CORAL PAULISTANO REALIZA CONCERTO NATALINO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Apresentação acontece no dia 09 de dezembro, às 15h; No programa, composições conhecidas do grande público como Noite Feliz e Noite Azul

O Coral Paulistano retorna ao Mosteiro de São Bento para um concerto especial de Natal. A apresentação gratuita acontece no dia 09 de dezembro, às 15h, e terá a participação do Coral da Gente do Instituto Baccarelli, do barítono Xavier Silva e do organista David Terry. Na regência estarão as maestrinas Naomi Munakata e Maíra Ferreira.

No programa, músicas conhecidas do público como Depende de Nós, de Ivan Lins e Vitor Martins; Noite Azul, de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti; Noite Feliz, de Franz Gruber; Jingle Bells, de James Pierpont com arranjo de Gordon Langford; entre outras composições.

Não haverá distribuição de ingressos, mas é importante que o público chegue com pelo menos 1 hora de antecedência para entrar no Mosteiro.

Sala do Conservatório

Na terça-feira (11),  às 20h, o grupo também apresenta o mesmo concerto de Natal na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, no centro de São Paulo. Desta vez, a apresentação conta com o barítono Vicente Sampaio, o violoncelista Ricardo Fukuda, os pianistas Rosana Civile e Renato Figueiredo e também o Coral da Gente do Instituto Baccarelli. Os ingressos para este concerto custam R$ 20 e estão à venda na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo e no site eventim.com.br.

Serviço:

Data: Domingo, 09, às 15h

Coral Paulistano no Mosteiro de São Bento
Naomi Munakata e Maíra Ferreira – regentes
Xavier Silva – barítono
David Terry – órgão
Participação especial do Coral da Gente do Instituto Baccarelli

Programa:

Franz Biebl: Ave Maria
Ivan Lins e Vitor Martins/arr. Juliana Ripke: Depende de Nós
James Pierpont/arr. Gordon Langford/adapt. Angelo Fernandes: Jingle Bells
Benjamin Britten: A Boy Was Born
Morten J. Lauridsen: O Magnum Mysterium
Vaughan Williams: Fantasia on Christmas Carols
William Mathias: A babe is born
John Tavener: The Lamb
Antiga Melodia Alemã/arr. Robert L. Pearsall: In Dulci Jubilo
Canção Inglesa Tradicional/arr. John Rutter: O Primeiro Natal
Canção Francesa Tradicional/arr. Stephen Jackson: Noel Nouvelet
Caldas e Cavalcanti/arr. Cyro Pereira: Noite Azul
Franz Gruber: Noite Feliz

Duração aproximada: 70 minutos
Indicação etária: Livre
Ingressos: Entrada Franca
Local: Mosteiro de São Bento
Endereço: Largo de São Bento, 48 – Centro, São Paulo
Data: Terça-feira, 11, às 20h

Concerto de Natal do Coral Paulistano
Naomi Munakata e Maíra Ferreira – regentes
Vicente Sampaio – barítono
Rosana Civile e Renato Figueiredo – piano
Ricardo Fukuda – violoncelo
Participação especial do Coral da Gente do Instituto Baccarelli

 

Programa:

Franz Biebl: Ave Maria
Ivan Lins e Vitor Martins/arr. Juliana Ripke: Depende de Nós
James Pierpont/arr. Gordon Langford/adapt. Angelo Fernandes: Jingle Bells
Benjamin Britten: A Boy Was Born
Morten Johannes Lauridsen: O Magnum Mysterium
Vaughan Williams: Fantasia on Christmas Carols
William Mathias: A babe is born
John Tavener: The Lamb
Antiga Melodia Alemã/arr. Robert L. Pearsall: In Dulci Jubilo
Canção Inglesa Tradicional/arr. John Rutter: O Primeiro Natal
Canção Francesa Tradicional/arr. Stephen Jackson: Noel Nouvelet
Caldas e Cavalcanti/arr. Cyro Pereira: Noite Azul
Franz Gruber: Noite Feliz


Duração aproximada: 70 minutos
Indicação etária: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Ingressos: R$ 20
Local: Sala do conservatório (200 lugares) na Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281, 1° andar  – Centro

Ingressos na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo, na *bilheteria da Praça das Artes ou pelo site eventim.com.br.

Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.

Horário da Bilheteria da Praça das Artes: apenas no dia do evento duas horas antes.

Mais informações:

CORAL PAULISTANO

Com a proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. O então diretor do Departamento Municipal de Cultura queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época e que era até então desconhecida.

Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 2013, o Coral foi novamente fortalecido e revalorizado. Com uma programação extensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da cidade, renovou seu fôlego e retomou suas atividades resgatando sua autenticidade.

Atualmente o Coral Paulistano tem como regente titular a maestrina Naomi Munakata, e a maestrina Maíra Ferreira como regente assistente. O grupo integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

NAOMI MUNAKATA, REGENTE TITULAR DO CORAL PAULISTANO

Naomi Munakata iniciou os estudos musicais ao piano aos 4 anos e começou a cantar aos 7, no coral regido por seu pai, Motoi Munakata. Formou-se em Composição e Regência em 1978, pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973. Anos depois, essa opção lhe valeria o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans-Joachim Koellreutter e viajou à Suécia para estudar com o maestro Eric Ericson. Aperfeiçoou-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi regente do Coral Sinfônico do Estado de SP de 1995 a 2000 (ULM) e do Coro da Osesp de 2001 a 2015. Atualmente é a regente titular do Coral Paulistano.

 

MAÍRA FERREIRA, REGENTE ASSISTENTE DO CORAL PAULISTANO

Maíra Ferreira é bacharel em regência e em piano pela UNICAMP e possui mestrado em regência pela universidade Butler em Indianápolis (EUA), sob orientação do maestro Henry Leck. Atualmente, é regente do Coro Adulto da Escola Municipal de Música e do Coral Avançado do Instituto Baccarelli. Entre 2013 e 2015, foi pianista correpetidora do Butler Chorale e Butler Opera Theater, regidos por Eric Stark, além de atuar como regente assistente do Butler University Choir. Especializada em coros infantojuvenis, atuou também no Indianápolis Children’s Choir, grupo com grande destaque no cenário coral mundial.

 

DAVID TERRY, ÓRGÃO

David Terry nasceu em Londres e frequentou a Universidade de Oxford, onde estudou órgão com David Sanger. Trabalhou em sua cidade nos últimos 16 anos, onde exerceu a função de Diretor de Música na London Oratory School e na St. Columba’s Church. Atua como diretor do departamento de Música na St. Paul’s School, em São Paulo, tendo assumido o posto de organista titular no Mosteiro de São Bento. Viajou para diversos lugares do mundo como acompanhador e regente de coro. Ministrou recitais de órgão em lugares como a Abadia de Westminster, Catedral de Westminster e na St. Paul´s Cathedral, em Londres. Suas composições litúrgicas foram publicadas pela editora Novello na Europa e EUA.

 

XAVIER SILVA, BARÍTONO

Natural de Fortaleza, mudou-se para São Paulo em 1993 para integrar o Coro Lírico nas óperas Aída, de Giuseppe Verdi, e Il cappello di paglia di Firenze, de Nino Rota. No ano seguinte, passou a fazer parte do Coral Paulistano. Xavier Silva cantou com o grupo Vox Brasiliensis na exposição Brasil Barroco na França, em 1999, e em Portugal, em 2000, sob a regência de Ricardo Canji. Foi bolsista do Instituto Cultural Itaú e aluno de Naomi Munakata e Luiz Tenaglia. Em 2001, participou do XIV Festival Internacional de Música Antiga de Sarrebourg, na França, interpretando obras de José Maurício e Wolfgang A. Mozart. Foi solista na gravação de A Grande Missa Jubilar, de Silvio Baccarelli, sob a regência de Arkady Steinluch, na Rússia, com a Orquestra Sinfônica Acadêmica e o Coro Jovem de St. Petersburg.

