Balé da Cidade de São Paulo volta ao palco do Municipal para interpretação de Winterreise

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, a companhia fará uma abordagem dramática da obra junto ao barítono Vinicius Atique e o pianista Anderson Brenner

O Balé da Cidade de São Paulo e o barítono Vinicius Atique interpretam, no palco do Theatro Municipal, um dos mais marcantes símbolos da cultura musical alemã: Winterreise (Viagem de Inverno), de Franz Schubert. As apresentações acontecem nos dias 17, 18, às 20h, no dia 19, às 16h, e no dia 20, às 18h, e contarão com a participação do pianista Anderson Brenner. Ismael Ivo, atual diretor artístico da companhia, assina a direção e coreografia.

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, com apenas cantor e pianista no palco, o Balé fará uma abordagem dramática da obra. Winterreise é um ciclo de 24 canções, para voz e piano, composto em 1827 pelo compositor austríaco Franz Schubert sobre poemas de Wilhelm Müller. A peça trata de uma série de reflexões feitas, no inverno, por um viajante sobre temas sombrios.

No espetáculo tudo é produto da memória e imaginação do viajante que será interpretado pelo barítono Vinicius Atique. Doze bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo povoam e desaparecem dentro deste cenário dando vida as lembranças e personagens importantes do personagem principal.

“Se desvenda um ciclo do mais belo e esplendoroso inverno que desperta uma sucessão de memórias brancas e gélidas. Se insiste na poesia triste do amor e invocação da memória da mulher amada”, explica Ismael Ivo sobre o espetáculo.

“Finalmente o que começou como uma proposta sem maiores ambições, tornou-se a realização de um sonho com dimensões muito maiores do que eu poderia esperar 3 anos atrás. Meu Winterreise torna-se nosso Winterreise: uma obra coletiva com o Balé da Cidade”, comenta Vinicius Atique.

Para instigar o público, um prólogo de Winterreise será apresentado no foyer do Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação do dia 17 integra a série Quartas Musicais. Já a do dia 20 faz parte da programação da Virada Cultural. Os ingressos custam R$ 20 (com direito a meia-entrada) e podem ser comprados pela compre ingressos ou na bilheteria do Theatro.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401

Adquira seus ingressos

Compre Ingressos
Patrocinadores em atualização
Ministério da Cultura