Para criança: Municipal volta a apresentar Pedro e o Lobo e Sampa, Cidade Dadá neste final de semana

Espetáculos infantis contam com a participação da Orquestra Experimental de Repertório e da Cia. Imago

Um dos sucessos desta nova temporada do Theatro Municipal de São Paulo é a série Meu Primeiro Municipal voltada para o público infanto-juvenil. Neste sábado (15), às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta dois programas seguidos: Sampa, Cidade Dadá (com regência de Jamil Maluf) e Pedro e o Lobo (com regência de Thiago Tavares).

Sampa, Cidade Dadá lança um olhar cênico para a peça Guia Orquestral para a Juventude, do britânico Benjamin Britten. A obra tem um caráter pedagógico e permite que o público conheça as diferentes famílias de instrumentos. Enquanto a orquestra toca a peça, o músico Luis Fernando Dutra, que será o narrador, apresenta os instrumentos de madeira, metais, cordas e percussão.

No palco, objetos cênicos representam a identidade da Capital Paulista. Cartões postais da cidade de São Paulo, como o Masp, a Oca do Ibirapuera, o Copan e o Memorial da América Latina criam vida seguindo o andamento da música de Britten.

Toda essa atmosfera paulistana será criada por meio da técnica do teatro negro. Com isso, sob um jogo de luz e sombra, mecanismo em que os manipuladores tornam-se invisíveis ao olhar do espectador, os bonecos e os objetos cênicos vão se mover livremente. Prédios, museus, obras de artes e até mesmo animais aparecem/ desaparecem num piscar de olhos.

Pedro e o Lobo

A fábula musical Pedro e o Lobo é do compositor russo Sergei Prokofiev. Também com narração de Luis Fernando Dutra, a composição conta a história do valente Pedro que para proteger os animais tenta capturar um lobo muito feroz.

Também com o objetivo pedagógico, Prokofiev compôs essa obra para mostrar a sonoridade dos diversos instrumentos. Assim, a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas.

No palco do Municipal, os personagens serão encenados por bonecos. Além disso, a apresentação com truques musicais e cores exuberantes nos cenários torna ainda mais cativante a música de Prokofiev.

Serviço:

> Sábado (15.07), às 12h

Orquestra Experimental de Repertório

Cia. Imago

Fernando Anhê, direção

Luis Fernando Dutra, narração

Programa:

Sampa, Cidade Dadá

Jamil Maluf, regência

Pedro e o Lobo

Thiago Tavares, regência

Ingressos: R$ 30 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)

Na bilheteria ou pelo www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Capacidade: 1.500 lugares

 Duração: aproximadamente 60 min.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Apoio
Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura