Vem pra Praça das Artes: música, dança, teatro e performances de graça em outubro

A Praça das Artes segue em outubro com programação gratuita com dança, música, teatro e artes visuais!

Um dos destaques é o espetáculo teatral Rózà em cartaz nos dias 27, 28 e 29 de outubro, sempre às 20h, no Espaço de Convivência da Praça. A peça, que conta com música e outros recursos audiovisuais, foi construída a partir das cartas escritas por Rosa Luxemburgo nas prisões alemãs do início do século XX. A história se desenrola em um espaço-instalação que reproduz ora uma casa ora uma prisão. Os espectadores são convidados a entrar neste local e acompanhar a trajetória desta personagem, compartilhando suas caminhadas e lutas até sua prisão e morte. A peça é gratuita e os interessados devem chegar com 1 hora de antecedência, pois a capacidade do espaço é de 200 lugares.

Artes Visuais

Presença Permeável, projeto de performance, tem sua primeira edição do mês no dia 5, às 17h com Marcela Tiboni. Confronto n°7 explora situações de violência, medo e confronto semelhantes aos vividos na capital paulista.

Flávia Paiva apresentará duas ações da sua pesquisa Ressonância de Encontros Interpessoais. Primeiro, nos dias 10 e 17, a artista coletará voluntariamente mechas de cabelo das pessoas que estiverem transitando pelo local com o intuito de criar uma instalação com os fios recolhidos. No dia 31, às 11h, Flávia fará uma performance simultânea com a artista Marina Etchegoyhen que estará em Buenos Aires. Haverá transmissão em tempo real tanto do Brasil quanto da Argentina.

Dois dias depois, dia 19/10, também às 11h, o performer Alexandre de Angeli apresenta Estudo para uma Ergonomia do Efêmero. No Vão Livre, o artista usará pequenos pesos de areia para mediar a relação com os elementos físicos e espaciais. A programação do Presença Permeável de outubro termina com a performance Ruir, de Rafael Limongelli, no dia 25, às 10h, e 26, às 14h.  Em seus trabalhos, o artista usa objetos descartados para criar esculturas.

Dança

O grupo Silenciosas + GT’aime cria coreografia inspirada no conto Um Moço Muito Bonito do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. A apresentação acontece no dia 20, às 17h, no Vão Livre.

Este mês o Ensaios Perversos, da Cia Perversos Polimorfos, acontece no sábado, 22, das 15h às 22h. Durante o evento, é realizado debate sobre políticas culturais e produção artística no campo da dança, seguido de apresentações de trabalhos coreográficos. Fechando a programação, um DJ anima os participantes.

Ainda no fim de outubro, a Praça das Artes recebe o espetáculo Frestas do Olhar, da Cia. Dança sem Fronteiras. A diversidade dos corpos é um dos pontos altos da coreografia. Para a realização deste trabalho, o grupo pesquisou as possibilidades que alguns interpretes tinham para se mover. O objetivo é explorar as possibilidades corporais e o espaço urbano onde a companhia se apresenta. No Vão Livre da Praça das Artes, o espetáculo acontece nos dias 28 e 29 de outubro, sempre às 13h.

Música e Arquitetura

No dia 7 de outubro, às 10h30, o Coral Paulistano Mário de Andrade faz um ensaio aberto da Série Mosaico Internacional, onde o grupo homenageia diversos países que contribuem para a formação da cultura brasileira. Sob a regência da Naomi Munakata, os cantores ensaiarão músicas da América Latina.

Na semana seguinte é a vez do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O grupo também faz um ensaio aberto e gratuito no dia 12, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 18h, com participação do pianista Nahim Marun. Duas semanas depois, dia 26/10, o Quarteto faz outro ensaio aberto da sétima apresentação da série Olimpíadas, que homenageará a Itália.

Os concertos oficiais acontecem um dia depois dos ensaios, sendo que os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).

Antes das apresentações, o público também pode visitar, no foyer, a exposição Quadra 27: o projeto arquitetônico da Praça das Artes.

Escola na Praça: ainda em outubro, as Escolas – Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo — fazem uma programação especial com apresentações gratuitas durante todo o mês.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401

Adquira seus ingressos

Compre Ingressos
Patrocinador
Bradesco
Copatrocinador
UOL
Apoio
Haitong Arteris Qualicorp
Compra de ingressos
Compre ingressos
Execução
Instituto Brasileiro de Gestão Cultural - IBGC
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Circuito São Paulo de Cultura Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura