Festival de Sapateado no Theatro Municipal de São Paulo  

No dia 16 de outubro, o Brasil International Tap Festival recebe convidados nacionais e internacionais com diferentes estilos de sapateado

Para celebrar sua 18ª edição, o Brasil International Tap Festival fará sua Noite de Gala no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 16 de outubro, às 20h, com entrada gratuita. Organizado pela sapateadora, musicista e coreógrafa Chris Matallo, o evento tem como madrinha a atriz e bailarina Claudia Raia, que fará a abertura e dançará ao lado de Jarbas Homem de Mello, protagonistas de Cantando na Chuva, o Musical. Jason Samuels Smith (EUA),  considerado o maior nome do tap dance atual, vencedor do prêmio Emmy Awards (EUA) pela coreografia na abertura de “Telethones”, programa de TV do comediante Jerry Lewis, o padrinho do Festival, também fará uma apresentação durante a noite.

A Gala ainda conta com a apresentação de companhias nacionais e internacionais e nomes importantes do cenário do sapateado nacional, como Marina Coura (Florianópolis-SC), Lázaro Menezes (RS), a própria Chris Matallo (SP), além do maestro Carlos Bauzys. “A ideia da apresentação é tornar o sapateado ainda mais próximo do público, com diversos artistas de diferentes estilos. Será uma noite inesquecível, em que a música é para se ver e a dança para se ouvir”, diz a diretora Chris Matallo.

Brasil International Tap Festival – entre os dias 12 e 15 de outubro, São Paulo recebe um dos mais importantes eventos do gênero no país. Na sua 18ª edição, traz ícones do sapateado nacional, como Marina Coura (Florianópolis-SC), Chris Matallo (SP) e Lázaro Menezes (RS), além dos professores internacionais Jeff Calhoun (USA), coreógrafo dos musicais da Broadway, pela primeira vez no Brasil, e o padrinho do festival,  Jason Samuels Smith.

Uma intensa programação, que envolve espetáculos de sapateado e aulas para iniciantes e profissionais, traz diversas linguagens da arte do sapateado.

O Brasil International Tap Festival é tradicional em trazer profissionais com linguagens e pensamentos diversos, fato que colabora com a construção de um pensamento mais crítico do profissional envolvido com a arte do sapateado. Trata-se de um grande encontro entre estudantes e professores, que durante as aulas e oficinas agendadas por esses dias presenciarão ensinamentos de alto nível. É também uma oportunidade única para o público, que tem a chance de assistir apresentações de profissionais que fazem a diferença no show business da dança no Brasil e no exterior.

Chris Matallo

Coreógrafa, produtora e diretora de espetáculos foi considerada pela crítica americana do jornal New York Times como a “Carmen Miranda do Sapateado” e é a única mulher no mundo que sapateia e toca saxofone tenor ao mesmo tempo. É graduada em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com pós-graduação em Dança e Tecnologia. Foi supervisora de sapateado nos musicais New York, New York, com direção de José Possi Neto –  onde atuou como atriz e cantora – e no musical Crazy For You, também de Possi Neto. Foi professora de sapateado no Curso Técnico de Teatro Musical do Sesi e desenvolve um trabalho de coach de sapateado aplicado a outras linguagens como canto e interpretação. É diretora artística do Brasil Internacional Tap Festival, desde 1999. Faz curadoria, júri e ministra workshops em importantes festivais de dança do Brasil e mundo, como Festival de Dança de Joinville e Los Angeles Tap Festival, entre outros. Entre os meses de outubro e dezembro deste ano ministrará aulas de sapateado na Rowan University, na Filadélfia, USA.

Serviço: Noite de Gala Brasil International Tap Festival. Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/n. Dia 16 de outubro, 20h. Duração, 1h30. Livre. Gratuito (bilheteria abre duas horas antes).

CONTATO PARA ENTREVISTAS E IMAGENS

Flávia Fontes Oliveira – Dialeto Arte e Comunicação

flavia@revistadedanca.com.br | (11) 9.8187-8462

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401

Adquira seus ingressos

Compre Ingressos
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura
Apoio
Intranet Espaço do Servidor