A Praça das Artes em 6 curiosidades

Que a Praça é um complexo cultural dedicado à música, à dança, ao teatro e à exposição quase todo mundo já sabe! Resolvemos reunir aqui algumas curiosidades para você conhecer e poder aproveitar melhor cada espaço, olha só:

1- Projetada pela Brasil Arquitetura, a Praça é um muito premiada: APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo Icon Awards, realizado pela Icon Magazine, e ainda, finalista dos ‘Projetos Impressionantes das Américas’, da Mies Crown Hall Americas 2014.

2- O prédio da Sala do Conservatório, construído em 1886, abrigava uma loja de pianos e tinha no andar superior uma sala de apresentações para exibição dos instrumentos. Em 1899 passou a abrigar o luxuoso Joachim’s Hotel e, em 1909, se tornou sede do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, local de encontro de artistas como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Mário de Andrade, Guiomar Novaes, Souza Lima, Euclides da Cunha e Camille Saint-Saëns.

3- O lustre da Sala do Conservatório chama-se Urucum, seu formato foi inspirado no fruto de mesmo nome. Os índios retiram do urucum a matéria prima para produzir uma tinta de coloração avermelhada, que pode ser usada como protetor solar, repelente de insetos ou simbolizando agradecimento aos deuses. A luminária tem aproximadamente 1800 led’s, 100 kg, e mede 2,5 de diâmetro.

4- Alguns elementos conectam o espaço da Praça à cultura brasileira. Além do lustre da Sala do Conservatório, “Urucum”, o teto do espaço de convivência é coberto de tecidos feito por fiandeiras mineiras, em teares coloniais de quatro liças e quatro pedais, com fios de cobre e algodão industrializado. O teto possui 320 metros quadrados. Os tecidos e os painéis acústicos foram produzidos em Uberlândia-MG, por uma equipe de 12 pessoas e é dedicado a Mário de Andrade pelas cores que foram inspiradas com fundo musical da rapaziada do Brás e das modinhas paulistas antigas que ele gostava.

5- A Praça abriga a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado). A Escola de Música ocupa o segundo e terceiro andares, enquanto que a Escola de Dança fica no quarto e quinto. Ao todo, na Escola Municipal de Música de São Paulo, são 39 salas, 700 alunos, e 78 professores. Já a Escola de Dança conta com 10 salas, 840 alunos e 30 professores.

6- A Escola Municipal de Música possui uma oficina de estudos de música antiga que auxilia cantores e instrumentistas na interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII. Quem já possui formação musical e tem entre 18 e 45 anos pode participar do projeto, que é gratuito.

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Apoio
Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura