Balé da Cidade de São Paulo volta ao palco do Municipal para interpretação de Winterreise

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, a companhia fará uma abordagem dramática da obra junto ao barítono Vinicius Atique e o pianista Anderson Brenner

O Balé da Cidade de São Paulo e o barítono Vinicius Atique interpretam, no palco do Theatro Municipal, um dos mais marcantes símbolos da cultura musical alemã: Winterreise (Viagem de Inverno), de Franz Schubert. As apresentações acontecem nos dias 17, 18, às 20h, no dia 19, às 16h, e no dia 20, às 18h, e contarão com a participação do pianista Anderson Brenner. Ismael Ivo, atual diretor artístico da companhia, assina a direção e coreografia.

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, com apenas cantor e pianista no palco, o Balé fará uma abordagem dramática da obra. Winterreise é um ciclo de 24 canções, para voz e piano, composto em 1827 pelo compositor austríaco Franz Schubert sobre poemas de Wilhelm Müller. A peça trata de uma série de reflexões feitas, no inverno, por um viajante sobre temas sombrios.

No espetáculo tudo é produto da memória e imaginação do viajante que será interpretado pelo barítono Vinicius Atique. Doze bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo povoam e desaparecem dentro deste cenário dando vida as lembranças e personagens importantes do personagem principal.

“Se desvenda um ciclo do mais belo e esplendoroso inverno que desperta uma sucessão de memórias brancas e gélidas. Se insiste na poesia triste do amor e invocação da memória da mulher amada”, explica Ismael Ivo sobre o espetáculo.

“Finalmente o que começou como uma proposta sem maiores ambições, tornou-se a realização de um sonho com dimensões muito maiores do que eu poderia esperar 3 anos atrás. Meu Winterreise torna-se nosso Winterreise: uma obra coletiva com o Balé da Cidade”, comenta Vinicius Atique.

Para instigar o público, um prólogo de Winterreise será apresentado no foyer do Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação do dia 17 integra a série Quartas Musicais. Já a do dia 20 faz parte da programação da Virada Cultural. Os ingressos custam R$ 20 (com direito a meia-entrada) e podem ser comprados pela compre ingressos ou na bilheteria do Theatro.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Apoio
Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura