Logo do Theatro Municipal

Nota de falecimento – Nicolau de Figueiredo

É com pesar que comunicamos o falecimento do professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Nicolau de Figueiredo, na manhã desta quarta-feira, 06 de julho de 2016.  Paulistano, o cravista, organista e regente, radicou-se na Europa em 1980. De volta a São Paulo, começou a dar aulas na EMMSP onde foi o responsável por criar e coordenar a Oficina de Música Antiga.

Recentemente foi convidado da Orquestra Sinfônica Municipal – OSM onde apresentou Concert champêtre para Cravo e Orquestra, FP 49, de Francis Poulenc, obra que executaria novamente no Festival de Inverno de Campos do Jordão no dia 24/7. Com o Quarteto da Cidade se apresentou diversas vezes, este ano subiu ao palco da Sala do Conservatório para executar com o grupo  as Variações Goldberg de Johann Sebastian Bach.

Nicolau participou também da inauguração da Praça das Artes, em 2012, regendo a ópera Orfeo ed Euridice (Viena, 1762), de Christoph W. Gluck (1714-1787), com a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano.

Altamente reconhecido, o músico recebeu os primeiros prêmios de Virtuosidade de Cravo do Conservatório Superior de Genebra em 1984, no Concurso Internacional de Cravo da Cidade de Nantes e no Concurso Internacional de Cravo de Roma em 1985. Foi diretor musical da classe de ópera da Schola Cantorum Basiliensis (Suíça) e professor no Conservatório Nacional Superior de Paris.

Seus mestres foram Sonia Muniz, Gertrud Mersiowsky, Maria Helena Silveira, Roberto de Regina, Helena Jank, Christiane Jaccotet, Michel Corboz, Kenneth Gilbert, Gustav Leonhardt e Scott Ross. Colaborou com René Jacobs, com quem gravou para o selo Harmonia Mundi.

Gravou pelo selo belga Passacaille Sonatas de Haydn, J. C. Bach e Carlos Seixas e o CD Soler; e pelo selo OBS Prometeo obras de D. Scarlatti regendo a Orquestra Barroca de Sevilha e o contra-tenor Carlos Mena. Em 2006, recebeu o prêmio Choc da revista Le Monde de la Musique, pela gravação de Sonatas de D. Scarlatti.

nicolau

Tags

Compartilhe

Publicações relacionadas
Ensaios do Coro Lírico na cúpula do Theatro, do Quarteto

Férias no Municipal: visitas educativas de hora em hora todos

Em função da situação de emergência em saúde pública decorrente

Theatro Municipal de São Paulo