena nascimento. Para este trabalho ela se deixou guiar pela inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos.

“Buscamos nas músicas de Caetano o que nos afeta e se relaciona com o momento que estamos vivendo. Criamos um grande ritual, incorporando e assimilando a poética de Caetano, transformando-a em nossa fala no corpo, do nosso jeito. As coreografias são o resultado desse exercício de devorar e ser o que se devora” afirma Morena Nascimento.

O diretor artístico do Balé, Ismael Ivo, conclui que “com este espetáculo neste festival internacional, agora um dos mais importantes do mundo, o Balé se apresentará no famoso BurgTheater, o templo da cultura germânica em paralelo a cia de Wuppertal (Pina Bausch) sendo a primeira companhia municipal da América do Sul a ser convidada para se apresentar neste festival. Este espetáculo mostrará a Europa todo o potencial poético e um vocabulário de corpo único que revela o Brasil em sua essência.”

A direção musical é do músico e historiador Cacá Machado, figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline, iluminação de Aline Santini, Visagismo de Luiz Parisi, dramaturgia de Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena

Fundado em 1984 por Ismael Ivo e Karl Regensburger, o ImPulsTanz é um dos maiores festivais de dança contemporânea e performance em todo o mundo. Milhares de dançarinos, coreógrafos e artistas de todo o mundo se reúnem em Viena, trabalham juntos e celebram a dança contemporânea. Neste ano, o festival tem início em 11 de julho e segue até o dia 11 de agosto.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090
Horário de atendimento Segunda a sexta, 10h às 19h
Sábado e domingo, 10h às 17h

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
CEP 01035-000
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Horário de atendimento 7h às 19h
Patrocínio
Bradesco CBMM
Apoio
Qualicorp
Apoio Cultural
Clube do Assinante Flip Intranet Espaço do Servidor Senac
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura

Para mais informações sobre patrocínio e parceria contate (11) 3053-2068.

Instituto Odeon

Matriz MG

Rua dos Inconfidentes, 867 - 2º andar
Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP 30140-128
CNPJ 02.612.590/0001-39

Filial SP

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
CNPJ 02.612.590/0004-81