CORAL DA GENTE DO INSTITUTO BACCARELLI

Com um repertório que inclui composições do repertório popular e erudito, os corais que integram o projeto Coral da Gente do Instituto Baccarelli já realizaram apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo. O Coral é a porta de entrada no Instituto para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, da comunidade de Heliópolis e região. Sob a coordenação de Silmara Drezza, com competente equipe de professores, os grupos trabalham voz e expressão corporal, em atividades voltadas para o desenvolvimento de valores para a vida em sociedade.

VICENTE SAMPAIO, BARÍTONO

Iniciou seus estudos no Coro Jovem de São José dos Campos, sob orientação de Sergio Wernec e Lidia Schäffer. Bacharel em Canto pela Unesp, estudou nas classes de Martha Herr e Abel Rocha. Estreou no Theatro Municipal de São Paulo solando a Missa em Fá Maior K192, de Wolfgang A. Mozart. Foi solista na obra A Criação, de Joseph Haydn, Missa da Coroação, de Wolfgang A Mozart, Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, e Requiem, de Gabriel Fauré, Maurice Duruflé e Franz Liszt. Atuou em La Bohème e Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, A Flauta Mágica, de Wolfgang A. Mozart, L’Elisir d’Amore de Gaetano Donizetti, e Trouble in Tahiti, de Leonard Bernstein. É orientado por Isabel Maresca e Rafael Andrade.

 

RICARDO FUKUDA, VIOLONCELO

Ricardo Fukuda foi semifinalista no III Concurso Eldorado de Música, indicado para bolsa na Academia da Filarmônica de Berlin (Fundação Karajan), e também vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Integrou a Camerata Fukuda, Orquestra Crescendo, Orquestra Nova Sinfonieta. Foi concertinho da Orquestra Sinfônica Municipal e atualmente é spalla dos violoncelos da Bachiana Filarmônica SESI-SP. Professor do Instituto Baccarelli e da Escola Municipal de Música de São Paulo, exerce ampla atividade pedagógica, já foi diretor artístico do Festival de Música Clássica de São José do Rio Preto e integra o corpo docente do Festival de Campos do Jordão. Atualmente é professor e um dos diretores do Instituto Fukuda de Música.

ROSANA CIVILE, PIANO

 

Pianista graduada em Música pela Universidade de São Paulo. Estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e masterclasses no Brasil, Itália e Espanha. Desenvolve intensa atividade como camerista. Apresentou-se em recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, enfatizando o repertório brasileiro. É pianista do Coral Paulistano e professora de música de câmara da Escola Municipal de Música. Rosana é idealizadora e presidente do Núcleo Hespérides – Música das Américas (Associação Hespérides).

RENATO FIGUEIREDO, PIANISTA

Mestre, Bacharel e Licenciado em Música pela USP, pianista do Coral Paulistano, deve sua formação a Elisa Capocchi e Gilberto Tinetti. Nos EUA, estudou com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, e com Germán Diez (discípulo de Claudio Arrau). Aulas públicas com Badura-Skoda, Y. Bernette e J. L. Steuerman, entre outros. Recitais na Áustria, Grécia, Itália, Portugal e em diversos estados brasileiros. Em Milão, solista da Orchestra Città di Vigevano. Estreou peças de Aylton Escobar, Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, além de ter gravado, em 6 CDs, substancial parte da obra de Lacerda.

 

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090
Horário de atendimento Segunda a sexta, 10h às 19h
Sábado e domingo, 10h às 17h

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
CEP 01035-000
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Horário de atendimento 7h às 19h
Patrocínio Séries Óperas Domingo
Bradesco
Patrocínio Séries Óperas Sábado
Santander
Apoio
Arteris
Apoio Cultural
Clube do Assinante Flip Intranet Espaço do Servidor Senac
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Prefeitura de São Paulo Fundação Theatro Municipal de São Paulo Ministério da Cultura

Para mais informações sobre patrocínio e parceria contate (11) 3053-2083.

Instituto Odeon

Matriz MG

Rua dos Inconfidentes, 867 - 2º andar
Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP 30140-128
CNPJ 02.612.590/0001-39

Filial SP

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
CEP 01037-010
CNPJ 02.612.590/0004-81