O melhor da música sinfônica espanhola do século XX no Theatro Municipal de São Paulo

Conduzido pelo maestro espanhol Cristóbal Soler, um dos mais importantes regentes de sua geração, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta O Sinfonismo Espanhol do Século XX, com composições de Enrique Granados, Manuel de Falla e Joaquín Turina, três nomes fundamentais da música sinfônica do século passado. O concerto tem a participação da mezzosoprano espanhola Lorena Valero e acontecerá no dia 13 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo para celebrar o Dia Nacional da Espanha.

Composto por um repertório que mostra a forte influência da música popular e folclórica no século passado na Espanha, O Sinfonismo Espanhol do Século XX apresentará “La maja y el ruiseñor” e “Intermezzo”, ambas peças da ópera “Goyescas”, de Enrique Granados. Inspirada nas obras do pintor Francisco de Goya, por quem o compositor tinha uma grande admiração, estas composições e “Las majas dolorosas” tentam recriar o ambiente de Madri do final do século XVIII e começo do XIX, e sua melodia está impregnada de cromatismo.

“El amor brujo”, de Manuel de Falla, uma das composições espanholas mais universais também faz parte do programa. Este trabalho, onde o compositor evoca o mundo cigano, mostra uma forte influência do folclore e da música popular andaluza.

Do programa também consta ‘Danzas fantásticas”, a obra mais importante do compositor Joaquín Turina. São três danças inspiradas no romance La Orgía, de José Mas, e estão compostas pelas peças: Exaltación, Ensueño e Orgía.

O Sinfonismo Espanhol do Século XX é uma produção da Embaixada da Espanha em Brasília em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, conta com o apoio de Acción Cultural Española (AC/E) e diversas empresas.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Apoio
Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura