Sônia Mota e Mônica Mion contam suas experiências na dança para alunos da Escola de Dança de São Paulo

Mesmo fora dos palcos, Sônia Mota e Mônica Mion mantêm os laços com a dança. Com carreiras que englobam direção, interpretação e criação de coreografias, elas conversaram sobre as suas experiências profissionais com os alunos da Escola de Dança de São Paulo. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 04 de novembro de 2015, na Sala do Conservatório, Praça das Artes.

Susana Yamamuchi, diretora da Escola, intermediou o debate, que, ao final, contou com a participação direta dos futuros bailarinos, através de perguntas feitas às convidadas. Sônia e Mônica destacaram a efervescência das décadas de 60 e 70, exaltando a liberdade criativa da época.

Foto Destaque

Sala do Conservatório cheia para a palestra com Sônia Mota e Mônica Mion

Sônia é ex-aluna da Escola Municipal de Bailados, hoje Escola de Dança de São Paulo, e relembrou suas dificuldades com a dança, além do período de experimentação e rebeldia que vivenciou no extinto Teatro de Dança Galpão, que foi ponto de encontro dos dançarinos da cidade na década de 70. Ela destaca a evolução da Escola, que tem atualmente em sua grade até mesmo aulas de Composição. Agora, a ex-bailarina do Corpo de Baile da Cidade se dedica à direção da Cia de Dança Palácio das Artes, uma das mais importantes do Brasil e referência na história de dança em Minas Gerais.

Palestra_Sonia_Mota_Monica_Mion_Foto48_por_Paola_Micheletti

Mônica Mion, Sônia Mota e Susana Yamamuchi, diretora da Escola de Dança

Já Mônica Mion falou sobre a importância para a sua formação do Ballet Stagium, uma das mais tradicionais e respeitadas companhias brasileiras, que completa 45 anos em 2015. Além disso, a bailarina contou sobre as suas preferências, que mesmo passando pela experiência da criação, sempre gostou mais de dançar.

As convidadas procuraram desfazer a visão tradicionalista que existe sobre o balé, mostrando as diversas oportunidades que a dança pode proporcionar. Muito mais do que criar ou dançar, destacaram o conhecimento do corpo e da mente adquirido ao longo da trajetória de um bailarino.

Palestra_Sonia_Mota_Monica_Mion_Foto34_por_Paola_Micheletti

Após a palestra as alunas da Escola de Dança fizeram perguntas para as convidadas

 

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Bilheteria 55 11 3053 2090

Praça das Artes

Avenida São João, 281
Sé - São Paulo, SP
Ver no Mapa
Telefone 55 11 4571 0401
Patrocínio
Bradesco
Apoio
Haitong Qualicorp
Apoio
Intranet Espaço do Servidor
Gestão
Instituto Odeon
Realização
Fundação Theatro Municipal de São Paulo Prefeitura de São Paulo Ministério da Cultura